A gastronomia está cada vez mais inserida na sociedade. Antigamente, era vista somente como forma de satisfazer as necessidades básicas do ser humano, ou seja, saciar a fome. Hoje em dia, ela vai muito além, o preparo dos alimentos está relacionado à cultura, que vincula religiosidade, classe social, etnia, localização geográfica e o que cada lugar tem de mais peculiar. Desse modo, podemos dizer que a gastronomia é também uma fonte de conhecer a cultura de um povo por meio dos alimentos que cada local oferece de mais típico.
No Brasil, ela é usada como ferramenta turística, com a pretensão de manter a identidade de uma comunidade inteira por meio de costumes gastronômicos que são muito variados de uma região para outra. Mas, você sabe quais são as tendências gastronômicas para 2018? Quais as novidades que podemos esperar dos restaurantes? Continue lendo esse post e descubra!
Pratos orgânicos
No Brasil, a valorização dos vegetais no cardápio vai se fortalecer. Por mais que os fast-foods não sejam tão afetados pela comida saudável e sem aditivos, as pessoas estão se preocupando mais com o que estão consumindo.
Os restaurantes tradicionais são os preferidos por quem gosta de sentar com os amigos ou familiares, conversar e apreciar uma comida mais saudável, desprovidas de corantes artificiais e conservantes. A tendência é prato colorido com folhas, verduras, legumes e proteínas. A população vegetariana está aumentando e vários restaurantes estão adaptando os pratos para uma comida mais leve e gostosa.
Pratos sustentáveis
A chamada "gastronomia sustentável" está ganhando a sociedade e é rentável para os estabelecimentos. Em tempos de preocupação com o meio ambiente e com a sustentabilidade, a gastronomia não pode ficar fora dessa causa. Alguns pontos básicos são importantes: saber de onde o alimento vem, como ele está sendo tratado, como o produtor trabalha, se está sendo feito o uso de agrotóxicos ou fertilizantes, se o acondicionamento e transporte é o correto, se o insumo é aproveitado, etc.
Além disso, donos de restaurantes que oferecem essa prática se preocupam com o gerenciamento da água, gás e energia. A gastronomia sustentável prioriza alimentos orgânicos e sazonais, que são cada vez mais pedidos pelos consumidores.
Pratos perfumados
Ervas aromáticas são bem conhecidas em pratos, mas, a moda será perfumar a comida com ingredientes que eram de uso apenas na perfumaria. A lavanda é uma das apostas, combina com saladas de frutas, risotos e massas e também é perfeita no verão. Alguns especialistas indicam itens como pinheiro e eucalipto.
Tudo o que é novo gera um pouco de espanto, principalmente quando a novidade é na comida, algumas pessoas são muito conservadoras e não reagirão bem com a ideia. Mas, basta fechar os olhos e sentir o aroma que a boca já saliva.
Cardápio eletrônico
As inovações tecnológicas fazem parte da rotina dos consumidores brasileiros. Para o segmento de alimentação, a tendência é o cardápio eletrônico. Esse modelo conta com uma série de funcionalidade que podem ser adaptas em cada tipo de negócio. Essas funcionalidades são benéficas tanto para o cliente quanto para a empresa, que conquista melhores resultados e maior destaque no mercado. Veja suas principais funcionalidades:
- Ele permite a coleta de informações sobre o perfil de cada consumidor;
- Disponibiliza informações detalhadas sobre os itens servidos;
- Possibilita que o cliente faça o pedido por meio do sistema na mesa;
- Permite que o cliente gerencie sua conta e possa efetuar o pagamento.
O ano de 2016 vem com muitas novidades. A prioridade é a conveniência que é oferecida aos clientes. Aproveite todas essas dicas para colocar em prática e dar uma cara nova ao seu restaurante. Sempre vale a pena investir no que está sendo apreciado pelo público, e ter a possibilidade de aprimorar e acompanhar o que é tendência é uma ótima prática para potencializar a empresa.
Gostou dessas novas tendências? Quer mais dicas para o seu restaurante? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro do que acontece de melhor no mundo dos restaurantes e bares!
Deixe seu comentário ou dúvida