Impulsione os negócios com chatbot para WhatsApp

Impulsione os negócios com chatbot para WhatsApp

O contato direto com os clientes é uma das ações mais importantes para o bom funcionamento de uma empresa. Para facilitar ainda mais essa relação, nada melhor do que contar com estratégias tecnológicas como o chatbot para WhatsApp.

Se você está em busca de alternativas para alavancar os negócios, continue a leitura e conheça um pouco mais sobre essa ferramenta que tem se tornado fundamental para o crescimento das empresas. Continue e saiba tudo sobre o chatbot para WhatsApp e como aplicá-lo.

O que é chatbot para WhatsApp?

Para responder a essa pergunta, convidamos você a imaginar um robô dialogando instantaneamente com os clientes e leads da empresa, a partir de estratégias pré-elaboradas. Inúmeros gatilhos são criados nas mensagens para induzir o consumidor a fazer perguntas e, assim, prosseguir na conversão.

Traduzindo isso para a realidade, o contato com os clientes acontece por meio do WhatsApp Business API, ferramenta ofertada pelo próprio WhatsApp. Ela possibilita que aconteça a união desse sistema com outras funções, como o envio de mensagens em massa e outros produtos.

Quais são as vantagens do chatbot para WhatsApp?

De acordo com a pesquisa realizada pela Opinion Box, 80% dos entrevistados utilizam WhatsApp para entrar em contato com as empresas. Apenas esse dado já justificaria o uso do chatbot para WhatsApp pelos estabelecimentos. Porém, existem ainda mais vantagens. Confira a seguir.

Fazer parte do canal mais utilizado pelos brasileiros

Outra pesquisa, feita pela Digital 2022: Brasil, mostra que 96,4% dos usuários de redes sociais brasileiros, de 16 a 64 anos, usam o WhatsApp, equivalente a 165 milhões de pessoas. Isso significa que, ao utilizar o chatbot para WhatsApp, o gestor vai alcançar um número alto de clientes e possíveis clientes.

Dar conta da alta demanda de atendimento

Ainda, é possível contar com o trabalho da atendente virtual. Assim, a ferramenta consegue dar conta de muitos atendimentos por vez, gerando maior oportunidade de vendas. Além disso, a ferramenta evita a formação de filas, tornando a experiência do consumidor ainda melhor.

Atender 24 horas

Com essa tecnologia, o cliente ou leads tem a resposta que precisa a qualquer hora, inclusive fora do horário comercial e sete vezes na semana. Porém, é importante não esquecer que ela não substitui os colaboradores, que podem solucionar questões e esclarecer dúvidas de forma mais aprofundada.

Gerar mais valor e aproximação com a marca

Atualmente, o foco das estratégias de vendas tem sido o atendimento conversacional, ou seja, investir na conversa para gerar mais valor ao produto ou serviço e aproximar o consumidor da marca. Ao vender via WhatsApp, a empresa consegue ampliar o trabalho e incluir chatbot para delivery, por exemplo.

Como o WhatsApp Business API funciona?

O WhatsApp Business API é a tecnologia que possibilita a aplicação do chatbot pelo canal de conversas mais popular que existe. Vamos entender agora como funciona esse recurso que melhora o atendimento e o relacionamento com clientes e leads.

A base do seu funcionamento consiste em integrar o WhatsApp com uma plataforma de atendimento digital. Dessa forma, diversos atendentes ficam ligados a um número on-line. Quando não é possível ter muitos atendentes, o WhatsApp Business API potencializa o atendimento a uma grande demanda de uma vez.

Como implantar o chatbot para WhatsApp?

Agora que você já sabe os benefícios, chegou o momento de aprender como implantar esse sistema no seu negócio. Verifique, a seguir, dicas importantes para que esse processo aconteça sem intercorrências.

Deixe claro os objetivos

O chatbot deve ser utilizado para tal finalidade. Por exemplo, se o seu planejamento é qualificar leads e potencializar o autoatendimento, ele consegue realizar essas tarefas. O próximo passo é pensar no teor da mensagem conforme a estratégia escolhida, incluindo gatilhos que induzem resultados positivos.

Defina a plataforma para criar o chatbot

A plataforma escolhida precisa estar integrada com o WhatsApp Business API. Veja, na sequência, algumas dicas que podem ajudar na hora de encontrar o local certo para essa tarefa.

  • Escolha uma plataforma que se conecte não apenas com o WhatsApp, mas com outras redes de conversa;
  • Analise o nível de satisfação dos clientes nas conversas via chatbot. Será que o seu cliente tem recebido o cardápio digital do seu restaurante?;
  • Utilize dashboards para fazer a avaliação dos dados e ter a noção se tudo está fluindo bem ou precisa de ajustes;
  • Opte pelo uso da inteligência artificial, mas não deixe de humanizar as mensagens.
 

Faça a aprovação das mensagens

Trabalhar com WhatsApp requer que você reserve um tempo para aprovar os templates das mensagens que vão ser enviadas aos clientes e leads, como cardápio on-line. Isso deve ser feito, principalmente, porque o WhatsApp bloqueia designs fora do padrão.

Vá em busca das autorizações das pessoas

O relacionamento com os clientes precisa estar regido sob a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Para as conversas ocorrerem, é necessária a autorização das pessoas. Acrescente o campo de opt-in com o texto escrito de maneira clara, “aceito receber mensagens da (nome da empresa)”.

A Goomer tem as melhores soluções para seu negócio

E mais! Nosso chatbot está disponível nos planos de delivery e é integrado ao cardápio digital do restaurante. Está esperando o que para levar essa inovação para o seu negócio? Basta colocar em prática as dicas listadas acima.

Na Goomer, você encontra as melhores soluções tecnológicas criadas para potencializar ainda mais o atendimento e o relacionamento com o cliente. Confira nossos produtos e comece a nova fase da sua empresa.

Logo Goomer

Somos especialistas em soluções digitais para os restaurantes.

Quer receber conteúdos toda semana?

É só se cadastrar que vamos mandar com muito carinho para a sua caixa de entrada.

Email registrado com sucesso