Contratar um garçom para trabalhar em seu restaurante é muito mais do que ter alguém para servir as mesas e anotar os pedidos. Por isso, alguns cuidados são necessários antes da contratação. Além dessas funções, um garçom é responsável pela recepção de todos os clientes, sendo uma peça- chave para o sucesso do restaurante.
Qualquer garçom eficiente saberá responder dúvidas sobre o cardápio, além de ter conhecimentos culinários para fazer indicações e dicas de harmonizações. Para o cliente, ser bem atendido e encontrar sua mesa devidamente organizada, é um fator decisivo, somente assim, ele continuará frequentando o restaurante.
Por isso, confira 7 perguntas para fazer antes da contratação deste profissional:
O garçom destacou-se no processo seletivo?
Muitos restaurantes apenas contratam funcionários através de processos seletivos. Essas avaliações são importantes para conhecer bem os candidatos, assim como analisá-los em testes, provas práticas e exames comportamentais. Por esse motivo, antes de selecionar o melhor garçom, questione-se se ele alcançou boas notas do processo seletivo e seu perfil está apto para as atividades do restaurante.
O candidato possui experiência na área?
Em situações onde o restaurante precisa contratar um garçom com urgência, é fundamental que ele tenha experiência na área. Desse modo, ele pode se adaptar mais facilmente à rotina do restaurante, além de aprender mais rápido sobre o cardápio, recepção, forma de atendimento, etc.
O garçom possui conhecimento culinário?
Qualquer pessoa que trabalha em um restaurante precisa conhecer, no mínimo, um pouco sobre o universo da gastronomia. Esse conhecimento é fundamental para orientar os clientes e até mesmo dar dicas sobre o menu. Saber sobre a origem dos alimentos, modos de preparo e outros conteúdos é, com certeza, um diferencial para este profissional e contribuirá bastante para o sucesso do restaurante.
Este profissional é comunicativo?
Lidar com pessoas não é uma tarefa fácil, por isso, somente profissionais comunicativos conseguem exercer com excelência esse papel. Um garçom que conhece as normas mais simples de gramática e ortografia, e sabe conversar com clareza, cria um bom relacionamento com os clientes e até mesmo conquista sua simpatia. Pessoas arrogantes e que estão sempre de mal humor são desagradáveis e podem afetar a imagem do restaurante, por isso, leve isso em consideração antes da contratação.
O garçom é ágil?
A rotina de um restaurante exige garçons rápidos e eficientes. Lembre-se de que os clientes estarão com fome, normalmente têm horários limitados e precisam ser atendidos com excelência e rapidez. Essas qualidades são muito requisitadas em um ambiente culinário, sendo fundamental contratar um profissional que consiga anotar todos os pedidos, atender as mesas e entregar os pratos com perfeição, evitando queixas e reclamações posteriores.
O candidato é familiarizado com regras de etiqueta?
Tratando-se de um restaurante, todos os gestos precisam ser bem calculados. O modo de arrumar as mesas, organizar os talheres e o lado correto de servir e retirar os pratos, são conhecimentos que qualquer garçom precisa ter. Independentemente do tamanho do seu restaurante, contrate sempre pessoas que possam oferecer um atendimento de 5 estrelas. Não se esqueça que os clientes sempre reconhecem esses gestos.
O garçom tem controle emocional?
Controlar as emoções é uma qualidade extremamente necessária em qualquer local de trabalho. Por esse motivo, é ideal contratar um garçom que consiga lidar com pressões do dia a dia, restaurante lotado, clientes chamando a todo o momento, atrasos com o prato, reclamações, etc.
Para facilitar sua contratação, faça testes de controle emocional nos processos seletivos, desse modo, você garante que seu restaurante seja representado por um excelente profissional.
Agora que você já sabe quais são as perguntas que precisam ser feitas antes de contratar um garçom em seu restaurante, monte seu processo seletivo e contrate o melhor profissional. Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário em nosso artigo!
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