A gastronomia é uma área gratificante e muito lucrativa, mas um restaurante demanda dedicação integral e criatividade dos donos para se sobressair, pois a concorrência é grande.
Quando se tem o próprio negócio, é preciso ficar de olho em tudo! Desde a imagem da marca até os detalhes do dia a dia, tudo tem de ser pensado e precisa funcionar em harmonia. Às vezes, é necessário dar uma repaginada na decoração ou reinventar o lugar, a fim de proporcionar um ambiente mais agradável para os clientes.
Neste post, vamos te ajudar a fazer do seu restaurante um lugar mais atrativo. Acompanhe as nossas dicas!
Crie um ambiente temático
Se quer que o seu restaurante seja lembrado, escolha um conceito para ser a sua marca registrada e para ficar gravado na memória das pessoas. Uma boa ideia é reservar uma parede para os clientes escreverem frases, poesias ou simplesmente deixarem um recado.
Você pode destacar uma parede com um tom mais forte ou criar um mural para postar fotos dos clientes que passarem pelo local. Será um estímulo para a galera voltar e procurar a própria foto no painel.
Aposte na comunicação visual
Utilize painéis e banners mostrando os pratos principais oferecidos e tenha sempre um quadro negro para destacar o prato do dia ou as promoções. Dessa forma, você agiliza o atendimento daquele cliente faminto que chegou apressado na última hora.
Placas são muito bem-vindas e podem divulgar eventos como música ao vivo e happy hour ou informar a disponibilidade de wi-fi e os descontos que a casa oferece.
Customização também é uma ideia bacana: Imprima a sua marca e personalize acessórios como porta guardanapos, bolachas para copos, jogos americanos, toalhas etc.
Desperte os sentidos do seu cliente
Crie um vínculo emocional entre o seu cliente e o produto oferecido: basta você se atentar a detalhes como cores, música, luz, cheiros e sabores. Assim, você convida o seu cliente à experimentação de todos os sentidos: audição, olfato, visão, tato e paladar. Faça do seu restaurante um lugar agradável, onde as pessoas queiram permanecer mais tempo.
Invista na limpeza do restaurante
Não só os salões, mas a cozinha e os banheiros devem ser bem limpos e organizados. Além de sabonetes, papéis higiênicos e demais acessórios, lembre-se de esvaziar as lixeiras sempre que houver necessidade.
Não espere o seu cliente pedir para dar uma "geral" na mesa após a refeição. É muito desagradável conversar diante de restos de comida, enquanto se espera pela sobremesa ou pela conta.
Tenha bons produtos a oferecer
Torne-se parceiro dos produtores locais e crie um empório onde você possa expor produtos, como queijos, vinhos e cervejas artesanais. Assim você colabora com a economia local e oferece bons produtos aos seus clientes!
Faça do cardápio o seu cartão de visita
Que tal diversificar o cardápio e aumentar as vendas? Dessa forma, você atende grupos específicos como vegetarianos, gluten free e adeptos do estilo fitness.
Experimente reduzir o tamanho das porções! Pratos menores a um preço mais atraente é um incentivo para que o seu cliente experimente as várias outras opções oferecidas.
Pratos muito elaborados demandam tempo e o cliente não gosta de esperar. Uma boa ideia é adotar pratos rápidos e de visual atraente.
Crie nomes atrativos para os pratos e coloque a descrição e os preços alinhados, pois dessa forma, os pratos se destacam mais do que os preços. E evite usar cifrões, pois eles pesam
Adote um cardápio digital
Uma alternativa bacana, que facilita a vida dos donos de restaurante é o cardápio interativo, em que os pedidos são feitos por tablets disponibilizados nas mesas do restaurante.
O cardápio digital é um investimento que pode trazer muitos benefícios pois economiza tempo, o atendimento fica mais rápido, e você ainda tem um aumento na rotatividade das suas vendas, portanto, deixe a tecnologia trabalhar a seu favor!
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