Localizada em Sorocaba, a cafeteria Santa Crema possibilita a união de um ambiente harmonioso, agradável e propício à criatividade e concentração com as deliciosas experiências que temos em tomar um bom café especial. Para conhecer mais profundamente a ideia por trás desse café, nada melhor do que as palavras do seu idealizador, Johnson Portela:
“O Santa Crema nasceu da paixão pelo café que começou desde criança com o hábito do meu pai de sempre tomar seu café após as refeições, hábito esse que adquiri por simplesmente querer acompanhar o velho rs.
O café sempre foi para mim um ritual, quando criança era nas tardes ociosas que o cheiro de café coado tomava conta do ambiente. Quando comecei a trabalhar em escritórios, sempre um café para dar aquelas pausas obrigatórias para relaxar, e com isso o apego com cafeterias veio forte.
Em determinado momento da minha carreira de TI não tinha mais motivação para trabalhar e foi num curso de barista que a vontade de ter o próprio negócio mostrou a cara. O encantamento com o mundo dos cafés especiais tomou conta de mim e fiquei determinado a abandonar tudo e abrir minha própria cafeteria com o foco em cafés especiais.Então o Santa Crema representa para mim a liberdade e o amor. Investi tudo o que eu tinha e até o que eu não tinha nesse negócio
Com tamanha paixão pelo café, os cuidados com o negócio e seus clientes não poderiam ser diferentes. Foi com essa visão em mente que Portela decidiu investir em um cardápio interativo para oferecer um atendimento diferenciado aos seus clientes. Mas junto dessa iniciativa, um desafio foi lançado: Como utilizar os recursos do Goomer para transmitir o propósito do Santa Crema e trazer grandes resultados? E é essa resposta que você confere nos tópicos a seguir!
O desafio de aumentar as vendas
O Goomer foi implementado na cafeteria Santa Crema em junho de 2016 e já em seu início marcou um intenso aumento nas vendas, pois era a novidade do local. Contudo, com o passar do tempo as coisas esfriaram um pouco e foi necessária uma ação direta para continuar alavancando os resultados com apoio do cardápio.
No fim de novembro de 2016 a equipe de Customer Success da Goomer estudou o cardápio da cafeteria e os recursos utlizados, aplicando os conceitos de engenharia de cardápio para identificar as seguintes problemáticas:
- Disposição dos Produtos: os produtos de maior margem de contribuição, ou mais vendidos, estavam localizados em áreas de acesso mais demorado do cardápio;
- As imagens de apresentação dos produtos, em especial dos Cafés Especiais, não geravam a “vontade” de experimentar;
- O uso de combos já era feito, mas era preciso estabelecer nomes mais impactantes, utilizando técnicas e conceitos de publicidade e marketing nas vendas;
- Alguns produtos de interesse de venda por parte do proprietário não estavam sendo vendidos.
Com os itens em mãos, o time Goomer aplicou técnicas de engenharia de cardápio – que você pode conferir neste material! – para trabalhar cada um dos itens e transformar problemas em oportunidades de crescimento! Solucionamos os problemas? Conseguimos os resultados? Podemos dizer que a resposta é sim.
Reestruturando a engenharia do cardápio
A principal estratégia adotada para mudar o cenário de resultados foi primeiro escolher um alvo para trabalhar nas melhorias e depois aplicar a estratégia de sugestão de combinações e adicionais para levar ao público uma nova proposta de consumo.
Para isso, focamos nosso trabalho em três produtos: o Zaratine (lanche especial da casa), o Café Espresso e Cafés Especiais. Nossa meta era ampliar as vendas do primeiro, utilizando-o para vender outros itens, alavancar as vendas de pão de queijo como acompanhamento do café espresso (bem como o consumo do próprio café) através de combinações e sugestões adicionais, e para o último, por fim, alterar as imagens de apresentação, visando explorar os sentidos do cliente para aumentar o consumo e, consequentemente, as vendas.
Com o Zaratine utilizamos um passo a passo de escolhas que permitia ao cardápio sugerir ao cliente uma bebida, sendo dois tipos de suco e uma água com gás. Como resultado, do total de sucos naturais consumidos na casa, 13% foram originados dos adicionais, enquanto o consumo cresceu 14%. Utilizando o recurso da tela inicial do Goomer, alinhado com uma nova disposição do produto, agora colocado como primeiro ítem de sua categoria, atingimos um resultado geral de aumento de 19% nas vendas em dezembro, se comparado com o mês anterior.
Focando agora no aumento de vendas do pão de queijo, com a principal estratégia de utilizar o espresso para alavancar as vendas, montamos um combo em tela inicial chamado de “Espresso Minas”. Além disso, o produto foi colocado como sugestão de opcional junto ao café por um baixo aumento de valor. As duas estratégias em conjunto geraram como resultado um aumento de consumo de 75%, sendo que no total de pães de queijo vendidos, 14,3% vieram através do recurso “adicionais” e 13,3% dos combos em tela inicial.
Finalizando a estratégia tripla, agora com foco nos Cafés Especiais, a alteração da imagem de apresentação, de acordo com as sugestões realizadas pela equipe de Customer Success, representou um aumento de 16% nas vendas de cafés especiais.
Pequenos detalhes que se transformam em minas de ouro
Em linhas gerais, podemos destacar que os resultados das ações conjuntas do Santa Crema de do time de Customer Success da Goomer dobraram o consumo de itens adicionais na cafeteria em relação ao mês anterior da ação.
Esse é mais um caso que destaca como o trabalho conjunto de nossa equipe e nossos clientes podem surpreender, como o uso do total potencial do cardápio interativo pode te trazer ótimos resultados, vender o que você mais quer vender e melhorar ainda mais a experiência vivenciada pelo seu cliente no ritual da alimentação.
Agora imagine o que um cardápio interativo pode fazer pelo seu restaurante!
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