Sistemas de pedidos para restaurantes: conheça os 5 tipos de soluções

Sistemas de pedidos para restaurantes: conheça os 5 tipos de soluções

Para crescer e escalar as vendas sem aumentar a linha de custos, os negócios de alimentação têm investido cada vez mais em sistemas de pedidos para restaurantes.

Aqueles que têm atendimento em mesa ou os fast foods precisam ter soluções robustas, que tragam mais agilidade à operação e funcionem bem. Tanto em dias de movimento normal, quanto em dia de casa cheia. E esse parece ser um grande desafio, mas a boa notícia é que algumas tecnologias têm facilitado esse processo.

Entre as opções disponíveis, estão os sistemas de pedidos para restaurantes utilizados pelos garçons ou pelos próprios clientes, no chamado autoatendimento. Saiba mais e descubra as vantagens e desvantagens de cada modelo.

5 tipos de sistemas de pedidos para restaurantes

Tirar um pedido em uma mesa de um restaurante ou registrar a compra e o pagamento no sistema, demandam atenção e rapidez. Especialmente se o atendimento é feito por garçons ou pelos atendentes, na frente de um caixa.

É por esse motivo que as comandas em papel estão sendo rapidamente substituídas por outras soluções mais sustentáveis. Do outro lado as redes de fast food também estão reinventando suas formas de atendimento.

Conheça agora os 5 tipos de sistemas disponíveis para facilitar o pedido em seu restaurante:

Aplicativos

Os aplicativos de pedidos podem ser baixados e instalados nos dispositivos pelos próprios clientes. Além de navegar pelo cardápio é possível fazer os pedidos diretos do app. Geralmente não é preciso fazer nenhum cadastro ou criação de perfil, mas alguns estabelecimentos podem oferecer gratificações ou bônus para os clientes que se identificaram.

Vantagens: podem funcionar para pedidos locais e delivery.

Desvantagens: cada estabelecimento conta com um aplicativo e nem todos são integrados com os ERPs. O engajamento com clientes acaba sendo mais difícil também.

Cardápio digital em tablet

Com o cardápio digital quem faz o pedido é o cliente. Na prática, isso confere mais autonomia ao atendimento e mais tempo disponível para o garçom, que deixa de ser um tirador de pedidos e passa a ser um consultor de atendimento.

O pedido é enviado em tempo real para a produção e reduz o tempo entre o pedido e a espera.

Vantagens: geralmente já são integrados com os principais softwares de gestão do restaurante. Permitem o multi-atendimento com comandas individuais a partir de um único tablet.

Desvantagens: demanda investimento em equipamentos.

Comandas Eletrônicas

As comandas eletrônicas lançam o pedido direto na cozinha. Como pré-requisito para isso é necessário que o garçom tenha um PDA (Personal Digital Assistant) ou smartphone com o aplicativo instalado, caso seja um sistema de comanda mobile. O próprio garçom preenche o pedido, conforme informações ou customizações solicitadas pelo cliente.

A partir de um treinamento básico já os garçons já conseguem operar o sistema.

Vantagens: O garçom tem mais liberdade e eficiência para efetuar o pedido e os clientes contam com comandas individuais.

Desvantagens: ainda demandam a operação de um terceiro para tirar os pedidos.

Sistema de pedidos frente de caixa

As redes de fast foods têm os chamados sistemas frente de caixa ou PDVs. O cliente chega, escolhe o pedido e já efetua o pagamento diretamente para o atendente do balcão. O acompanhamento do pedido pode ser realizado via painel de senha ou comanda eletrônica.

Vantagens: disponibilidade de várias formas de pagamento instantâneo.

Desvantagens: com o restaurante cheio as filas e o tempo de espera podem aumentar muito.

Totens de Autoatendimento

O totem de autoatendimento permite que os clientes façam os pedidos e o pagamento direto no terminal, de forma simplificada. Disponíveis geralmente em locais com mais movimento, trazem dinamismo aos pedidos, sem onerar a operação.

Vantagens: maior customização dos pedidos pelos clientes e redução de filas e tempo de espera.

Desvantagens: o pagamento em dinheiro precisa ser pago direto no caixa (que, em geral, é exclusivo).

Saiba agora porque é importante ter um sistema de pedidos no seu estabelecimento. Não perca mais tempo e nem vendas.

4 motivos para usar os sistemas de pedidos para restaurantes

Ainda em dúvida se deve ou não automatizar os pedidos do seu restaurante? Separamos 4 motivos para sua avaliação.

1 - Simplifica o fluxo de trabalho

Com o salão lotado ou mesmo em um dia de operação normal, uma coisa é certa: os clientes querem ser bem atendidos. Neste sentido, os sistemas de pedidos para restaurantes são importantes aliados.

Operações integradas permitem que você atenda seu público de forma mais rápida e eficaz. Com mais tempo, os garçons podem ainda prestar um atendimento mais personalizado.

2 - Reduz erros e desperdícios

Contar com um bom sistema de pedidos auxilia na redução de erros e de comandas. Como as ações serão automatizadas as chances de erros são muito menores, mesmo quando é o cliente quem faz o pedido direto.

Pedidos certos também são sinônimo de redução de desperdícios. E isso tanto em relação ao tempo e ao retrabalho necessário, quanto em relação aos alimentos, pratos e bebidas propriamente ditos. No fim das contas, se somados os erros que passam despercebidos podem ser os grandes responsáveis pelos altos custos de um restaurante.

3 - Melhora a experiência do cliente

Ao fazer a opção por um sistema de pedidos para restaurantes, seu cliente também é beneficiado. Uma experiência positiva pode fazer com que, além de consumir mais o cliente queira voltar mais vezes.

4 - Tem o melhor custo-benefício

O uso de um sistema de pedidos para restaurantes pode se visto como um excelente investimento. Ao abrir um negócio como uma hamburgueria, por exemplo, é preciso priorizar o que é essencial para manter e fazer o restaurante crescer cada vez mais.

Não adianta ter somente um espaço legal, com móveis descolados e quadros divertidos na parede.

Então, decidido sobre o seu sistema de pedidos para restaurantes? Se ainda tiver dúvidas, fale um dos nossos consultores, sem compromisso. A Goomer tem anos de experiência no mercado e pode ajudar a encontrar e melhor solução para o seu negócio!

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