Como adequar o meu cardápio à proposta de valor do meu restaurante?

O match entre cardápio e restaurante PRECISA existir! Já que o sucesso de um depende do sucesso de outro, veja agora como adequar o seu menu.

Por Redação Goomer 20 de Julho de 2015 - Atualizado em 01 de Novembro de 2024 3 min. de leitura
Como adequar o meu cardápio à proposta de valor do meu restaurante?

Compartilhe:

Adequar o preço de pratos oferecidos no cardápio do seu restaurante é uma tarefa que exige cautela e bastante atenção, para trabalhar com valores atrativos para a clientela, mas que também sejam capazes de resultar em bom retorno financeiro para o estabelecimento. No artigo de hoje você vai aprender a adequar o seu cardápio à proposta de valor do seu restaurante com a ajuda de algumas dicas. Confira logo abaixo!

Organize um planejamento de pratos

Para estabelecer o custo de um prato que vai ser desenvolvido por seu restaurante é preciso elaborar uma ficha técnica para cada receita que é feita no local. A ficha técnica ajuda a definir a quantidade de cada ingrediente que é usado, facilitando a estimativa dos gastos para cada prato e o tempo de preparo demandado por essa técnica.

Com esse planejamento é possível estabelecer um preço que seja adequado à proposta do restaurante.

O custo da mão de obra reflete no prato

O valor de um prato não é elaborado somente com o investimento feito nos ingredientes: ele também reflete o trabalho da mão de obra que foi utilizada na sua produção. Quanto mais sofisticado é o talento do chef, ou do auxiliar de cozinha que elaborou aquela receita, maior poderá ser o valor do prato no cardápio. Se o responsável pela produção do prato é reconhecido como um especialista no tipo de culinária que você oferece no restaurante, os valores poderão ser ainda maiores.

Investigue a procura por pratos oferecidos no seu restaurante e procure saber avaliações sobre o trabalho de sua equipe, para valorizar o preço que será cobrado no seu cardápio.

Cardápios sofisticados e boas imagens ajudam a definir valor

Quando o prato é bem apresentado em um cardápio, é possível que o cliente aceite gastar uma quantia maior para saborear a receita. Por isso, uma maneira de adequar seu cardápio à proposta de valor do restaurante é também saber apresentar suas opções ao cliente. Muitos empreendimentos modernos têm contado com a ajuda do cardápio eletrônico para trabalhar melhor design e cores na hora de apresentar suas melhores receitas.

Apresentação do prato é um dos fatores definitivos

A maneira como o prato é servido ao cliente também pode ser um diferencial no preço que você irá cobrar pela receita. Lembre-se de que boa parte do processo de satisfação ao se alimentar também envolve outros sentidos, como a visão e o olfato, por isso é importante garantir que as receitas oferecidas no seu restaurante tenham sempre uma bonita apresentação e um cheiro irresistível.

A qualidade do serviço também conta

Você sabia que a qualidade do serviço prestado por toda a sua equipe pode influenciar no preço que você cobra no seu cardápio? Clientes aceitam pagar mais quando toda a sua experiência no restaurante, desde o atendimento do garçom, até a hora do pagamento, é tranquila e bem executada.

Por isso, garanta que a sua equipe seja preparada e pronta para poder atender o seu cliente da melhor maneira possível, afinal, quanto mais sofisticado for o seu atendimento ao cliente, melhores poderão ser os valores trabalhados no cardápio para você.

Prestar atenção nesses detalhes pode ajudar você a adequar melhor o seu cardápio a proposta de valor do seu restaurante. Como você trabalha os preços no seu empreendimento? Compartilhe conosco a sua experiência!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos