Campanha de Páscoa: 9 ideias para docerias e confeitarias

Campanha de Páscoa: 9 ideias para docerias e confeitarias

Para fazer uma campanha de Páscoa criativa e lucrativa na sua doceria ou confeitaria, você precisa se organizar tanto no quesito compra de ingredientes quanto no que diz respeito ao volume de pedidos que pretende entregar. 

Quer ir além? Faça uma série de promoções e sorteios para atrair mais consumidores!

A Páscoa é um período muito lucrativo, mas só para os empreendedores que souberem aproveitar! Segundo uma previsão da Associação Paulista de Supermercados (APAS), a venda de chocolates terá um aumento de 4,5% em 2024, comparando com o mesmo período do ano passado.

Ou seja, se você já vendeu bem no ano anterior, a tendência é melhorar e se ainda precisa movimentar os negócios, não poderia haver momento melhor, mas, para que isso aconteça, você precisa ser criativo(a) nas ofertas e manter sua produção bem organizada. Confira como fazer tudo isso – e muito mais! – neste artigo!

Como planejar uma campanha de Páscoa?

Comece fazendo uma estimativa de produção e conversando com seus fornecedores, em seguida, verifique se você tem todo o equipamento e os insumos necessários para a produção. A partir daí é acertar o preço, estimar o volume de pedidos e ficar atento(a) às datas de entregas.

Não importa se você já possui uma confeitaria ou se vai aproveitar esse período para empreender, as dicas aqui embaixo, com certeza, se encaixam no seu negócio.

  • Faça uma estimativa de produção: com base no movimento de anos anteriores ou em uma pesquisa de mercado, estime um número aproximado de quanto você pretende ou espera vender nesse período.
  • Converse com seus fornecedores: a primeira conversa que você vai precisar ter para criar uma campanha de Páscoa é com seus fornecedores. Defina prazos, quantidades e valores do que você vai precisar para produzir. Nessas horas, vale a pena pechinchar, ainda mais se o volume de compras for grande, por outro lado, cuidado para não comprar mais do que você consegue armazenar. 
  • Verifique se você tem todos os equipamentos necessários: certifique-se de que liquidificadores, batedeiras, utensílios, forminhas e afins estejam em boas condições de funcionamento. Caso seja necessário, compre o que faltar, mas não deixe para última hora, principalmente aqueles itens que você pode acabar não encontrando mais, como embalagens para ovos de colher, por exemplo.
  • Trabalhe com encomendas: para quem está fazendo sua primeira promoção de Páscoa ou trabalha de casa mesmo, uma boa ideia é trabalhar com encomendas e anunciar, nas redes sociais, os produtos e uma data limite para pedir, que seja o suficiente para dar conta da produção. E que tal experimentar um cardápio digital para a Páscoa e gerir os pedidos todos de um mesmo lugar, talvez até sem gastar nada a mais por isso?
  • Acerte no preço: precificar produtos costuma ser uma das partes mais complicadas de todo o planejamento. Se a sua produção é artesanal, o caminho mais simples é definir quanto custa para produzir cada produto do seu cardápio de Páscoa, somando insumos, seu tempo de trabalho e despesas fixas, além de uma boa margem de lucro (igual ou acima de 20%, pelo menos).

 

Chegue no valor final para, por fim, dar aquela espiadinha na concorrência e comparar.

Se seus preços estão muito abaixo da média, pode ser que alguma despesa possa ser esquecida na conta. Se estão muito acima, você pode estar exagerando em algum ponto. Verifique – mas depois de terminar a leitura, porque agora vêm algumas dicas valiosas!

9 ideias criativas para fazer na sua campanha de Páscoa 

Quer arrasar nas promoções de Páscoa? Decore o cenário das fotos, insira itens únicos no seu cardápio, realize sorteios, dê descontos ou brindes para quem mais interagir com a sua marca, crie um concurso, envie brindes nas compras grandes, desenvolva produtos para pessoas com restrições alimentares e reforce o catálogo de opções para as crianças.

1. Decore o seu cenário 

Se você tem uma loja física e quer atrair o máximo de público para lá, uma das melhores dicas envolve investir em decoração para a Páscoa. Coelhos de pelúcia, guirlandas, enfeites coloridos, ovinhos espalhados, pegadas de coelho pelo chão… A criatividade é que manda!

E, se você vai operar apenas através do delivery nesta Páscoa, a dica vale para o cenário das suas fotos! Utilize cartolinas coloridas, patinhas de coelho feitas em EVA, gotas de chocolate e crie um fundo bem legal para fazer uma sessão de fotos com seus produtos e divulgá-lo no seu cardápio. 

Nada como imagens atrativas e temáticas para chamar a atenção da galera!

