Uma das principais consequências econômicas da pandemia do Covid-19, foi a adoção de uma ampla variedade de modelos de serviços de pagamento sem contato. Entre os mercados existente hoje, a indústria de bares e restaurantes foi um dos que mais sentiram essa mudança.
Porém, “sem contato” não precisa apenas referir-se a medidas de aumento de segurança, certo? Neste artigo, vamos te mostrar maneiras pelas quais os métodos de pagamento sem contato podem melhorar a satisfação do seu cliente e no aumento das vendas do seu restaurante.
O que é pagamento sem contato?
Um pagamento sem contato é uma transação financeira sem fio, onde o(a) cliente autoriza a compensação monetária por uma compra movendo um token de segurança nas proximidades do leitor de ponto de venda do fornecedor.
Os tokens de segurança mais populares para pagamento sem contato são os cartões bancários com chip e aplicativos de carteira digital para smartphones ou até relógios.
Os pagamentos sem contato são seguros?
Os pagamentos sem contato são conhecidos por serem seguros, porque o(a) cliente não compartilha informações de faturamento ou pagamento diretamente com o fornecedor.
Em vez disso, toda a comunicação é criptografada, ou seja, envolve um conjunto de números que servem para proteger as senhas. Por isso, cada compra é marcada com um número de transação único. Se uma transmissão sem fio for interceptada, a única informação que o invasor poderá obter é o código único usado para identificar uma transação específica.
Mesmo assim, alguns tipos de fraudes podem acontecer antes da parte do pagamento. É sempre bom se atualizar do que acontece nos dias de hoje.
Como o pagamento sem contato ajuda a aumentar as vendas nos restaurantes?
Pense na última vez que você comeu fora de casa, seja em uma lanchonete, um restaurante local ou um restaurante sofisticado. Qual método você usou para pagar? Quais opções foram apresentadas a você? Como foi a experiência geral para você?
Essas são questões que estão se tornando cada vez mais importantes para os consumidores brasileiros. Isso porque o ritmo acelerado da tecnologia faz com com que os métodos de pagamento populares, como dinheiro e cartões de crédito, agora rivalizem com as opções móveis e digitais.
Acompanha as tendências do cliente
Embora alguns estabelecimentos possam negociar apenas transações em dinheiro, a realidade é que os consumidores desejam uma variedade de métodos de pagamento, dependendo da configuração. O aumento dos pagamentos móveis é ilustrado por dados que indicam que 70% dos brasileiros já usam o pix como forma de pagamento no dia a dia.
As opções que você oferece aos seus clientes dependem do tipo de restaurante que você dirige, além do volume de transações e das opções de gorjetas e muito mais. Um food truck, por exemplo, pode não exigir o mesmo nível de complexidade de um restaurante de serviço completo, que precisa fazer pensar nas gorjetas ou oportunidades de upsell.
Segurança em primeiro lugar
Embora os avanços da tecnologia possa ter um impacto positivo, eles também fornecem mais oportunidades para os cibercriminosos ou hackers obterem acesso a informações não autorizadas.
Garantir que seu sistema PDV atenda a protocolos de segurança rigorosos é essencial para manter a confiança de seus clientes.
O sistema escolhido deve incluir criptografia ponto a ponto (P2PE) e ajudar o seu negócio a permanecer em conformidade com as leis. Isso garante que dados confidenciais - como números de cartão de crédito ou detalhes do cliente - nunca entrem em contato com os sistemas da sua organização. Isso reduz qualquer exposição potencial de dados do cliente como resultado de uma violação de segurança.
Sistema de PDV: melhor aliado
A indústria de restaurantes é um mercado competitivo, isso é especialmente visto no ambiente de hoje, onde os hábitos de consumo estão em constante evolução. Se você faz parte da administração de um restaurante ou está pensando em abrir um, sabe como é importante ter atenção a qualquer vantagem que possa obter sobre a concorrência.
Um aspecto, às vezes esquecido, é implementar o sistema de ponto de venda (PDV) certo para o seu restaurante. Apesar das circunstâncias de seu restaurante, a implementação de um sistema de pagamento eficaz pode trazer vários benefícios para sua empresa e seus clientes.
Seu restaurante com uma maior eficiência
Do ponto de vista de um cliente impaciente, o tempo que eles passam esperando quando comem em um restaurante pode ser frustrante. Eles podem ter que esperar para se sentar, esperar para fazer seu pedido, esperar para receber sua comida e, em seguida, aguardar a conta.
Cada estágio pode ser otimizado para melhorar a eficiência do restaurante. Por exemplo, um sistema que comunica o pedido do cliente direto da mesa para a cozinha, ao contrário de notas rabiscadas em um pedaço de papel amassado, reduz o tempo de espera e o potencial de falha de comunicação que pode resultar na preparação incorreta dos alimentos.
Vale a pena usar sistema de pagamento sem contato no seu restaurante?
Em qualquer setor, a experiência do cliente deve ser uma das partes essenciais do planejamento e da execução de uma estratégia de negócios. Isso é especialmente verdadeiro em um mercado competitivo como a indústria de restaurantes.
Quando um cliente entra pela sua porta ou realiza um pedido pelo seu delivery, você deve pensar nas melhorias dos processos e como podem aumentar sua satisfação. A longo prazo, não vão restar dúvidas de que beneficiar seus clientes trarão inúmeros benefícios para seu negócio.
A solução em tablet ou em autoatendimento da Goomer são boas saídas para enfrentar esse problema no seu restaurante. Com essas soluções, o seu cliente pode fazer o pedido direto da mesa e até mesmo já realizar o pagamento, que pode ser sem contato.
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