Guia rápido para você montar seu delivery

Guia rápido para você montar seu delivery

Para montar um delivery, você vai precisar identificar o seu público-alvo, definir o tipo de comida a ser oferecida e considerar, o tempo todo, a localização da sua cozinha. Em paralelo, é “de lei” definir um plano de negócios, escolher uma plataforma de operação versátil e eficiente e ponderar custos.

O maior desafio em todo o processo talvez seja o de conseguir evitar dois problemas intoleráveis para quem está com fome: a demora no atendimento e a falta de qualidade do que está sendo entregue.

Este guia foi escrito do começo ao fim para lhe ajudar. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber se quiser fazer do seu delivery a união perfeita entre a fome e a vontade de comer!

Pergunta básica: “o que eu preciso para começar um delivery?”

Você precisa de uma cozinha própria ou de um espaço em uma dark kitchen, de um time de entregadores bem treinados (mesmo que terceirizados), de um menu focado em qualidade e com comidas relativamente “fáceis” de embalar e de um bom estoque de embalagens adequadas aos seus produtos.

Presença online marcante – destacando o que torna o seu delivery único e especial – e parcerias estratégicas, especialmente com fornecedores, também farão a diferença! Além disso:

  • avalie, aos poucos,  o que vende bem, com boa margem e sem perda de qualidade no transporte e modifique alguns pontos aqui e ali no menu se precisar;
  • analise também se seus processos de entrega são eficientes ou o que pode melhorar;
  • priorize a segurança alimentar sempre ; e
  • adote práticas focadas na experiência do cliente.
 

Você não precisa acertar de primeira! O importante é ficar atento(a) a ajustes e reformulações, especialmente nas suas operações e na precificação do cardápio, então, que tal partir do planejamento estratégico? Talvez fique mais fácil visualizar na prática.

8 prioridades para abrir delivery com planejamento estratégico 

Abaixo, estão listados oito aspectos que você precisa levar em conta se quiser garantir uma estratégia eficiente para seu delivery antes mesmo de começar a operar. Explore-os com atenção.

1. Comece do começo

É clichê? Sim! É óbvio? Também! Mas não custa sempre enfatizar. Comece definindo:

  • a comida que você vai oferecer;
  • o público que vai atender; e
  • a localização onde vai atuar. 
 

Analise a concorrência para descobrir o que já funciona no seu nicho e também para identificar diferenciais que podem ser oferecidos. Uma pesquisa de mercado detalhada é fundamental para entender tendências, demandas e, principalmente, oportunidades!

2. Coloque tudo no papel

Cada detalhe que você pensar e cada definição nova precisam estar escritos (e descritos!) no seu plano de negócios. Isso vai desde custos iniciais até as projeções de lucro, passando pelo registro fiel das operações, caso o delivery já esteja funcionando, e da performance do restaurante.

De tempos em tempos, você vai se basear nos registros para ver o que precisa de ajustes ou correções.

3. Adeque-se 100% às leis

Não só é preciso garantir que sua empresa esteja cumprindo todas as regulamentações legais, sejam elas locais ou nacionais, como seus clientes também precisam ter essa percepção da conduta correta do seu delivery.

Seja legal em todos os sentidos da palavra, cumprindo exigências, atendendo expectativas e reagindo de forma positiva a quaisquer complicações, deixando claro que você entende que “pedir desculpas é garantir que o erro nunca mais vai se repetir”, como dizem muitos pais e avós.

4. Equipe sua cozinha corretamente

Por mais que esta seja uma etapa prática, a compra de equipamentos e a organização da cozinha do delivery também entram no planejamento estratégico dos negócios, inclusive por causa das etapas mencionadas anteriormente.

O investimento em uma cozinha adequada pode ser alto, mas tentar economizar a qualquer custo pode inviabilizar seu delivery, então, pondere suas escolhas para optar pelos equipamentos certos.

Mais adiante, você vê uma lista do que é estritamente necessário para a operação!