2. Inclua itens únicos no seu cardápio

Outro atrativo muito importante para a Páscoa é desenvolver itens que seus clientes não vão encontrar em nenhum outro lugar. Podem ser chocolates importados ou até uma receita especial, com um ingrediente sazonal, a exemplo de uma trufa feita com uma fruta típica da sua região ou um ovo recheado com um ingrediente diferenciado.

Chame atenção para a qualidade e exclusividade desse item quando os clientes chegarem na loja, fazendo também muita propaganda deles nas redes sociais e também no seu cardápio digital para confeitaria que, aliás, também pode ser único e personalizado, saltando aos olhos da freguesia.

3. Realize sorteios

Quem não gosta de ganhar presentes? Ainda mais no período da Páscoa, quando esse presente provavelmente envolve chocolate! Apesar de simples, um sorteio costuma ser bem aceito e dá bons resultados, não só financeiros, mas também em forma de visibilidade.

A ideia é distribuir cupons para quem comprar na sua doceria e fazer um sorteio com vários prêmios. Comece com os ovos mais básicos, bolos, tortas e vá até uma cesta cheia de produtos, desde que você não saia no prejuízo, claro.

Assim, todos vão ter mais chances de ganhar e o interesse em comprar na sua loja vai aumentar, ainda mais se tiverem que escolher entre outra loja que não está fazendo nenhuma promoção.

4. Dê descontos ou brindes para quem mais interagir com a marca

Imagina receber, durante o período da Páscoa, mimos por simplesmente interagir com uma marca nas redes sociais? Anote os @s de quem mais deixar comentários nos seus posts ou que mais mandarem mensagens para você e envie “mimos” para quem ajuda a sua marca a ter mais visibilidade. 

Essa é uma maneira de chamar bastante atenção das pessoas que seguem seus consumidores mais fiéis nas redes sociais, mas que ainda não fizeram um pedido na sua loja. 

Na hora de enviar o doce, lembre-se apenas de colocar um bilhetinho agradecendo o consumidor por estar sempre presente e fazer parte da sua história (e da sua Páscoa!). Quem sabe oferecer um cupom de desconto que possa ser compartilhado com os seguidores dele também não seja uma má ideia. Vale testar!

5. Crie um concurso

Outra ideia para gerar conteúdo nas redes sociais é criar um concurso de Páscoa valendo um prêmio bem açucarado. Quanto mais interessante for a premiação, mais pessoas vão querer participar.

Peça à galera para enviar fotos, vídeos, desenhos, poemas… Algo relacionado à data. Depois, selecione os melhores envios e abra uma votação no próprio perfil da sua doceria nas redes sociais, para que os internautas decidam quem merece o prêmio, trazendo engajamento e visibilidade para o seu negócio. Um bom nome para essa campanha é “Minha Páscoa mais doce com a [nome da sua loja]”! 

Só não esqueça de estabelecer bem as regras antes de divulgar, tanto de quem pode participar quanto de como os finalistas serão avaliados.

6. Envie brindes nas compras grandes

E quando a família inteira vem fazer compras? Cabe dar um presentinho, não é? Pense no que dar para quem desembolsa um valor um pouco maior na sua doceria nessa época.

Você pode se organizar criando algumas faixas de preço para brindes diferentes. Quem comprou acima de R$ 200 leva um mini ovo de colher, quem gastou mais de R$ 300 leva uma cesta de vime com a encomenda e por aí vai. Só tenha cuidado com o estoque desses brindes, para que ninguém se sinta lesado de comprar e não ganhar nada. 

Essa campanha é bastante eficaz em trazer aqueles clientes que normalmente fazem compras grandes no período de Páscoa, já que eles verão uma vantagem ainda maior ao comprar na sua loja e não na concorrência. 

7. Desenvolva produtos para pessoas com restrições alimentares

Existe uma parcela grande da população com restrições alimentares, seja por questões de saúde ou por estilos de vida diversos, só que isso não quer dizer que elas não possam aproveitar a Páscoa.

Criar receitas sem leite, glúten ou produtos de origem animal é uma ótima oportunidade de chamar atenção desse público, que tem opções limitadas – ainda mais nesse período!

Você pode acabar encontrando, inclusive, um nicho para investir durante o ano inteiro, com consumidores que não se importam de pagar um pouquinho a mais pelos seus produtos.

8. Ofereça descontos para quem pedir por delivery

Se seu negócio já trabalha com entregas e você quer fazer uma campanha de Páscoa para aumentar as vendas do delivery, o caminho é oferecer aquele cupom de desconto para quem pedir por esse canal.

Outra alternativa é a criação de combos de produtos, seja para um café da manhã ou da tarde, exclusivos para a entrega. Só não esqueça de se programar e organizar bem os pedidos por entrega, ou o que foi planejado para trazer lucro pode virar uma dor de cabeça!

9. Reforce as opções voltadas às crianças

Não adianta: boa parte do chocolate produzido na Páscoa é destinado à barriguinha dos pequenos, por isso, investir em opções voltadas a esse público é extremamente importante na data.

