Em um restaurante ou em um bar, não há nada mais chato para clientes — e também para garçons, gerentes e donos — do que um pedido que demora para ser entregue, vem trocado ou faltando alguma coisa. Tal problema prejudica a imagem, os atendimentos e os lucros do estabelecimento; assim como desgasta as relações entre as equipes internas. Enfim, é o tipo de dor de cabeça que pode ser evitada com a implementação de um sistema de gestão de pedidos.
Neste post você conhecerá as principais vantagens de implementar uma boa gestão de pedidos em seu bar ou restaurante. Confira a seguir!
Redução nos erros de pedidos
Por mais que você tenha uma equipe competente e eficiente de garçons, eles não estão livres de cometer pequenas falhas por desatenção que interferem nos pedidos. Por isso, o apoio da tecnologia é fundamental para minimizar ao máximo ou até mesmo eliminar tais equívocos.
Soluções como cardápios digitais em tablets que possuem integração com o sistema de gestão do restaurante cumprem esse importante papel. Esse dispositivo permite que os próprios clientes façam os pedidos sem a necessidade de garçons. Os pedidos podem ser enviados diretamente para a cozinha e para o caixa. Assim, adiantam a sua produção e faturamento.
Maior agilidade no preparo e na entrega dos pedidos
Uma boa gestão de pedidos também impacta positivamente na cozinha do seu bar ou restaurante. As ordens de serviço, quando automatizadas, chegam sem o intermédio dos garçons e com os detalhamentos apontados pelos próprios clientes, o que reduz os desperdícios e acelera o tempo de produção e de entrega dos pratos.
Outro fator que contribui com essa agilidade é o melhor ordenamento dos pedidos, desde que cheguem registrados com o horário e com o número das mesas. Isso faz com que a equipe de produção se organize melhor e evita que clientes que entraram mais no cedo no estabelecimento tenham seus pedidos “esquecidos”.
Facilidade no faturamento das comandas
A implementação de um sistema de gestão de pedidos torna mais prático e simples o faturamento das comandas. Isso porque esse processo também pode ser automatizado a partir da ordem dos clientes ou dos despachos da cozinha.
Para que isso aconteça, mais uma vez ressaltamos a importância de contar com um software de gestão em seu restaurante. Essa tecnologia interligada a uma plataforma de coleta dos pedidos elimina a necessidade de anotar no papel ou lançar no sistema os pratos consumidos por cada mesa. Em vez disso, o software já prepara a conta após a confirmação dos clientes e/ou dos cozinheiros e garçons.
Por exemplo, o cliente solicita, por meio do seu cardápio digital, uma lata de Coca-Cola. O sistema integrado já armazena automaticamente esse pedido para ser faturado depois na comanda, assim que a conta for fechada.
Esse casamento entre inovação no atendimento, na organização financeira e na gestão do restaurante, permite uma cobertura mais completa e otimizada do seu trabalho. Essa integração direta das mesas, cozinha, caixa e sistema gera um maior dinamismo entre o lançamento dos pedidos, o faturamento das vendas e o fluxo de caixa. Parcerias do tipo são promovidas por soluções como a Goomer e a Mister Chef Bematech, ajudando a simplificar a vida de gestores, funcionários e clientes.
Uma boa gestão de pedidos com o uso da tecnologia faz com que o fluxo das ordens de serviços seja automatizado a partir da ação do próprio cliente. A diminuição de intermediários entre o pedido e a entrega do prato ou bebida diminui os riscos de erros e reduz, também, o tempo de espera do público. Desse modo, seu restaurante proporcionará uma melhor experiência aos clientes e, consequentemente, aumentará as vendas.
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