Por que o Wi-Fi social precisa ser considerado para seu restaurante?

Não é só pela internet de graça! Veja aqui por que o Wi-Fi social precisa ser considerado para seu restaurante como parte da experiência.

Por Redação Goomer 04 de Junho de 2017 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 8 min. de leitura
Por que o Wi-Fi social precisa ser considerado para seu restaurante?

Dê uma olhadinha para as pessoas nas mesas do seu estabelecimento e responda: quantas colocaram um celular ou um tablet sobre elas?

É bem provável que quase a maioria. Já imaginou, então, se todos esses clientes passassem mais tempo aí dentro e consumissem mais do que o costume? Que tal se eles se transformassem, ainda, em propagadores de marketing do seu negócio?

Sim, essa maravilha é possível com investimentos pequenos que podem impulsionar também a fidelização da sua clientela. Tudo isso através do Wi-Fi social. Acredite, oferecer acesso gratuito à internet é diferencial e atrativo dos grandes no mercado.

Já conta com uma rede sem fio para o público? Veio ao post certo para reforçar a certeza de uma estratégia magnífica. Tem dúvidas sobre os benefícios da conexão gratuita? Este artigo é todinho pra você. Confira:

Pesquisas comprovam os benefícios

O trio “charme - bom atendimento - bons preços” ganhou um reforço: o Wi-Fi social. E pesquisas recentes comprovam isso. O Journal of Foodservice Business Research, por exemplo, já apontou em pesquisa com mil consumidores americanos que sim, eles preferem restaurantes, cafeterias ou lanchonetes que oferecem acesso gratuito à internet.

Por aqui também não seria diferente. E a tendência é quase lógica. De acordo com levantamento do Ibope Media, o Brasil já é o 5º país mais conectado do planeta, com 105 milhões de usuários da web. E mais: desse total, nada menos que 68,4 milhões de pessoas acessam conteúdos via dispositivos móveis e passam mais de 20 minutos criando ou checando postagens em redes sociais a cada visitinha à rede.

Uma zona Wi-Fi é sinônimo de entretenimento

Esperar é uma arte que nem todo mundo domina. E convenhamos: aquele momento entre o pedido ao garçom e a entrega do prato prontinho pode ser até entediante. A regra, aliás, vale tanto para os consumidores que passam pelas mesas sozinhos quanto para quem frequenta estabelecimentos acompanhado.

Só em julho de 2015 o Brasil somou 161,96 acessos 3G. No entanto, essas conexões são instáveis, lentas e significam consumo de pacotes de dados pré ou pós-pagos. O Wi-Fi, por outro lado, permite interações online mais rápidas (e gratuitas).

Isso significa que as redes sem fio no seu estabelecimento oferecem facilidade, satisfação e velocidade de entretenimento para quem passar por aí. Com isso, enquanto aguardam os pedidos, os clientes podem se comunicar com outras pessoas em locais diferentes, se divertir lendo notícias ou mesmo checar o que rola pelas redes sociais.

Mesmo nos casos em que o próprio cliente se serve e, consequentemente, não precisa aguardar o pedido, a conexão é um entretenimento enquanto aguarda na fila ou para depois de refeição, tomando um cafezinho.

Sem contar que muitos navegam enquanto comem e alguns restaurantes já trabalham com cardápio digital, uma novidade que pode ser implementada no seu negócio e divulgada para os frequentadores que usarão a conexão Wi-Fi no estabelecimento.

Acesso à web facilita o cotidiano e leva mais clientes a você

Imagine alguém que saiu do trabalho e se lembrou, no meio do caminho, que precisava enviar um arquivo urgente para o chefe. Pense, também, em um universitário que quer colocar o notebook em uma mochila e procurar um lugar diferente para pesquisar artigos e fundamentar um trabalho de conclusão de curso.

Ambos podem se sentir tentados a fazer uma refeição rápida e tomar um cafezinho enquanto se conectam a uma rede Wi-Fi. Na realidade, oferecer acesso sem fio à internet, de forma gratuita, funciona como benefício agregado à sua lista de produtos e serviços.

Internet pode aumentar o tempo de permanência do consumidor

Um petisco aqui, uma bebidinha ali, uma curtida em uma foto acolá. Uma coisa é fato quando o assunto diz respeito a ambientes de consumo: quanto mais relaxado, entretido e satisfeito o cliente, mais tempo ele costuma passar em uma das mesas e maior a vontade de consumir enquanto aproveita os benefícios do lugar.