Disponibilize, em seu cardápio, opções de cestas “semiprontas”, com as cascas dos ovos e alguns recheios para que a criançada possa decorar o próprio chocolate ou mesmo bolachinhas com tubos de glacê colorido para os mini confeiteiros. 

Assim, as crianças se divertem e ainda apreciam um ovo feito e decorado por elas mesmas. Legal, né? E legal também é a lista de ideias extras que vem no próximo tópico. Segue o fio.

8 melhores ideias de produtos para vender mais na Páscoa

Se engana quem pensa que só os ovos fazem sucesso nesta época do ano: dá para vender muitas outras doçuras que também conversam com o tema da Páscoa. Confira!

  1. Biscoitos decorados: são uma febre principalmente no natal, mas vendem bem na Páscoa também, basta mudar o formato da massa para coelhinhos e ovinhos e caprichar nos desenhos e decorações.
  2. Cupcakes: invista nos pequenos bolinhos com muita cobertura. Na Páscoa, você pode decorá-los usando mini ovinhos, cenourinhas de pasta americana e coelhinhos de chocolate.
  3. Colomba pascal: o pão doce artesanal que faz parte da tradição de natal europeia tem origem na Itália, mas dá para criar variações da receita original e até fazer outros pães artesanais para incrementar suas ofertas.
  4. Bolos e tortas: na Páscoa, não pode faltar aquele café da tarde do domingo com a família reunida, e nada melhor nesse dia do que uma torta para acompanhar – se ela for uma especial e exclusiva da data, então…
  5. Ovos de colher: os ovos de Páscoa de mercado já não são novidade, e muitas pessoas preferem outras opções feitas à mão e com uma variedade maior de sabores, por isso, invista nas cascas de chocolate recheadas com bastante brigadeiro e toppings diferenciados, afinal, Páscoa tem que ter ovo de chocolate!
  6. Cestas personalizadas: oferecer cestas completas para um café em família é outra maneira de se diferenciar da concorrência. Dá, inclusive, para criar opções com várias faixas de preço, atingindo um público maior.
  7. Trufas e bombons especiais: quem já vende doces nessa época precisa aproveitar para personalizar as opções ao máximo, criando formatos e sabores que celebrem a data, e as trufas e bombons de sabores diversos podem ajudar nesse sentido.
  8. Kit “faça você mesmo”: sucesso garantido com as crianças, uma caixa com a casca de chocolate e várias decorações comestíveis para que a própria criançada decore é outro produto que faz muito sucesso.
 

Que beleza! Com o cardápio definido, só vai faltar algumas ações de marketing para espalhar para a galera que seus doces estão disponíveis para fazer o feriado deles mais doce! 

Como fazer propaganda de Páscoa?

Para garantir que sua propaganda atinja potenciais clientes na Páscoa, você precisa, antes de tudo, definir seu público-alvo, pensando em quem vai comprar – e não necessariamente quem vai consumir. Isso porque, por exemplo, mesmo que as crianças sejam as maiores fãs de chocolate nessa época, quem vai gerar o lucro para você são os familiares delas.

Outro item a considerar são os veículos de marketing a serem utilizados: existem várias opções, mas, sem dúvidas, as redes sociais são as mais indicadas, principalmente para quem está começando a empreender.

Uma boa dica é começar pelo Instagram! Por ser fácil de criar um perfil profissional e ter várias ferramentas disponíveis para editar o conteúdo, essa rede social é uma das mais utilizadas tanto por quem vende quanto por quem compra.

Lá, você pode postar:

  • vídeos e fotos dos seus produtos;
  • tutoriais e dicas de como fazer ovos em casa;
  • pequenos vlogs do preparo dos produtos;
  • receitas;
  • suas promoções;
  • curiosidades e informações sobre a Páscoa;
  • feedbacks positivos de clientes que encomendaram seus doces;
  • enquetes criativas com perguntas relacionadas à data; e
  • mensagens temáticas desejando Feliz Páscoa.
 

Use essa listinha como uma inspiração para criar posts para o Facebook e o TikTok se o seu público-alvo marcar presença nessas outras plataformas também, e tente sempre fazer diferente do que os outros estão fazendo. A inovação é o que mais destaca um produto.

Depois de escolher onde você vai divulgar seu menu temático, comece a desenvolver algumas artes sempre levando em consideração a identidade visual da sua loja.

Em paralelo, mais uma vez (não custa reforçar!), tenha a tecnologia como aliada contando com um menu digital no qual você possa apresentar descrições completissimas e preços para os consumidores, além de receber os pedidos e até pagamentos em Pix.

Pronto! Você tem tudo que o precisa para dar uma ajudinha ao coelhinho e trazer não só um, dois ou três ovos, mas vários e vários (e lucrar com isso)! Feliz Páscoa!

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