5. Invista em treinamento e qualificação

Tanto você quanto a sua equipe, se você tiver uma, precisam ser qualificados e estar bem treinados para produzir os alimentos, embalar cada pedido corretamente, administrar o caixa e o estoque do delivery etc.

As pessoas por trás dos atendimentos e das entregas também precisam ser escolhidas cuidadosamente e, na hora da seleção, é imprescindível considerar o temperamento e o comportamento desses profissionais.

Gostou muito de alguém mais pela personalidade do que pelas qualidades técnicas? Tá aí mais um investimento em capacitação que pode (e deve!) ser feito e que, provavelmente, vai valer muito a pena no futuro.

6. Considere o marketing desde o primeiro dia

Inclua os investimentos – senão de dinheiro, de tempo – em estratégias de marketing no seu plano de negócios se você quiser promover seu delivery e, conforme os dias passam, procure por diferentes maneiras de alcançar seu público-alvo

Faça testes, mas seja cuidadoso(a) com as “promessas”, pois a propaganda jamais pode ser enganosa.

7. Saiba que atrasar não é opção

Sua empresa até pode oferecer comida, bebida ou outros produtos excelentes, mas, verdade seja dita: seu negócio é a entrega, então, preze pela eficiência e por atender os prazos que promete. 

Se você tornar os atrasos um costume no seu delivery, a qualidade do que chega nas mãos dos clientes pouco vai importar, já que o tempo de espera será sempre um problema!

8. Esteja disposto(a) a evoluir

Acompanhe o desempenho da sua equipe, avalie indicadores a partir da operação em curso e busque formas de aprimorar seu serviço, não importa quão bem-sucedido ele seja. Investir em aperfeiçoamento não é só desejável, é uma necessidade, especialmente em mercados muito competitivos.

Focar na satisfação do cliente é um ótimo ponto de partida para garantir bom desempenho em todos os âmbitos. Agora, aqui está a lista que foi prometida lá em cima!

Lista de equipamentos para montar um delivery

Os itens imprescindíveis para você dar o primeiro passo foram organizados no índice abaixo. Algum outro equipamento “extra” pode ser necessário a depender do ramo de atuação do seu delivery e das produções que você pretende fazer, mas fique à vontade para se basear nesta lista.

  • Fogão industrial
  • Coifa industrial
  • Chapa para grelhados
  • Freezer e refrigerador
  • Pia e balcões de aço inoxidável
  • Armários e prateleiras de aço inox
  • Multiprocessador de alimentos
  • Cortador de frios
  • Extrator industrial de sucos
  • Tábuas de corte
  • Facas e outros utensílios para a cozinha
  • Embalagens
  • Uniformes e equipamentos de proteção individual
  • Produtos de limpeza adequados à operação de um restaurante
  • Produtos de higiene pessoal para os colaboradores (sabonete, papel toalha etc.)
  • Sistemas específicos para receber os pedidos e fazer a gestão do delivery
  • Computador e impressora
  • Celular de uso exclusivo do estabelecimento
  • Máquinas de cartão
 

E lembra da dica sobre ser “legal”? O conceito vale também pro sentido legislativo da palavra!

Principais normas regulatórias para serviços de delivery

Para seguir medidas rigorosas de controle de qualidade e segurança, fique de olho em imposições de órgãos como a Receita Federal, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o PROCON e o Corpo de Bombeiros. Além disso, siga à risca o que diz o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Algumas normas variam dependendo do tipo de negócio, por isso, verifique se o seu delivery está adequado aos seguintes requisitos:

  • higiene e segurança na preparação e entrega de alimentos;
  • seguro e manutenção da frota de entregas;
  • rotulagem dos produtos entregues e dos insumos em estoque;
  • direitos dos trabalhadores e condições de trabalho;
  • tipos de embalagem usados;
  • recolhimento de impostos sobre vendas ou serviços; e
  • segurança de transações online.
 

Antes de abrir, também será preciso obter licenças específicas da prefeitura da sua cidade, indicando conformidade do estabelecimento com as regulamentações locais.

