Uma das coisas mais importantes dos restaurantes são os menus. Quer seja impresso, digital ou em um quadro em cima do balcão, um cardápio para confeitaria bem elaborado pode aumentar a lucratividade do(a) dono(a). Além de que, a ferramenta ainda pode aprimorar a experiência do consumidor.
Criar um cardápio digital para confeitaria não precisa ser caro, nem mesmo precisar de muito tempo. Contudo, é preciso prestar a atenção em alguns pontos.
Por isso, separamos 5 segredos que você, dono(a) de uma confeitaria, pode usar no seu negócio e só a Goomer te conta.
Vale a pena usar um cardápio digital para confeitaria?
A tecnologia nos processos e até mesmo de canais de vendas têm ajudado o setor de restaurantes a se reinventar. Portanto, mesmo antes da pandemia, as pessoas já faziam pedidos de comida online e, diante do novo cenário, esse volume foi ampliado.
Uma das maiores dificuldades de quem tem uma confeitaria, é ter canais e meios de atendimento que sejam eficientes. Os canais tradicionais como o telefone, por exemplo, deram lugar a alternativas mais interativas e possibilitam o autoatendimento de ponta a ponta.
Sistemas de pedidos digitais e tornam a experiência de compra mais fluida e atrativa. A conveniência e a segurança são outros diferenciais.
Mas vamos lá para os 10 segredos que só a Goomer te conta.
1. Quantidade de itens no cardápio
Talvez você já tenha se perguntado quantos itens é preciso ter no seu menu. Então, cardápios para as confeitarias com menos opções possuem um melhor resultado que o contrário. Isso não significa que você deve colocar 5 itens, por exemplo. Mas é importante considerar categorizar seus itens de menu e manter as ofertas dentro de cada categoria.
2. O poder do bom design do cardápio
O design de um menu pode tanto fazer o negócio lucrar quanto gerar prejuízos. Ou seja, se você destaca os itens menos lucrativos no seu cardápio digital para confeitaria, isso automaticamente irá gerar menos lucros.
Contudo, um menu que destaca os itens, com seus acompanhamentos e complementos, fará o restaurante aumentar seu ticket médio.
Se você deseja como criar um menu online no capricho, no fim deste artigo vamos mostrar o passo a passo de criar o seu cardápio com a Goomer. E depois de criar, só não esquece de divulgar nas suas redes sociais também, certo?
3. Crie descrições do menu
Uma bela imagem pode convencer no mesmo instante o consumidor de realizar o pedido de uma sobremesa, mas ainda podem restar dúvidas sobre o prato.
Por isso, capriche nas descrições, importante ter adjetivos descritivos e atraentes, como refrescantes, crocante, salgado, picante e muitos outros. E o melhor é que as melhores descrições vêm direto do coração. Mas não pode esquecer de confirmar com o(a) chef, certo?
4. Inclua as melhores imagens
Os cardápios digitais se beneficiam do espaço e, quanto mais fotos ou ícones você adicionar, mais distraídos os clientes ficarão com o conteúdo real. Isso porque as sobremesas e as descrições vão ficar ainda mais incríveis.
Você pode querer incluir fotos de seus itens de menu mais lucrativos, mas essas fotos precisam ser de alta qualidade. Mas não precisa se preocupar, porque já organizamos um artigo pontuando como tirar boas fotos com apenas um celular. Vale a pena conferir.
5. Aumente seus lucros com vendas sugestivas
Resumidamente, vendas sugestivas são recomendações que devem ser feitas a partir do perfil dos seus clientes. Essa tática de venda é muito utilizada para aumentar o ticket médio e pode ser usada como estratégia de “cross selling“, oferecendo produtos relacionados.
Essa indicação pode acontecer de forma direta ou indireta:
Venda sugestiva direta
Quando um garçom ou atendente faz a recomendação no atendimento presencial, telefônico ou online;
Venda sugestiva indireta
Quando a venda sugestiva consta no seu cardápio digital e pode auxiliar na decisão feita pelo autoatendimento.
Como fazer um cardápio digital para restaurantes em 5 passos
Para criar o cardápio de restaurante online sem qualquer custo, siga esses passos:
- Inscreva-se gratuitamente na solução para delivery e crie sua conta;
- Preencha as informações mínimas sobre o seu negócio;
- Aproveite para personalizar o seu design, selecionando as cores relacionadas a sua marca;
- Insira as imagens e descrições dos produtos;
- Salve as alterações e comece a vender online, pelo seu link exclusivo.
Veja detalhadamente cada etapa, para não ter dúvidas:
1 – Crie sua conta na solução para delivery (antigo GoomerGo)
A solução para delivery é o novo GoomerGo que permite a criação do cardápio de restaurante online. A versão digital do cardápio é hospedada direto na plataforma e pode ser editada facilmente a qualquer momento. Por se tratar de uma tecnologia altamente intuitiva, não é preciso ter nenhuma experiência prévia.
Ou seja, tudo é feito online facilitando a edição e trazendo mais rapidez a um processo que antes acontecia apenas offline e era muito mais caro e demorado.
2 – Preencha as informações mínimas sobre o seu negócio
O primeiro passo é inserir o nome do seu restaurante (normalmente é utilizado o nome mais simples ou fantasia, ou seja, aquele pelo qual os clientes vão conseguir reconhecer rapidamente).
Depois, selecione a especialidade: pelo qual tipo de culinária seu restaurante é conhecido? Seu negócio é melhor no que?
Por isso, informe também o endereço ou marque a opção delivery. Se preferir uma descrição resumida. Essas informações vão aparecer na página inicial do cardápio digital da sua confeitaria.
Outra informação essencial é o horário de atendimento. Com isso, seus clientes podem saber as faixas de horário de atendimento em cada operação.
3 – Personalize o design do seu cardápio digital para confeitaria
Com a solução para delivery você pode customizar o seu cardápio, identificando seu negócio com o logotipo e cores. Assim, ao acessar o seu cardápio os clientes vão saber que estão de fato comprando do seu estabelecimento.
Seu cardápio ganhará um link exclusivo, com o nome do seu negócio – que também é uma maneira dos clientes conseguirem identificar facilmente.
4 – Insira as imagens e descrições dos produtos
Um dos pontos altos dos cardápios que mais vendem é, sem dúvida, as imagens. As imagens são responsáveis por despertar o desejo pelos pratos ou sobremesas. Além disso, é cientificamente comprovado que as pessoas preferem ver o que estão adquirindo – especialmente nos pedidos do delivery.
Então, hora de caprichar nas fotos e descrições dos seus produtos. Insira os preços e informações sobre combos ou promoções exclusivas.
5 – Comece a vender online
Depois de editar seu cardápio, você já pode começar a vender online pelo seu link exclusivo. Veja as dicas exclusivas de como e onde divulgar o seu link, para gerar mais vendas.
Apesar de ser um cardápio de restaurante online, seu novo cardápio pode ser utilizado para as vendas dentro do restaurante ou nos pedidos para entrega. Como? Com a solução em QR Code (antigo Goomer Na Loja), os clientes acessam o cardápio via QR Code e podem pedir, sem intermédio de um garçom.
Os pedidos para entrega são recebidos via WhatsApp já pré-formatos. No caso das vendas in-store, os pedidos são centralizados direto no painel de vendas, por onde é possível acompanhar todo o movimento do salão ou vendas no delivery.
E ainda não é um(a) parceiro(a) da Goomer? Então é hora de mostrar sua hamburgueria, com seu próprio sistema de pedidos online, sem taxas. Conheça nossos planos e leve inovação ao seu estabelecimento!
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