O Wi-Fi social, nesse ponto, funciona como um estímulo inegável para entreter tanto quem chega sozinho — e pode aproveitar a rede para convidar alguém a se juntar a ele — quanto para quem participa de um happy hour, por exemplo.

Uma notícia publicada em tempo real, uma imagem recém-divulgada no Instagram ou uma pauta que tenha causado burburinho no Facebook podem turbinar rodas de conversa e fazer com que a tal “saideira” seja adiada mais um pouquinho.

Isso sem contar com a possibilidade de um amigo do seu cliente ver uma postagem que faça referência ao seu estabelecimento e também se interessar por conhecer o local, tornado-se um novo cliente do restaurante.

Wi-Fi social como ferramenta de marketing

A internet gratuita com conexão sem fio pode ser uma poderosa aliada na divulgação do seu negócio. E por questões muito práticas. Uma vez passando um tempinho em determinado estabelecimento, difícil encontrar alguém que resista à tentação de fotografar um prato bem servido e suculento; fazer uma selfie enquanto aproveita a vida; registrar em imagem um encontro da velha turma.

Isso sem falar, é claro, nos check-ins. Todas essas façanhas são facilitadas por bons serviços de acesso à web que, oferecidos por você, permitem a circulação da sua marca. Os estabelecimentos que contam com perfis em redes sociais são ainda mais beneficiados, já que podem ser linkados nos posts dos clientes e facilmente encontrados por quem se sentir seduzido pelas imagens e comentários.

Nada impede que você pense em promoções para incentivar essas postagens. Mesmo que impliquem em descontos, você deve considerar que essa é uma boa forma de publicidade, barata e eficiente, já que é como um testemunho de qualidade.

Cuidado com postagens polêmicas

Você provavelmente já viu casos de promoções e divulgações de internet que saíram como um “tiro pela culatra”. Temas polêmicos e que envolvam grupos engajados por alguma causa podem gerar uma chuva de mensagens negativas.

A forma mais fácil de lidar com isso é evitando essas polêmicas e suas possíveis consequências. Então, adote sempre uma postura ética e, de preferência, neutra em relação às postagens polêmicas de clientes que usem a localização do seu estabelecimento.

Como instalar um Wi-Fi social

Para ter uma rede em seu restaurante, você vai precisar de um roteador, uma conexão de internet com alta velocidade e, talvez, algum equipamento para repetição de sinal.

Muitas vezes, os próprios provedores fazem a instalação, mas dificilmente você terá a orientação técnica que precisa. Nesse caso, o ideal é contratar um técnico para checar a instalação e garantir a segurança e estabilidade da rede.

Uma rede vulnerável também pode trazer grandes problemas caso alguém use sua conexão para cometer crimes. É aconselhável que se informar com o técnico sobre as opções de segurança disponíveis.

Também é aconselhável bloquear o acesso de sua rede interna. Dessa forma, pessoas mal intencionadas não terão como consultar nenhuma informação sigilosa ou infectar seus computadores.

Encontros de trabalho

Encontros de trabalho em restaurantes e cafeterias sempre foram comuns, mas essa prática tem sido mais frequente. A dinâmica da vida moderna tem influenciado o hábito das pessoas e favorecido que profissionais autônomos não precisem de escritórios.

Eles costumam marcar reuniões no horário do almoço e, com o uso cada vez maior de aparelhos mobile para negócios, usam a internet durante esses encontros. Por essa razão, costumam escolher estabelecimentos que fornecem um bom serviço de Wi-Fi, rápido e descomplicado.

Experiência do cliente

Mas não são apenas os profissionais em reuniões de trabalho que são influenciados pela presença do Wi-Fi social. Hoje em dia, esse é um fator decisivo na experiência do cliente em seu restaurante.

Algumas pessoas, inclusive, chegam a ficar ansiosas e desconfortáveis quando não estão conectadas à internet, principalmente se precisam da conexão para se comunicar com alguém com certa urgência.

O bom serviço de um restaurante é formado por vários detalhes, desde a decoração, ao atendimento e os ingredientes do prato até a comodidade do Wi-Fi, que torna toda a experiência em seu restaurante muito mais agradável. E, se ela for satisfatória, o cliente se tornará fiel, além de indicar seu estabelecimento para outras pessoas.

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