Goomer + Whatsapp: a combinação certa para os restaurantes

Goomer + Whatsapp: a combinação certa para os restaurantes

Um plano de marketing bem preparado é crucial para as pessoas que coordenam ou gerenciam um restaurante. E dentro dessa estratégia não se pode esquecer dos aplicativos de mensagens. Por isso, neste artigo vamos apresentar ideias para usar o Whatsapp para restaurantes, em conjunto com as soluções da Goomer.

Adotar uma maneira de usar ferramentas como o Whatsapp ou Telegram poderá aumentar sua taxa de conversão em mais de 50%.

Muitos estabelecimentos fazem o seguinte: dá uma olhada na concorrência e fazem melhor. Mas prestar a atenção na concorrência nem sempre é fácil, por isso, mostraremos como alguns restaurantes estão usando essa ferramenta.

Como usar o Whatsapp para restaurantes?

Não é novidade que o usuário médio verifica o WhatsApp diversas vezes por dia e muitos consumidores estão mais propensos a comprar de empresas com as quais interagem em seus canais digitais, como o WhatsApp. 

Está cada vez mais claro que os clientes estão cada vez menos realizando ligações, preferindo pelo chat. Contudo, ainda assim, é preciso ter um cuidado com os consumidores que entrarem em contato por meio desse canal.

Fechar as vendas através do Whatsapp para os restaurantes, vai necessitar a integração com uma solução que possua entre as funcionalidades um CRM. Isso porque, o(a) dono(a) do restaurante passará a ter benefícios que não encontrará usando apenas o Whatsapp Business.

Com as soluções em cardápio digital da Goomer, do plano grátis ao Profissional, você passa a ter integração direta ao Whatsapp. Mas vamos falar disso já já.

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Cliente entrou em contato pelo Whatsapp. E agora?

Antes de tudo é preciso criar um número corporativo para o seu negócio. Isso porque caso use um número pessoal, pode ser que a pessoa dona do número pode sair do seu negócio e como ficam os clientes? Por este motivo, certifique-se de definir um número para o restaurante.

E agora, com seu número corporativo, vamos falar como lidar com seus clientes.

Personalize suas mensagens

Se você automatizar suas mensagens é importante manter uma linguagem natural, humana. Ou seja, seria evitar que seus clientes vejam suas conversas e pensem "é um robô". Para que isso não aconteça, adicione frases coloquiais, emojis, gifs ou com cuidado, um toque de humor as suas conversas.

Nada de promoções fora de hora

Evite enviar mensagens genéricas ou promoções invasivas. No caso, não transmita textos que possam parecer spam para quem for ler.

Descubra as origens e use-as nas mensagens

É importante que seu negócio leve em consideração a origem de seus clientes para que possa personalizar uma saudação adequada.

Um exemplo: você faz uma campanha paga no Facebook ou no Instagram, e partir daí, você entrará em contato lembrando-o(a) a origem de onde surgiu o cadastro ou o interesse. "Olá, como vai? Vimos que tem interesse em adquirir nosso desconto que mostramos no Facebook, certo?".

E como a integração do Whatsapp para restaurantes funciona na Goomer?

Chegou a hora da mágica, dos benefícios que vão da sua experiência como pessoa que coordena ou gerencia um restaurante, aos consumidores que terão como fazer pedidos em poucos instantes.

Com as soluções da Goomer, seu restaurante passa a ter todos os pedidos em um só lugar. Ou seja, mais fácil para gerenciar e visualizar as suas vendas através dos cardápios digitais.

Além do que, passa a oferecer ao cliente a chance de enviar o pedido direto do Whatsapp para os restaurantes. Com isso, a mensagem do pedido já chega pronta e é só ele clicar em enviar, iniciando uma conversa automaticamente com seu restaurante.

Como fazer um cardápio digital Goomer em 5 passos

Para criar o cardápio de restaurante online sem qualquer custo, siga esses passos:

  1. Inscreva-se gratuitamente na solução para delivery e crie sua conta;
  2. Preencha as informações mínimas sobre o seu negócio;
  3. Aproveite para personalizar o seu design, selecionando as cores relacionadas a sua marca;
  4. Insira as imagens e descrições dos produtos;
  5. Salve as alterações e comece a vender online, pelo seu link exclusivo.
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Veja detalhadamente cada etapa, para não ter dúvidas:

1 – Crie sua conta na solução para delivery (antigo GoomerGo)

solução para delivery é o novo GoomerGo que permite a criação do cardápio de restaurante online. A versão digital do cardápio é hospedada direto na plataforma e pode ser editada facilmente a qualquer momento. Por se tratar de uma tecnologia altamente intuitiva, não é preciso ter nenhuma experiência prévia.

Ou seja, tudo é feito online facilitando a edição e trazendo mais rapidez a um processo que antes acontecia apenas offline e era muito mais caro e demorado.

2 – Preencha as informações mínimas sobre o seu negócio

O primeiro passo é inserir o nome do seu restaurante (normalmente é utilizado o nome mais simples ou fantasia, ou seja, aquele pelo qual os clientes vão conseguir reconhecer rapidamente).

Depois, selecione a especialidade: pelo qual tipo de culinária seu restaurante é conhecido? Seu negócio é melhor no que?

Por isso, informe também o endereço ou marque a opção delivery. Se preferir uma descrição resumida. Essas informações vão aparecer na página inicial do cardápio digital da sua confeitaria.

Outra informação essencial é o horário de atendimento. Com isso, seus clientes podem saber as faixas de horário de atendimento em cada operação.

3 – Personalize o design do seu cardápio digital para confeitaria

Com a solução para delivery você pode customizar o seu cardápio, identificando seu negócio com o logotipo e cores. Assim, ao acessar o seu cardápio os clientes vão saber que estão de fato comprando do seu estabelecimento.

Seu cardápio ganhará um link exclusivo, com o nome do seu negócio – que também é uma maneira dos clientes conseguirem identificar facilmente.

4 – Insira as imagens e descrições dos produtos

Um dos pontos altos dos cardápios que mais vendem é, sem dúvida, as imagens. As imagens são responsáveis por despertar o desejo pelos pratos ou sobremesas. Além disso, é cientificamente comprovado que as pessoas preferem ver o que estão adquirindo – especialmente nos pedidos do delivery.

Então, hora de caprichar nas fotos e descrições dos seus produtos. Insira os preços e informações sobre combos ou promoções exclusivas.

5 – Comece a vender online

Depois de editar seu cardápio, você já pode começar a vender online pelo seu link exclusivo. Veja as dicas exclusivas de como e onde divulgar o seu link, para gerar mais vendas.

Apesar de ser um cardápio de restaurante online, seu novo cardápio pode ser utilizado para as vendas dentro do restaurante ou nos pedidos para entrega. Como? Com a solução em QR Code (antigo Goomer Na Loja), os clientes acessam o cardápio via QR Code e podem pedir, sem intermédio de um garçom.

Os pedidos para entrega são recebidos via WhatsApp já pré-formatos. No caso das vendas in-store, os pedidos são centralizados direto no painel de vendas, por onde é possível acompanhar todo o movimento do salão ou vendas no delivery.

E ainda não é um(a) parceiro(a) da Goomer? Então é hora de mostrar seu restaurante, com seu próprio sistema de pedidos online, sem taxas. Conheça nossos planos e leve inovação ao seu estabelecimento!

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Somos especialistas em soluções digitais para os restaurantes.

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