O que seria um sommelier de vinhos e o que fazem?

O sommelier é a pessoa que cuida do vinho. Mas será que é só isso? Descubra tudo o que faz esse profissional nos restaurantes.

Por Redação Goomer 09 de Fevereiro de 2022 - Atualizado em 18 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
O que seria um sommelier de vinhos e o que fazem?

Compartilhe:

Há muitos trabalhos ligados ao vinho. Vinicultores, varejistas, críticos de vinho, blogueiros de vinho. Todas essas profissões exigem um nível significativo de conhecimento do vinho. Mas há uma posição que pode ser ainda mais exigente: o trabalho de sommelier.

Um sommelier é um profissional de vinho treinado com profundo conhecimento sobre uvas e vinhos. Os sommeliers sabem identificar as características e a origem de um vinho, como armazená-lo e como combiná-lo com a comida. Eles costumam trabalhar em hotéis e restaurantes de alta classe, por isso são especialistas em hospitalidade e atendimento ao cliente.

Para entender o trabalho de um sommelier em toda a sua extensão, vamos mostrar todos os detalhes das responsabilidades e os requisitos.

Qual o significado da palavra 'sommelier'?

Sommelier significa garçom de vinho. Contudo, o trabalho realmente inclui muitos mais deveres. Uma tradução mais precisa pode ser cellarmaster, que se refere a uma adega.

O termo surgiu da língua francesa, ou mais precisamente do francês médio. Esta versão foi falada do século XIV ao início do século XVII. A palavra do francês médio “soumelier” descrevia um funcionário encarregado de manusear e transportar suprimentos na propriedade de um nobre. No século XVII, o significado do termo foi estendido a todas as pessoas que administravam as despensas e adegas em residências particulares.

Desde o século XIX até os dias atuais, o termo “sommelier” tem sido usado para profissionais de vinho do sexo masculino com todas as responsabilidades que vamos discutir. As profissionais femininas são chamadas de “sommelière”.

Como este cargo não é protegido, qualquer pessoa pode usá-lo, independentemente da educação ou experiência de trabalho. E nos últimos anos, surgiram muitos cargos semelhantes para outras categorias de bebidas, como:

  • Cerveja
  • Uísque
  • Vodka
  • Café
  • Azeite
zachariah-hagy-9nGnd9o-DJM-unsplash-1024x683.jpg

O que faz um sommelier?

Um sommelier tem várias tarefas e todas estão ligadas ao vinho. Entre elas estão:

  • Construção da carta de vinhos
  • Criando combinações de comida e vinho
  • Gestão do portefólio de vinhos
  • Acompanhamento dos aspectos financeiros
  • Aconselhamento
  • Funcionários em treino
  • Eventos de vinhos
  • Publicação sobre vinho

Construindo a carta de vinhos

Uma das tarefas mais críticas dos sommeliers é criar a carta de vinhos de um restaurante (ou hotel). Eles tentam encontrar e comprar vinhos que correspondam às preferências de seus clientes. e dependendo da variedade de convidados, pode ser um desafio combinar os diferentes gostos e orçamentos. 

Para dominar esta tarefa, um sommelier trabalha com produtores de vinho, participa de exposições de vinhos e eventos semelhantes para conhecer novos vinhos e as últimas safras.

Criando combinações de comida e vinho

Para encontrar os vinhos certos, um sommelier também precisa trabalhar com chefs e funcionários da cozinha. Juntos, eles discutem o cardápio e tentam criar deliciosas combinações de vinhos e comidas. Essas discussões são a base para a elaboração da carta de vinhos.

Gestão do portfólio de vinhos

Além de encontrar novos vinhos, os sommeliers gerenciam o portfólio de vinhos existente. No entanto, eles também administram a adega e garantem condições de armazenamento adequadas, como temperatura, luz e umidade ideais. Se necessário, eles separam os vinhos que não combinam mais com o local. Eles também mantêm a carta de vinhos atualizada.

Em alguns casos, os sommeliers supervisionam todas as bebidas, incluindo cervejas, destilados e bebidas não alcoólicas.

Monitoramento dos aspectos financeiros

Os aspectos financeiros da gestão de um portfólio de vinhos geralmente também fazem parte das tarefas de um sommelier. Isso inclui negociar preços de compra, monitorar os números de vendas e reavaliar os preços de venda regularmente.

Aconselhamento

Em restaurantes de alta classe, os sommeliers oferecem seus conhecimentos diretamente aos clientes. Contudo, eles pedem a escolha de comida dos comensais e suas características de vinho preferidas. Com base nesta informação, recomendam um vinho do local.

Funcionários em treino

Se os sommeliers não trabalharem diretamente com os clientes, eles são responsáveis ​​por encaminhar sua experiência em vinhos para seus colegas de trabalho. Eles ensinam os garçons como armazenar, abrir e apresentar o vinho corretamente. Além disso, eles permitem que eles aconselhem os clientes sobre as características do vinho e as melhores combinações de comida e vinho.

Eventos de vinho

Alguns restaurantes e hotéis oferecem eventos especiais, como degustações ou jantares, para educar seus clientes sobre o vinho. Claro que os sommeliers desempenham um papel importante na hospedagem desses eventos. Com seu conhecimento e experiência, eles podem criar eventos de vinho fantásticos, mesmo para convidados inexperientes.

Publicando sobre o vinho

Os sommeliers também se dedicam em publicações de conteúdo sobre vinho. Alguns têm seus próprios blogs de vinhos e outros escrevem para jornais e revistas. Eles também colaboram com outros especialistas para premiar vinhos excepcionais. 

Como se tornar um sommelier?

Sommelier não é um cargo protegido como médico ou advogado. Então, em teoria, os sommeliers não precisam atender a requisitos específicos de educação. Em vez disso, eles podem aprender tudo o que precisam saber enquanto fazem o trabalho.

No entanto, várias escolas de prestígio oferecem treinamento extensivo de sommelier. E sem visitar essas escolas, os melhores empregos da indústria hoteleira provavelmente estão fora do alcance de um candidato.

O que é preciso para ser um sommelier?

O trabalho de um sommelier requer várias habilidades:

  • Conhecimento teórico sobre uvas, vinhos, vinificação, regiões vitivinícolas, leis vitivinícolas e harmonizações entre vinho e comida.
  • Papilas gustativas treinadas e experiência prática em distinguir diferentes vinhos entre si e identificar sua origem.
  • Habilidades de comunicação e sociais para trabalhar com enólogos, chefs, garçons e clientes. A paciência também é uma habilidade valiosa ao lidar com convidados insatisfeitos ou rudes.
  • Flexibilidade e vontade de trabalhar em horário noturno, finais de semana e feriados.
  • Conhecimento básico de administração de empresas e capacidade de negociação com produtores e varejistas de vinho.

Sem dúvida, o trabalho de sommelier é uma posição emocionante para todos os amantes do vinho. Mas também é muito desafiador, pois requer muitas habilidades diferentes e amplo conhecimento de vinhos. Quando você encontrar sommeliers em restaurantes ou hotéis, tenha isso em mente. Seja gentil com eles, mas não hesite em pedir conselhos para que você possa se beneficiar de sua experiência.

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos