Muitos restaurantes sofrem com a rotatividade de seus funcionários, por terem que realizar novos treinamentos, integrações constantes de equipe e processos de contratação. Mas como reter sua equipe de garçons? Qual a melhor estratégia para diminuir a rotatividade de funcionários em seu restaurante? Confira nossas dicas:
Entenda o porquê da alta rotatividade
O primeiro passo para reter os garçons por mais tempo em seu restaurante é refletir sobre o que tem provocado essa alta rotatividade na equipe. Procure conversar com todos os funcionários que pedem demissão e verifique a raiz do problema: sua remuneração está abaixo da média do mercado? Há insatisfação quanto ao ambiente de trabalho? As perspectivas de crescimento na carreira em seu estabelecimento são ruins? Investigue essas e outras questões para então tomar atitudes concretas de transformação no restaurante.
Procure oferecer uma remuneração justa
Muitos funcionários acabam indo para a concorrência em razão da remuneração. E não necessariamente é apenas o salário que é maior em outro restaurante, mas também os benefícios oferecidos por outros empregadores, como bônus de produtividade, descontos, etc. Descubra se a remuneração que você oferece é menor do que a média do mercado e corrija esse problema.
Invista em treinamentos de qualificação
É importante que o funcionário se sinta valorizado no ambiente de trabalho. Investir em treinamento e na qualificação demonstra que a presença dele é essencial para o dia a dia do estabelecimento. Além disso, esses funcionários que recebem treinamentos de qualificação têm mais motivação para permanecer no emprego e fazer um trabalho melhor. Assim, ofereça cursos especiais a seus funcionários, como de palavras-chave para atendimento em inglês, cursos de vinhos etc.
Saiba implementar uma gestão horizontal
Crie um ambiente de trabalho mais horizontal, em que suas atividades de gestão também possam ser avaliadas por seus funcionários. Peça feedbacks constantes e disponibilize uma abertura de comunicação que possibilite críticas, sugestões e conversas francas entre você e seus garçons.
Dê incentivo aos funcionários com mais tempo de casa
Valorize ao máximo aqueles funcionários com maior tempo de casa, por meio de promoções e aumentos progressivos para quem já acumulou experiência e demonstrou confiabilidade no exercício das funções. Essa medida faz com que o conceito de carreira seja mais atrativo para quem trabalha em seu restaurante, gerando mais incentivos para a permanência.
Crie um ambiente de trabalho agradável
O ambiente de trabalho em um restaurante, por mais estressante e difícil que possa ser em alguns momentos do dia e da semana, precisa ser agradável de se trabalhar. Isso significa, entre outras coisas, garantir o conforto de seus garçons por meio de intervalos regulares de descanso, condições apropriadas de trabalho, uniformes confortáveis, número adequado de atendentes por mesa, um clima agradável entre os membros de sua equipe, entre outras questões.
O importante é que qualquer eventual estresse que os garçons venham a ter no dia a dia seja decorrente da atividade e dos clientes e não de sua própria equipe e ambiente de trabalho.
Com essas dicas em mãos, fica mais fácil manter um grupo de funcionários em seu restaurante! Coloque-as em prática e diminua sua rotatividade de funcionários! Aproveite também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de informações como estas.
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