Um profissional com especialização jurídica também pode dar orientações baseadas na localização e natureza do seu delivery, ajudando, de quebra, a evitar dores de cabeça na hora de escolher os entregadores, caso você decida não terceirizar o serviço.

O que você precisa saber sobre seleção e treinamento de entregadores

Personalidade e temperamento são fatores determinantes no serviço de delivery, afinal, ninguém merece um entregador que fica discutindo no trânsito em vez de trabalhar, certo? Esse entra como o primeiro item a ser observado na hora de escolher seu time.

Outros pontos para monitorar são:

  • se o(a) candidato(a) tem ou não boa compreensão das regras de trânsito;
  • se conhece a importância da higiene pessoal e da limpeza dos veículos;
  • se sabe o que significa “segurança alimentar” e por que o trabalho realizado por ele(a) impacta nisso;
  • se está disposto(a) a seguir regras de conduta estabelecidas por você para lidar com os clientes; e
  • se sabe usar a tecnologia para receber e gerenciar as comunicações sobre os pedidos prestes a ficarem prontos.
 

Mais uma vez, tudo pode ser adequado com treinamento caso você queira contratar, acima de tudo, pelas chamadas “soft skills”, as habilidades emocionais, mas quanto mais equilíbrio entre elas e as habilidades físicas e práticas for possível conseguir em um mesmo profissional, melhor!

O equilíbrio, aliás, pode ser a chave para o sucesso de um delivery, inclusive nas tratativas com os clientes e na lida com fornecedores.

5 sinais de boas parcerias com os fornecedores para delivery

Para o relacionamento entre você e seus fornecedores acontecer no melhor estilo ganha-ganha, preocupe-se com o “match” logo de cara , deixe claro entre vocês que “o combinado não sai caro” e avalie as parcerias de tempos em tempos, tentando negociar mudanças se achar necessário.

Tem mais! Confira todos os pontos em detalhes.

1. Faça questão do “match”

Seus fornecedores precisam oferecer exatamente os produtos que atendem às suas necessidades, garantindo que não ocorra variação na qualidade e principalmente cumprindo com os prazos de entregas combinados e lhe cobrando um preço justo pelo serviço. 

Até quando algo precisa ser devolvido, ter um processo bem definido e um “match” de alto nível faz toda a diferença.

2. Use a ideia de que “combinado não sai caro”

Você não vai fechar uma compra só, mas pretende estabelecer um relacionamento comercial duradouro com cada fornecedor, então, mantenha uma comunicação aberta e transparente e dê atenção aos que estão dispostos a negociar termos e condições, incluindo preços, descontos por volume, prazos de pagamento e condições contratuais.

Entre vocês, precisa ficar claro que todo mundo fica feliz quando o combinado é cumprido: o delivery porque recebe o que precisa, o fornecedor porque vai ganhar pela entrega.

Formalize os acordos por meio de contratos, detalhando responsabilidades, condições de fornecimento e qualquer outra cláusula relevante.

3. Avalie os vínculos continuamente

Mantenha uma comunicação constante com todos os fornecedores, além de compartilhar informações relevantes para que eles possam entender como andam as entregas e a qualidade dos produtos. Analise também como o seu delivery está se beneficiando ou se prejudicando com isso.

Esteja disposto(a) a fazer eventuais ajustes se o outro lado também estiver! Saiba que essa flexibilidade vai impactar no estreitamento ou não dos laços de vocês.

4. Seja a favor da fidelização

Talvez você precise de um pouco mais de paciência aqui, uma conversa em vez de duas ali, mas não abra o seu delivery já pensando que “só vai contar com esse fornecedor na primeira semana e depois vai mudar” ou que “assim que achar outro, vai parar de comprar com ele”. 

A fidelização dos parceiros pode ajudar um restaurante a crescer, então, procure oferecer incentivos àqueles que trabalharem alinhados a você, converse sobre divulgações através das suas estratégias de marketing e experimente negociar compras com recorrência, valorizando os profissionais enquanto sai ganhando em termos de custo-benefício.

