O segmento de food service, que inclui os restaurantes é um dos principais setores da economia no Brasil e no mundo. Entretanto, para conquistar a confiança dos consumidores e alcançar o sucesso é preciso muita dedicação e criatividade na hora de elaborar as estratégias do seu negócio. Nesse sentido, investir em técnicas para utilizar o cardápio de restaurante como aliado para se sobressair da concorrência é essencial.
Além de definir preços, é preciso pensar no layout do menu, na descrição das informações de cada prato, escolher imagens chamativas e até mesmo colocar em evidência os itens campeões de venda.
Pensando nisso, preparamos este conteúdo exclusivo para ajudá-lo a desenvolver um menu mais lucrativo e atrativo. Acompanhe nossas dicas!
5 informações essenciais de um cardápio campeão de vendas
De forma geral, o cardápio de restaurante acaba sendo a vitrine dos produtos vendidos. Nem sempre saber o que incluir ou não nessa vitrine ou o que destacar é tão fácil. O objetivo é promover o negócio, pratos, bebidas e sobremesas, tornando o cardápio um campeão de vendas.
Confira as 5 informações essenciais para vender e lucrar mais.
1. Nome do item
Oferecer uma experiência única é um dos principais pilares para o sucesso de um restaurante. Outra estratégia eficiente para chamar a atenção dos consumidores é criar nomes autênticos e originais. Dessa forma, os clientes poderão fazer parte do estabelecimento, uma vez que esse tipo de ação desperta emoções no público por conta das histórias contadas em cada prato.
Entretanto, vale destacar que adotar nomenclaturas genéricas como “Lanches”, “Sobremesas”, “Menu 1”, entre outros devem ser evitados. Esse tipo de abordagem não cria identificação com o cliente.
Dicas-chave: aposte em nomes que representam um pouco da cultura ou do estilo do restaurante (e do item em questão). Divida os produtos por grupos, facilitando a leitura do menu. Assim, pratos frios ficam de um lado, pratos quentes de outro. Bebidas e sobremesas também.
2. Descrição simplificada
Embora pareça uma tarefa simples, atualizar as descrições do seu cardápio, usando um toque de inovação pode ser fundamental para o sucesso do seu menu. No geral, grande parte dos restaurantes adotam modelos padronizados, o que deixa muito a desejar no quesito atração.
Quando bem descritos, os pratos, bebidas, sobremesas ou combinados são responsáveis direto pelo aumento do lucro em seu negócio. Isso porque, por meio desta técnica é possível influenciar a tomada de decisão dos clientes, fazendo com que consumam mais .
Dicas-chave: o segredo aqui é menos é mais. Evite utilizar descrições longas, com informações sem relevância. Foque no que os clientes precisam saber obrigatoriamente (como a composição de pratos e ingredientes, para o caso dos que têm restrições alimentares) e naquilo que você acredita que o convencerá a consumir aquele item.
3. Imagens chamativas
Para tornar o seu menu ainda mais interessante e fazer com que os consumidores optem pelo seu restaurante e não pelo do concorrente, aposte no uso de imagens. Sabe aquela máxima de que "a gente come primeiro com os olhos"? Então, essa é uma verdade que pode fazer com que você também venda mais.
Esse tipo de conteúdo embora pareça apelativo, pode despertar o desejo dos clientes em consumir os produtos que o seu restaurante oferece.
Dicas-chave: invista em imagens de qualidade, de cores e texturas realçadas. Se conseguir, aposte um um fotógrafo profissional de alimentos. Se o orçamento não der, não tem desculpa. Com um smartphone, bom ângulo e luz é possível fazer fotos do cardápio de restaurante incríveis!
Ah, e por favor, evite foto de bancos de imagens. A foto do item deve representar fielmente o prato, bebida ou sobremesa. Lembre-se de que, do contrário, a propaganda pode ser entendida como enganosa.
4. Preço
Os preços do cardápio de um restaurante podem aproximar ou afastar os clientes. Embora os consumidores não estejam atentos somente ao preço hoje em dia, é muito importante saber como precificar os itens e divulgar no cardápio. A estratégia de precificação pode definir o sucesso ou fracasso de um restaurante.
Lembre-se de que o preço é diferente de valor percebido. Portanto, a experiência oferecida deve ser no mínimo compartível com o valor cobrado.
Dicas-chave: e por falar em preço, ao incluí-lo no cardápio de um restaurante, é preciso seguir algumas regrinhas muito básicas. Não é preciso escrever o valor por extenso e ao incluir o cifrão e a moeda corrente (R$, por exemplo), não é necessário destacá-los.
O valor do item pode ser incluído em seu valor cheio ou com desconto, como valor promocional. O mais recomendado pelos nossos especialistas, quando o valor é inteiro, é "arrendondá-lo" para baixo. Assim, por exemplo, um prato que custa R$25,00, pode ser divulgado como R$24,99. A neurociência explica que, os consumidores tendem a associar o valor como mais próximo da referência menor, R$24, neste caso. É muito importante, neste caso, cobrar o valor divulgado na hora de fechar a conta.
Se o seu restaurante ainda utiliza cardápios impressos, cuidado com as remarcações. Evite colar etiquetas em cima dos antigos valores.
5. Produtos destacados
Para vender mais e melhor, é muito importante conhecer as estatísticas de venda de cada prato. Com essa informação, é possível colocar em evidência alguns produtos que são mais frequentemente pedidos entre os consumidores.
Os itens promocionais ou combos podem ser outro atrativo do seu estabelecimento. Mas além das combinações mais óbvias ao avaliar todos os itens comercializados, você pode ser muito mais estratégico.
Dicas-chave: utilize a engenharia do cardápio para saber o que destacar. Não tente a sorte, sem saber exatamente quais são os itens mais vendidos s que trazem maior margem de lucro. Prefira poucos produtos destacados. Quando o consumidor têm muitas opções, a escolha acaba sendo mais difícil e mais racional.
Pronto! Com essas dicas essenciais, você já pode ter um cardápio de restaurante campeão de vendas! Entenda agora se essas mesmas dicas se aplicam ao caso dos cardápios que não são impressos, como é o caso do cardápio digital.
O que muda quando o cardápio de restaurante é digital?
Em termos de informações, simplesmente nada. Agora quando se fala compara a facilidade de acesso a essas informações tudo muda!
Com o cardápio digital disponível no tablet ou em totem de autoatendimento, o cliente pode ter uma experiência mais intuitiva ao navegar e conhecer os itens do cardápio. Mas não só isso, os consumidores podem ainda realizar seus pedidos de forma independente e totalmente autônoma.
Algumas outras vantagens em relação a essa tecnologia são a economia com a impressão de cardápios e gestão das informações. Incluir, alterar ou excluir os itens, aplicar a engenharia do cardápio ou atualizar preços fica muito mais prático para o gestor. Se comunicar ou saber mais sobre seus clientes também.
Além disso, com o módulo do administrador ou painel, todas essas informações passam a gerar inteligência. Como o cardápio digital é integrado com todos os demais softwares (como os de gestão, impressão ou cobrança) os dados passam a ser integrados, gerando insights que são essenciais para ter um restaurante de sucesso.
Acredite, se o seu bar ou restaurante já é bom e reconhecido pela qualidade dos produtos e atendimento, pode ser ainda melhor. Entre em contato conosco, confira nossos cases de sucesso e descubra com nossos especialistas, como a Goomer pode ajudar o seu negócio!
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