Por que as grandes redes estão investindo em autoatendimento?

Este artigo explica por que grandes redes estão investindo em autoatendimento. Os benefícios são comprovados na prática!

Por Redação Goomer 07 de Janeiro de 2018 - Atualizado em 01 de Novembro de 2024 2 min. de leitura
Por que as grandes redes estão investindo em autoatendimento?

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No ano passado, marcas como Jeronimo, McDonald’s e Bob’s incorporaram totens de autoatendimento a algumas de suas lojas.  Essa mudança é muito mais que uma estratégia de marketing e de renovação dos layouts das lojas.

Antes de definir se isto é uma tendência para o mercado, é importante entender o que está motivando essas redes a adotar novos procedimentos a suas operações.

A pergunta que todos querem ver respondida é se esta é uma tendência que vai tomar conta do mercado. Mas não é a pergunta mais importante a ser feita. Na verdade, a grande questão é entender porque grandes marcas do fast food estão mudando o seu modelo de atendimento.

Otimização da equipe

Com o direcionamento do pedido diretamente no terminal de autoatendimento para as áreas de operação, as lojas podem reduzir o volume dos funcionários que trabalham nos caixas, podendo ser realocados para atuar nas áreas de produção e/ou entrega dos pedidos.

Redução dos erros nos pedidos

Como o pedido é feito diretamente pelo cliente, o volume de erros é reduzido e assim, a loja reduz desperdício e aumenta a agilidade de toda a operação.

Redução dos pagamentos em dinheiro

O aumento dos terminais de autoatendimento amplia o conjunto de operações digitais. Isto facilita no fechamento do movimento no fim do dia da operação e reduz o dinheiro em espécie nas lojas, reduzindo gastos com transportadoras de valores.

Captura de dados

O uso destes terminais pode garantir uma maior captura das informações de dados dos clientes. Esse estímulo para a captura de um cadastro inicial pode ampliar o relacionamento da loja com o cliente e se transformar numa ferramenta de fidelização.

Aumento das vendas

Estudos apontam que o autoatendimento gera aumento nas vendas de 15% a 30%. Isto está em grande parte relacionado à possibilidade do consumidor otimizar seu pedido com mais agilidade e eficiência. Os terminais também podem sugerir produtos, com anúncios, e sugerir compras a partir de informações do sistema.

Muito mais que uma jogada de marketing ou uma forma de trazer modernidade para suas redes, as grandes marcas estão de olho mesmo é no faturamento. O autoatendimento aumenta a receita de vendas e reduz custos de operação.  O sistema também potencializa o acesso à informações do cliente, uma preciosa ferramenta para ações de relacionamento.

Veja como funciona o totem da Goomer na rede Jeronimo:

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