5. Nada de engessar a relação

Após a avaliação de um vínculo, se você constatar que ele não está sendo benéfico ou que está dando mais “trabalho” do que deveria, aí sim vale partir para uma próxima tentativa e deixar de lado a insistência na relação.

O mercado de delivery está em constante transformação, e quem não se adapta talvez fique para trás. Você não deseja isso nem para o seu restaurante e nem para quem fornece produtos pra ele, né?

Depois de lidar com todas as questões “humanas” do negócio, terá chegado a hora de sair à frente da concorrência no que diz respeito ao uso de tecnologias também, e escolher uma plataforma eficiente para o seu delivery será uma prioridade nesse sentido. Pondere funcionalidades, integrações e usabilidade antes de bater o martelo.
 

Soluções como os cardápios digitais têm sido as preferidas de empreendedores como você, que querem aumentar o ticket médio e oferecer os métodos de pagamento mais seguros aos clientes. Por que não inseri-las agora mesmo no seu planejamento estratégico e experimentá-las?

O mais legal é que elas entram como parte das suas estratégias de marketing também!

Estratégias de marketing para implementar no seu delivery

Presença online sólida e participação ativa nas redes sociais, foco no cliente, produção do conteúdo certo e direcionamento deles para as pessoas certas são tudo o que você precisa para começar.

  • Crie um site fácil de mexer, com todas as informações básicas do seu estabelecimento.
  • Faça um perfil comercial do delivery nas redes sociais mais usadas pelo seu público-alvo.
  • Colete e-mails dos seus clientes para enviar promoções por lá também.
  • Recorra aos anúncios pagos quando valer a pena.
  • Não esqueça de manter atualizado seu perfil empresarial no Google.
  • Invista em programas de fidelidade e ofereça descontos.
  • Colabore com influenciadores locais para ampliar seu alcance.
  • Peça que os clientes deixem avaliações online.
  • Responda prontamente a comentários deixados sobre seu negócio nas mais diversas plataformas.
  • Mantenha todos os interessados no seu delivery informados pelas redes, pelo e-mail e pelo WhatsApp.
  • Invista em fotos profissionais dos pratos.
  • Produza conteúdos online direcionados para o seu público-alvo.
  • Mostre que a experiência dos clientes vem em primeiro lugar.
  • Não deixe de divulgar qualquer modernização feita por aí.
 

A inovação salta aos olhos da galera que navega online. Só de mencionar que você criou, por exemplo, um cardápio digital para WhatsApp, e que vai compartilhá-lo através do app junto com uma mensagem saborosa, vários pedidos a mais podem entrar no seu sistema quase imediatamente!

“Já é caro montar um delivery e eu ainda vou ter que gastar com isso?”. As melhores opções têm até versões gratuitas, se você quer saber…

Quanto custa montar um delivery?

A montagem de um delivery geralmente custa entre R$ 15 mil e R$ 50 mil, já excluindo investimentos em cardápios digitais, porque dá para começar contando com uma versão gratuita da melhor ferramenta do mercado e, se gostar, assinar um plano que não vai custar mais de R$ 200 por mês!

Cada cifra pode variar drasticamente dependendo do tipo de comida a ser servida e até mesmo da localização escolhida, não à toa, o recomendado é fazer uma pesquisa detalhada, usando como base o plano de negócios mencionado no início deste artigo.

Considere as estimativas abaixo para calcular seu investimento inicial.

Despesas iniciais Média de valores (R$)
Marketing e publicidade 1.000 – 5.000
Frota (se for própria) 10.000 – 15.000 por veículo
Treinamentos 1.000 – 8.000
Equipamentos 5.000 – 15.000
Licenças e permissões 1.000 – 5.000
Seguros 2.000 – 3.000
Sistemas 1.000 – 6.000
Gastos operacionais 3.000 – 10.000
 

Utilize essas variações como referências aproximadas e, no mais, mantenha-se informado(a): a sabedoria é uma das poucas coisas que não tem preço! Outros artigos também publicados aqui, no blog da Goomer, vão ajudá-lo(a). Até a próxima!

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