Como melhorar as vendas de um restaurante por meio do atendimento?

Oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, ainda mais em tempos de crise econômica, é...

Por Redação Goomer 27 de Janeiro de 2016 - Atualizado em 19 de Junho de 2024 3 min. de leitura
Como melhorar as vendas de um restaurante por meio do atendimento?

Oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, ainda mais em tempos de crise econômica, é uma necessidade de toda empresa que deseja aumentar seu faturamento e diminuir seus custos. E para ser capaz de fazer com que o consumidor de seus produtos e serviços alimentícios vivencie um contato diferenciado com seu empreendimento, é necessário realizar diversas ações que, de maneira sistêmica, o farão ter destaque frente aos concorrentes.

E para ajudar a você, administrador, a ter sucesso em seu negócio, vamos mostrar hoje algumas formas de melhorar as vendas de um restaurante por meio do atendimento ao cliente! Leia e aplique já nossas dicas em sua gestão!

Tenha uma equipe profissional qualificada

Um restaurante que possui atendentes, chefs de cozinha, barmans e demais colaboradores que conheçam a fundo todos os produtos oferecidos pela casa, oferece um atendimento diferenciado aos clientes.

E para conseguir que todos eles sejam capazes de fazer indicações e de levar informações de forma precisa aos consumidores, é necessários treiná-los e oferecer a eles degustações. Assim, quando um cliente tiver dúvida sobre algo do cardápio, rapidamente terá o esclarecimento sobre sua questão.

Ofereça um atendimento inovador

Com tantos restaurantes espalhados pela cidade, aqueles que sempre oferecem “mais do mesmo” não despertam a atenção do consumidor — o que consequentemente não faz com que ele tenha vontade de voltar com frequência.

Agora, se existe algum elemento diferente, que permita ao cliente ter uma experiência diferenciada, mas com a qual haja identificação, ele não apenas vai querer voltar mais vezes como também indicará o restaurante a outras pessoas.

E uma forma de conseguir esse atendimento inovador é por meio da utilização de cardápios eletrônicos para tabletes, por exemplo.

Esteja presente na web

Grande parte dos processos que darão início a algum tipo de consumo começa na internet. Atualmente, é muito comum a pesquisa por atrações, cardápios, horários de atendimento, dentre outros, antes de escolher por um ou outro restaurante.

Por esses motivos, é preciso que seu empreendimento esteja na web e que todas as informações referentes a ele sejam atualizadas constantemente. As redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo, têm cumprido um ótimo papel neste quesito.

Além delas, se o negócio tiver um site profissional, a visibilidade de seu comércio será ainda maior!

Disponibilize canais de comunicação

Telefone, chats, redes sociais, e-mails e até mesmo um número de Whatsapp. Quanto mais canais de comunicação você possuir, maiores serão as chances de que seu cliente faça contato e frequente o seu restaurante.

Use esses dispositivos para conhecer o seu consumidor, para esclarecer dúvidas, fazer reservas e atender a pedidos especiais. Mas tão importante quanto a disponibilização dos canais é a resposta rápida e efetiva. De nada adiantará abrir mecanismos para que a comunicação flua se a sua empresa deixar uma resposta em espera por dias.

Aprendeu tudo sobre como melhorar as vendas de seu restaurante por meio do atendimento ao cliente? E que tal saber mais dicas sobre como aumentar o lucro e o consumo em seu empreendimento? Continue acompanhando o nosso blog e veja a rentabilidade de seu negócio melhorar cada vez mais!

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