Oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, ainda mais em tempos de crise econômica, é uma necessidade de toda empresa que deseja aumentar seu faturamento e diminuir seus custos. E para ser capaz de fazer com que o consumidor de seus produtos e serviços alimentícios vivencie um contato diferenciado com seu empreendimento, é necessário realizar diversas ações que, de maneira sistêmica, o farão ter destaque frente aos concorrentes.
E para ajudar a você, administrador, a ter sucesso em seu negócio, vamos mostrar hoje algumas formas de melhorar as vendas de um restaurante por meio do atendimento ao cliente! Leia e aplique já nossas dicas em sua gestão!
Tenha uma equipe profissional qualificada
Um restaurante que possui atendentes, chefs de cozinha, barmans e demais colaboradores que conheçam a fundo todos os produtos oferecidos pela casa, oferece um atendimento diferenciado aos clientes.
E para conseguir que todos eles sejam capazes de fazer indicações e de levar informações de forma precisa aos consumidores, é necessários treiná-los e oferecer a eles degustações. Assim, quando um cliente tiver dúvida sobre algo do cardápio, rapidamente terá o esclarecimento sobre sua questão.
Ofereça um atendimento inovador
Com tantos restaurantes espalhados pela cidade, aqueles que sempre oferecem “mais do mesmo” não despertam a atenção do consumidor — o que consequentemente não faz com que ele tenha vontade de voltar com frequência.
Agora, se existe algum elemento diferente, que permita ao cliente ter uma experiência diferenciada, mas com a qual haja identificação, ele não apenas vai querer voltar mais vezes como também indicará o restaurante a outras pessoas.
E uma forma de conseguir esse atendimento inovador é por meio da utilização de cardápios eletrônicos para tabletes, por exemplo.
Esteja presente na web
Grande parte dos processos que darão início a algum tipo de consumo começa na internet. Atualmente, é muito comum a pesquisa por atrações, cardápios, horários de atendimento, dentre outros, antes de escolher por um ou outro restaurante.
Por esses motivos, é preciso que seu empreendimento esteja na web e que todas as informações referentes a ele sejam atualizadas constantemente. As redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo, têm cumprido um ótimo papel neste quesito.
Além delas, se o negócio tiver um site profissional, a visibilidade de seu comércio será ainda maior!
Disponibilize canais de comunicação
Telefone, chats, redes sociais, e-mails e até mesmo um número de Whatsapp. Quanto mais canais de comunicação você possuir, maiores serão as chances de que seu cliente faça contato e frequente o seu restaurante.
Use esses dispositivos para conhecer o seu consumidor, para esclarecer dúvidas, fazer reservas e atender a pedidos especiais. Mas tão importante quanto a disponibilização dos canais é a resposta rápida e efetiva. De nada adiantará abrir mecanismos para que a comunicação flua se a sua empresa deixar uma resposta em espera por dias.
Aprendeu tudo sobre como melhorar as vendas de seu restaurante por meio do atendimento ao cliente? E que tal saber mais dicas sobre como aumentar o lucro e o consumo em seu empreendimento? Continue acompanhando o nosso blog e veja a rentabilidade de seu negócio melhorar cada vez mais!
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