Quer aumentar as vendas na hora do almoço? Confira essas dicas

Para muita gente, o almoço é uma pausa para um respiro. Como o seu restaurante se diferencia dos outros e como você vende mais pensando nisso? Entenda!

Por Redação Goomer 05 de Agosto de 2021 - Atualizado em 23 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Quer aumentar as vendas na hora do almoço? Confira essas dicas

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Para a maioria dos trabalhadores, o almoço é um período especial no dia - uma chance de fazer uma pausa no meio do dia de trabalho. 

E agora, que estamos saindo de um longo período durante o qual a maioria ficou em casa nesse horário, é o momento perfeito para os restaurantes serem criativos para reconquistar os clientes e aumentar as vendas na hora do almoço. 

Vamos começar com as boas notícias: as vendas de restaurantes estão crescendo novamente. 

Os consumidores estão ansiosos para se presentear com coisas novas, e um almoço em restaurante pode desempenhar um papel fundamental. 

Por exemplo, pessoas que trabalham juntas e que podem não ter passado muito tempo pessoalmente, estão ansiosas para voltar ao local de trabalho e aos seus locais favoritos para almoçar.

Atrair pessoas ao seu restaurante na hora do almoço também pode ter um impacto significativo na receita. 

Os consumidores brasileiros são famosos por prestar atenção em que acontece ao seu redor. Se eles começarem a ver um aumento na atividade do seu restaurante, com certeza ficarão curiosos para saber o que estão perdendo.  

Então, a verdadeira questão é: como seu restaurante pode construir uma base de fãs da hora do almoço? Unimos uma lista de dicas para te ajudar a aumentar suas vendas.

Conheça seus clientes

Se você deseja aumentar as vendas do seu almoço, o primeiro passo é conhecer seus clientes do horário de almoço, para que possa atender de forma eficaz às suas necessidades. 

A maioria deles mora fora do bairro e só visitam durante a semana para trabalhar? Se for esse o caso, você pode precisar fazer esforços extras para apelar a eles.

Quem sabe enfeitando sua aparência externa na calçada e colocando seu menu onde eles possam lê-lo facilmente, como na calçada. 

Outra questão: seus clientes, nesse horário, tendem a almoçar em grupos ou são, em sua maioria, sozinhos? Isso pode afetar a configuração dos assentos. Por exemplo, você pode criar espaços onde os clientes que almoçam sozinhos não se sintam constrangidos. 

Por mais que seja possível, recomendamos personalizar suas ofertas de almoço de acordo com o seu público-alvo.

Seja criativo com seus almoços 

Uma maneira infalível de atrair o público do meio-dia é criando descontos ou promoções que economizam dinheiro. 

Uma oferta compre um, ganhe outro, geralmente é eficaz para fazer com que um cliente regular atraia um novo cliente em potencial. 

Além disso, ofertas especiais para grupos - como um almoço para seis pessoas - podem despertar o interesse e aumentar os lucros.

Um cardápio com preços fixos torna um bom almoço especial devido à sua conveniência e simplicidade

Oferecer opções simplificadas para os clientes, poderá permitir que a equipe da cozinha concentre sua atenção na preparação de menos itens durante o serviço de almoço.

Muitos clientes se conscientizaram da importância de consumir alimentos nutritivos ao meio-dia para obter o máximo de produtividade. 

Se o seu restaurante está localizado perto de uma academia ou estúdio de ioga, você pode oferecer almoços especiais “hora da energia”, com proteínas extras ou reforços de vitaminas, por exemplo.

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Divulgar é essencial

Não importa quantas ideias inteligentes e pratos especiais de almoço o seu restaurante tenha, se ninguém souber sobre eles. 

Se você está em posição de investir em alguma publicidade, uma campanha paga direcionada por região pode ajudar a espalhar sua marca para clientes em potencial. 

Mas, na verdade, você não precisa gastar dinheiro para divulgar os seus pratos especiais de almoço. 

Felizmente, plataformas como Instagram e Facebook facilitam a postagem de fotos de seus pratos mais saborosos. 

Mostre sua comida, seus pratos especiais, seu restaurante e seus clientes satisfeitos em todos os seus canais sociais. 

Ainda há outras maneiras de divulgar seus pratos especiais de almoço. Você pode divulgar seu estabelecimento nos locais de trabalho, com panfletos, por exemplo. 

Você nunca sabe qual canal funcionará com um cliente específico, por isso é bom cobrir todas as bases e causar uma boa impressão em todos os lugares possíveis.

Preocupações pensando na pós-pandemia

Especialmente durante os meses mais quentes do verão, a oportunidade de comer fora pode dar um apelo adicional ao almoçar no restaurante - e pode ajudar a aliviar quaisquer preocupações pós-pandemia para os clientes também. 

O ar fresco e o sol adicionam outra camada de diversão a toda a experiência gastronômica.

Considere colocar mesas na calçada se você ainda não tiver uma área de pátio ao ar livre. Realizar uma refeição ao ar livre é ótimo para observar as pessoas e é uma maneira inteligente de aumentar seus resultados financeiros. 

Os assentos adicionais aumentam a capacidade do restaurante, permitindo atender mais clientes e vender mais comida. 

Invista no delivery

Não importa o quão atraente seja o almoço no seu restaurante, sempre há aquelas pessoas que simplesmente não querem sair do escritório.

Elas podem estar presas em uma reunião ou apenas tentando fazer seu trabalho o mais rápido possível . 

Para maximizar suas vendas de almoço, não importa onde seus clientes optem por comer, apenas certifique-se de ter serviços de entrega.

Isso vai permitir que você adicione a entrega on-line e ou a retirada em seu próprio estabelecimento.

Já para operações mais suaves e fluxos de trabalho mais previsíveis, incentive seus clientes a agendar seus pedidos e fazer pedidos com antecedência. Dessa forma, você pode evitar erros nos pedidos e longas filas.

Como solução, a Goomer possui uma plataforma dedicada ao delivery: o GoomerGo. Esta ferramenta, que pode ser gratuita ou paga, possibilita as vendas online e centralizadas via WhatsApp.

Se antes os clientes tinham que ligar no estabelecimento ou entrar em sites e redes sociais, isso mudou.

Agora, para ver o cardápio do seu restaurante, eles recebem um link exclusivo do cardápio digital assim que entram em contato pelo WhatsApp.

Tudo certo para aumentar suas vendas?

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