Por que fazer o cadastro dos clientes no restaurante? Descubra!

Substitua o ditado “quem não te conhece que te compre” pela frase “conhecer o cliente é vender mais” e entenda por que fazer cadastro da sua freguesia.

Por Redação Goomer 18 de Julho de 2017 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 6 min. de leitura
Por que fazer o cadastro dos clientes no restaurante? Descubra!

Uma das coisas mais importantes para se manter no mercado hoje em dia é a personalização do negócio e a fidelização de clientes. Independentemente do seu ramo de atuação, para se diferenciar de seus concorrentes, sua gestão tem que prestar um serviço de qualidade.

Cada pessoa do seu público tem suas preferências e gostos, e saber como atender a todos da maneira certa é fundamental. Isso também vale para restaurantes, e uma boa maneira de fazer isso é manter um cadastro de clientes.

Com um bom registro, sabemos como eles gostam de ser atendidos, quais são os pratos e bebidas preferidas, de qual maneira costumam pagar e até se têm o hábito de fazer pedidos em casa.

Vamos mostrar aqui 3 razões para se manter um cadastro dos clientes no restaurante — além de algumas dicas de como executar — e ter ainda mais sucesso em seu estabelecimento. Acompanhe!

Pratos favoritos

Saber quais tipos de prato o cliente mais gosta facilita todo o trabalho. O garçom, por exemplo, poderá sugerir itens parecidos ou que tenham os mesmos ingredientes, além de mostrar novidades e saber quais bebidas irão harmonizar melhor com cada prato.

Analisando a frequência com que clientes fiéis fazem seus pedidos, podemos controlar o estoque para que nunca falte nenhum produto desses pratos, e esses clientes estejam sempre satisfeitos.

Orientações para o garçom

O atendimento ao cliente é uma importante etapa na consolidação da marca. Imagine só para um restaurante, que a satisfação, ou insatisfação, é instantânea? Quando alguém é mal atendido, seu estabelecimento sai perdendo e seus clientes ficam insatisfeitos.

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Saber de cada detalhe do cliente por meio do cadastro facilita muito na hora de orientar o garçom em como servi-lo. Por exemplo, existem pessoas que chegam, pedem uma bebida e apenas depois de algum tempo solicitam o prato.

Outros chegam e já pedem um prato de entrada, prato principal e sobremesa, e não é raro também que peçam um tempo certo entre um e outro.

Ter essas informações de forma organizada em um cadastro ajudará o garçom a atendê-lo da melhor maneira possível, fazendo com que ele sinta que o atendimento é sempre personalizado.

Fidelização

Fazer com que os clientes se sintam especiais em nosso restaurante é muito importante. Por isso, é interessante privilegiar clientes assíduos, que estejam cadastrados.

Podem-se oferecer benefícios como rodadas duplas de certas bebidas ou descontos para a família, assim como promoções para aniversariantes. Já para clientes de vários anos podemos fazer uma noite de aniversário por conta da casa, além de oferecer descontos.

É importante seguir algumas regras para fazer o cadastro dos clientes. Uma maneira muito usada é por e-mail, enviando um formulário a ser preenchido. Uma desvantagem é que alguns clientes assíduos, por vezes, não gostam de fazer esse tipo de procedimento por e-mail.

Deixe bem claro que seu restaurante se importa com cada um de seus consumidores e que deixá-los satisfeitos é um de seus principais objetivos.

Assim, tenha em mente que um cliente satisfeito sempre indica sua gestão para familiares, amigos e colegas de trabalho, portanto, um atendimento bem feito pode resultar na ampla divulgação de seu restaurante e, consequentemente, no aumento da sua carta de clientes.

Dicas para se fazer o cadastro dos clientes no restaurante

Landing pages

Em algum momento de sua carreira profissional, você já deve ter ouvido falar em landing page.

Ela é uma página de entrada na internet que leva os clientes que visitam o site do restaurante a preenchem um cadastro mediante algum tipo de troca, como uma bebida grátis até determinada data ou 10% de desconto em pratos executivos, por exemplo.

Ao fornecerem essas informações, eles permitem que sua gestão os conheça melhor, propondo novas formas de atendimento.

Softwares de gestão

Existem ainda estabelecimentos que utilizam planilhas ou softwares de gestão integrada. Seja qual for o método de realização do cadastro, sempre tenha ao mínimo o nome, o telefone, a data de aniversário e o e-mail dos seus consumidores.

Depois, procure fazer um histórico do cliente com a empresa, facilitando a visualização do seu perfil e de suas preferências. Lembre-se de que algumas pessoas são discretas, preferindo não realizar cadastro. Portanto, se houver algum cliente assim, não insista.

Feedback

Como já dizia a 3º Lei de Newton, toda ação gera uma reação, e não poderia ser diferente na gestão de um restaurante.

Toda atitude que um empreendedor toma em seu dia a dia de trabalho produz uma resposta de seus consumidores, sendo ela positiva ou negativa. Então, sempre tente manter um diálogo com eles, visando entender qual é a receptividade de suas decisões.

Quando você se deparar com um cenário positivo, tente mantê-lo e utilize seus princípios no futuro. Já quando algo negativo for relatado, faça de tudo para corrigir essa situação e aprimore seu atendimento.

O feedback é essencial para a melhoria de sua gestão, por isso, não deixe esse assunto para depois, ok?

Marketing

O marketing é uma estratégia empresarial que vai muito além da divulgação de um restaurante. Utilizando suas ferramentas, parâmetros e valores, você pode criar um plano de ações focado no sucesso de seu empreendimento.

Assim, ao fazer o cadastro dos clientes no restaurante, não se esqueça de analisar todos os dados que suas campanhas de marketing possam oferecer.

Por exemplo, se os resultados de uma campanha de e-mail marketing forem positivos, seus clientes indicam que estão gostando do atendimento, dos conteúdos e dos benefícios oferecidos.

Em outras situações, você pode utilizar as redes sociais para alcançar um novo público, divulgando novos pratos, formas de pagamento e drinques customizados.

Não se esqueça também dos cupons de descontos que podem ser disponibilizados para novos clientes ou para aqueles que atingirem um certo de valor de consumo em seu estabelecimento. Outra opção legal é fazer seu cardápio digital, facilitando e antecedendo as escolhas dos clientes.

Existem infinitas possibilidades, portanto, antes de tomar qualquer ação, avalie todas as informações disponíveis e invista no marketing para alavancar seu restaurante.

Fidelizar os consumidores em um restaurante é uma ótima pedida, facilitando o atendimento, sempre acolhendo bem o cliente e cultivando uma relação que pode durar anos.

Então, analise muito bem o funcionamento de seu estabelecimento e tome decisões assertivas, sem se esquecer das necessidades de seus clientes. Como consequência disso, os resultados positivos surgem naturalmente, sua gestão fica mais eficiente e os lucros tornam-se uma realidade acessível.

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