4 dicas para potencializar a experiência do cliente no seu restaurante

Faça diferente da concorrência: adote procedimentos para potencializar a experiência do cliente do seu restaurante. Comece hoje mesmo!

Por Redação Goomer 16 de Outubro de 2015 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 3 min. de leitura
4 dicas para potencializar a experiência do cliente no seu restaurante

Em qualquer restaurante, não há dúvidas de que a comida é o principal — afinal, é ela que orienta nossa escolha quando saímos para comer, não é? Mas também há outros aspectos que podem fazer toda a diferença na experiência do cliente.

Por mais saborosa que seja a refeição, é difícil sair satisfeito quando há, por exemplo, erros nos pedidos, demora no atendimento e até uma música que não condiz com o público e o ambiente do estabelecimento. Pensando nisso, resolvemos compartilhar com você hoje algumas dicas para transformar a ida no seu restaurante em uma das melhores vivências para o freguês! Veja como:

Crie o ambiente perfeito

Os cinco sentidos estão muito bem relacionados no corpo humano, e por mais gostosa que seja a comida do seu restaurante, vai ficar impossível apreciá-la da mesma maneira se o restante das sensações experimentadas ali for desagradável. Pense no que o freguês quer fazer no seu estabelecimento para entender como ambientá-lo do jeito certo:

  • Seu restaurante é um lugar para celebrar em família? Então conte com mesas grandes e confortáveis para acomodar a todos.
  • O objetivo é descontrair-se com os amigos e curtir o happy hour? Nesse caso, um ambiente mais jovem, com luzes baixas, música pop e cartazes engraçados pode ser mais adequado.
  • Você tem um café onde os clientes gostam de ir para relaxar, trabalhar no laptop e até ler? Garanta Wi-Fi gratuita para todos, músicas calmas, boa iluminação e poltronas confortáveis.

Promova interações entre o estabelecimento e o cliente

Interagir com o restaurante é algo que ajuda muito a criar vínculos entre o cliente e o estabelecimento, sabia disso? E não estamos falando só da conversa fiada com os garçons ou o proprietário. Até coisinhas pequenas, como pegar um daqueles cartões distribuídos próximo aos banheiros ou jogar jogo da velha nos guardanapos pode ajudar a melhorar a experiência do cliente.

Sendo assim, por que não criar formas de incentivar esse tipo de interação? Algumas ideias são, por exemplo, usar jogos americanos descartáveis que tragam sempre uma informação ou brincadeira diferente; deixar à vista livros e jogos de tabuleiro para que os clientes se divirtam enquanto comem ou esperam pelo seu pedido; ou montar um quadro ou cartaz onde cada um pode deixar um recadinho!

Garanta o melhor atendimento

O atendimento é outro ponto que pode afetar imensamente a experiência do cliente — positiva ou negativamente. Independentemente da qualidade e sabor da comida, a simpatia dos garçons pode conquistar com um sorriso, enquanto, por outro lado, qualquer atraso ou erro de cobrança pode marcar o seu restaurante de um jeito nada legal na mente do consumidor.

Então saiba otimizar o seu atendimento oferecendo treinamentos regulares aos atendentes, cuidando da motivação dos garçons e até mesmo usando serviços tecnológicos para facilitar o processo e criar um diferencial único, como um cardápio interativo!

Busque e use o feedback da experiência do cliente

Por último, não se esqueça de que, no final das contas, todo esse trabalho é feito para o cliente, por isso não deixe de perguntar, interagir e conversar com ele para verificar se o restaurante está mesmo no caminho certo e o que mais pode ser melhorado.

Saber ouvir o freguês e usar esse feedback a seu favor é essencial para o sucesso de qualquer negócio!

Viu como é importante cuidar de todos os aspectos do seu restaurante para garantir a melhor experiência possível aos clientes? Comente contando o que você já faz no seu estabelecimento para ganhar a satisfação do freguês, queremos conhecer as suas ideias e dicas!

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