Preparar um restaurante para a ceia de Natal significa pensar em todos os detalhes: equipe, cardápio, espaço, reservas, decoração, enfim… Significa fazer tudo para proporcionar uma noite incrível aos clientes porque eles esperam isso!
E a oportunidade é um verdadeiro presente do Papai Noel, viu?
Enquanto muitos restaurantes optam por fechar as portas na noite do dia 24 de dezembro, estar funcionando vai colocar seu estabelecimento em destaque e atrair um público que valoriza uma boa comida aliada a uma experiência única.
Seu foco deve ser encantar, literalmente, quem busca uma noite especial fora de casa, e as dicas deste artigo vão ajudar.
Aqui estão detalhes sobre como organizar uma ceia de Natal impecável, além de dicas embrulhadas em papel brilhante para que seu restaurante seja a única escolha possível da região. Boa leitura!
O que os clientes buscam no Natal em um restaurante?
Quando alguém escolhe celebrar o Natal em um restaurante, a expectativa vai além da refeição e a escolha do local tem a ver com a expectativa de viver momentos que fiquem na memória, cheios de sabor, mas também de qualidade no atendimento, no serviço, na decoração e assim por diante.
Um ambiente acolhedor e decorado faz toda a diferença, assim como brindes específicos para a data ou atrações exclusivas, a exemplo de um show de luzes e de música ao vivo.
Quais as melhores ideias de decoração natalina para restaurante?
Na organização do seu espaço, mire no equilíbrio entre funcionalidade e encanto. Cada mesa deve ser bem aproveitada sem comprometer o conforto dos clientes. Não se esqueça dos detalhes da entrada.
- Instale uma guirlanda na porta do estabelecimento que combine com o estilo do local
- Não esqueça as luzinhas pisca-pisca tanto na entrada quanto nas cortinas ou em painéis do estabelecimento
- Velas decorativas também são opções, assim como luminárias de LED em forma de Papai Noel, caixinha de presente etc.
- Coloque pequenos arranjos ou enfeites no centro das mesas
- Aposte naqueles laços de revista para as portas
- Compre guardanapos ou jogos americanos temáticos
- Crie um cantinho instagramável ou um espaço com uma árvore de Natal para fotos
- Pendure enfeites no teto ou nas luminárias
- Toque músicas natalinas suaves nas caixas de som
- Atualize o cardápio para ele estar na temática, adicionando frases como “Feliz Natal!” ou “Desejamos a você uma noite especial”
Aliás, que tal implementar um cardápio digital para poder servir refeições especiais no dia 24/12 e depois atualizar seu menu em apenas alguns cliques, sem precisar pagar por reimpressões? Já comece o novo ano modernizando!
E como preparar a equipe para atender no Natal?
Pequenos detalhes na forma de se comportar dos garçons e de toda a equipe de um restaurante fazem toda a diferença em dias tão especiais, então, experimente combinar com o time que façam saudações temáticas ao recepcionar os clientes.
Para motivar os colaboradores, proponha uma confraternização de vocês após os eventos. Tendo uma equipe com a moral lá em cima e o suporte da tecnologia, o sucesso virá voando (ou de trenó!) até você.
O que servir num restaurante no Natal?
Em refeições realizadas nos restaurantes nos dias 24 e 25 de dezembro, as pessoas esperam pratos típicos e receitas tradicionais natalinas, mas todo mundo também sabem curtir ideias criativas e levam originalidade à mesa.
Fizemos uma lista com os 20 principais pratos, acompanhamentos e sobremesas para a ceia de Natal que você pode servir em seu restaurante.
- Salpicão
- Peru com molho de frutas vermelhas
- Bacalhau ao forno com batatas e legumes
- Chester ou frango desossado recheado com farofa e frutas secas
- Pernil assado com redução de laranja e mel
- Medalhões de mignon ao molho de cogumelos e vinho tinto
- Salmão grelhado com crosta de amêndoas e purê de batata-doce
- Farofa natalina com castanhas ou bacon
- Arroz com amêndoas ou uvas-passas
- Risoto de cogumelos com parmesão
- Lasanha vegetariana com creme de castanhas
- Cuscuz marroquino com frutas secas e castanhas
- Purê de mandioquinha trufado
- Rabanada com calda de doce de leite
- Pudim de leite com toque de especiarias
- Panetones/chocotones artesanais
- Cheesecake de frutas vermelhas
- Torta de limão
- Tiramissú
- Compota de frutas
Antes dos principais, sirva porções também, como as de pães caseiros com manteiga da casa. Para acompanhar o café, aposte em biscoitinhos temáticos!
Obs.: faça as contas para precificar o cardápio sem sair no prejuízo, defina a margem de lucro para cada receita já considerando que alguns insumos podem sair mais caro na compra com fornecedores e, fazendo sentido para o seu público-alvo, crie combos que podem aumentar o ticket médio.
O restaurante pode trabalhar em formato de buffet com opções fixas de entradas, principais e sobremesas ou com menu fechado, mas o à la carte tradicional não deixa de ser alternativa para aquela ceia de primeira!
Definido o serviço, organizar refeições para o Natal fica fácil: liste as opções a serem servidas tomando cuidado para atender mesmo pessoas com restrições alimentares, planeje suas compras e sua produção, decida quais bebidas mais harmonizam com tudo e vá atrás da decoração.
Aí é só deixar a tecnologia fazer o resto! Os benefícios do cardápio digital justificam seu uso principalmente em momentos tão importantes. Boas vendas!
Deixe seu comentário ou dúvida