Não é nenhuma novidade que a atual crise anda assombrando os negócios do Foodservice de todo o país. Mas tempos de desafios também levam à reinvenção. E, é nestes momentos que a opção do delivery pode ser uma estratégia muito viável para quem ainda não investe neste serviço.
Entenda quais os os benefícios para o seu negócio e para seus clientes!
3 principais razões para investir na opção de Delivery
Nossos especialistas identificaram alguns motivos do motivo da escolha dessa nova estratégia, com negócios clientes e em diversos estudos de mercado. Aproveite para conferir e fazer a sua avaliação também.
1 - Não é tão difícil investir nessa "novidade"
Desde os maiores ao menores negócios, praticamente quase todos os negócios de alimentação estão fazendo sua aposta no delivery.
Dois bons motivos para isso é que sua implementação é fácil e rápida (afinal já existem várias soluções disponíveis no mercado) e, porque, ao contrário do que se pensa o investimento não é alto - inclusive é possível utilizar tecnologias gratuitas para isso.
Colocar o seu menu do seu restaurante ou cesta de produtos na internet é tão necessário quanto atender bem. Aliás, esse passa a ser também um canal de vendas e distribuição, ampliando o alcance do seu negócio.
Outro ponto que geralmente gera muita dúvida é sobre a adequação da estrutura e contratação da logística. Da mesma forma, hoje já é possível começar de forma simples. Um dos passos mais importantes é ter um sistema de pedidos (se você ainda não sabe como começar, aproveite para conferir essas dicas para vender pela internet).
A contratação de motoboys ou entregadores também pode ser terceirizada. Existem plataformas que são especializadas nisso e podem te ajudar a poupar tempo e custos.
2 - A tecnologia pode deixar seu serviço mais prático e atrativo
Pedir comida pelo delivery ou fazer compras online em supermercados já é uma realidade. O que para os clientes pode ser entendido como praticidade e comodidade, para o seu negócio pode ser sinônimo de mais vendas. E, com isso, todos os lados ganham.
A tecnologia veio para beneficiar e tornar ainda mais prática essa relação. Os antigos métodos de vendas, também precisam ser adaptados.
Fazer os pedidos pelo telefone, hoje em dia, está longe de ser a opção favorita das pessoas. Essa opção de atendimento demora mais, dificulta a visualização do cardápio ou dos itens e, ainda, inclui os gastos da chamada. Por outro lado, opções como vendas via chatbot, chat online ou pelo Whatsapp são mais interativas e econômicas.
Diante disso, os restaurantes que contam com menu digital e opção de pedido para entrega pela internet saem na frente. Na "web", os clientes podem, geralmente:
- ver fotos dos pratos ou produto;
- ter acesso aos preços e comparar valores;
- selecionar os itens e fazer o pedido;
- simular e calcular o valor do frete;
- selecionar o meio de entrega, assim como a data/horário;
- saber o valor total do pedido;
- pagar online pela forma de pagamento de sua preferência.
- acompanhar a entrega;
- receber o pedido como se fosse ao restaurante ou supermercado.
A experiência do delivery, passa a ser tão importante quanto receber os clientes no seu bar, restaurante, supermercado, doceria. No fim das contas, a experiência com a sua marca é uma só.
3 - Pode ajudar a aumentar a percepção custo-benefício
Em momentos de crise ou desaquecimento da economia vale pensar que os clientes também querem economizar. Neste sentido, a opção de delivery também pode contribuir para a redução das despesas.
Parar para pensar e criar iniciativas que ajudem na relação ganha-ganha, também é uma excelente maneira de continuar de portas abertas.
Uma ida ao restaurante inclui: custos com deslocamento (gasolina, transporte, aplicativos de transporte no trajeto ida e volta) e o valor consumido no local (o que inclui o serviço de atendimento ou a taxa de 10% do garçom). Já no supermercado, por exemplo, os custos de deslocamento, geralmente são os mesmos. O que pode variar é o valor das compras.
Mas então isso quer dizer que com a opção de delivery as pessoas vão deixar de ir aos restaurantes ou supermercados?
A boa notícia é que não. Pelo contrário, ao adotar essa estratégia, você pode atender aos clientes atuais, vender para pessoas que ainda não conhecem o seu negócio e aumentar seu tíquete médio. Isso, é claro, sem contar que ir a um restaurante ou fazer compras tem também sua função social. Seja de interação com outras pessoas, de socialização, de experiências.
Um canal substitui o outro? Também não. Os canais de vendas são complementares. Entenda as necessidades dos seus clientes e ofereça serviços que aumentem o valor percebido.
O que achou dessa solução para seus problemas com a crise? Seu restaurante já teve ou tem um sistema de delivery? Compartilhe a sua experiência com a gente!
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