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- Quais são as hashtags para restaurantes mais usadas no Instagram?
- E qual hashtag sobre restaurantes devo usar para viralizar Reels?
- Como escolher hashtags para posts de restaurantes? 3 atalhos para você!
- 6 dicas imperdíveis para usar hashtags de forma estratégica
- Por que usar hashtags é importante para qualquer negócio?
As melhores hashtags para posts de restaurantes são aquelas que têm maior relevância e popularidade para redes sociais dos estabelecimentos do setor de foodservice e, claro, que têm a ver com o conteúdo publicado.
Para escolher as suas, independentemente de “onde” você vai utilizá-las, aproveite do espaço de busca das plataformas digitais e use ferramentas online específicas também.
Este artigo traz várias dicas poderosas, então leia até o final! Aqui, você vai aprender porque as hashtags são importantes e como acertar ao selecioná-las. #BoaLeitura!
Quais são as hashtags para restaurantes mais usadas no Instagram?
As hashtags mais usadas no Instagram de restaurantes variam de acordo com o tipo de produto vendido, mas, de modo geral, vale experimentar #instafood, #comidadeverdade, #gastronomia, #foodporn e #dicasderestaurante.
Também é fundamental que você inclua, nas suas publicações, palavras específicas do seu tipo negócio, como #nomedasuamarca, #nomedoprodutoapresentado e #tipodeculinaria.
Assim, você estimula a segmentação do público e impulsiona o engajamento da conta.
E qual hashtag sobre restaurantes devo usar para viralizar Reels?
Para viralizar Reels no Instagram, além de produzi-los preferencialmente em formato curto (até 90 segundos), escolha hashtags que representem o conteúdo contido nesses vídeos. Os bastidores do restaurante combinam com #instadaily e a elaboração de uma receita pode ter #nomedoprato na legenda.
Não se esqueça também das hashtags mais populares da plataforma, algumas já listadas no tópico anterior. O mesmo vale para posts.
Como escolher hashtags para posts de restaurantes? 3 atalhos para você!
Você pode encontrar as palavras-chave mais usadas nas redes sociais relacionadas a esse universo fazendo uma pesquisa direta pela “barrinha” de busca de cada plataforma (Instagram, TikTok etc.) e/ou usando os chamados “geradores de hashtags”, disponíveis online.
Outra ideia é avaliar posts de influenciadores ou de grandes perfis do nicho.
1. Faça pesquisas diretamente na barra de buscas das redes sociais
No Instagram e no TikTok, principalmente, abra o aplicativo, procure pelo ícone da lupa e a barra de busca, digite o assunto central da publicação que você pretende fazer e explore a aba “tags” ou “hashtags”. Uma lista de possibilidades – literalmente! – vai se abrir.
Abaixo, deixamos um teste feito com o termo “sushi” no Instagram, olha só.
Escolha aquelas que conversarem com a publicação em questão.
2. Use geradores de hashtags
Os geradores de hashtag disponíveis na internet podem fazer esse trabalho de busca de forma automática para você: procure os mais indicados e usados e vá experimentando alguns até achar o ideal.
Alguns exemplos são o clarice.ai e o inflact: plataformas gratuitas que fazem uso da Inteligência Artificial para buscas automáticas de palavras-chave mais populares sobre um determinado assunto.
Confira sugestões para “sushi” oferecidas pelo gerador da clarice.ia.
3. Analise os perfis de influenciadores e/ou grandes marcas
Por último, outro modo de descobrir palavras-chave importantes para usar nas suas publicações é avaliar o perfil de pessoas ou marcas influentes no ramo dentro das várias redes sociais. De quebra, fazendo isso, você pode descobrir novas ideias de posts para o Instagram e o TikTok do seu estabelecimento!
Finalmente, terá chegado a hora de aplicar suas #s de forma estratégica...
6 dicas imperdíveis para usar hashtags de forma estratégica
Fez as buscas, criou as publicações e ainda quer dar aquele “tchan” no uso de hashtags? Aqui vão mais algumas dicas importantes!
1. Fique atento(a) às tendências
Para ampliar a presença da sua conta nas redes sociais, é essencial acompanhar as tendências mais recentes, ou seja, saber do assunto que está atraindo atenção das pessoas e adaptar o conteúdo dos seus posts para aproveitar o “hype” e conseguir mais visibilidade pro seu negócio.
Navegue por ferramentas como o Google Trends para conhecer os assuntos que estão na boca do povo!
2. Direcione o público
Como as hashtags são um guia para as pessoas encontrarem perfis e publicações ligados aos assuntos em que estão interessadas, pensando em direcionar essas pessoas ao seu perfil, não apenas use as #s “da moda”, mas aquelas que incluem, por exemplo, a categoria do seu negócio + cidade ou região em que ele está localizado.
3. Combine hashtags gerais, específicas e personalizadas
O uso de hashtags gerais, com maior alcance, serve para atrair o público, mas, para turbinar o marketing do Instagram do seu restaurante, você precisa combiná-las com hashtags específicas e personalizadas, além das hashtags ligadas à localização e ao tipo de negócio que você conheceu no tópico anterior.
Use #instafood ou #comidadeverdade, mas outras #s referenciando o seu nicho. E vá além, levando personalização ao post com uma hashtag com o nome da sua marca e/ou hashtags específicas criadas para cada campanha ou promoção.
Vende comida baiana? Experimente:
- #ComidaBaiana
- #SaborDaBahia
- #GastronomiaBaiana
Mais a #NomeDaSuaMarca, claro!
4. Faça conteúdos diários com #tbt e similares
Postagens e Reels que mostram os bastidores do dia a dia do restaurante ou recordam um momento especial são ótimas opções para aproximar o seu negócio de clientes em potencial. Esse tipo de conteúdo costuma gerar mais engajamento nas redes.
No Instagram, aposte em tags como #instadaily ou #tbt. No TikTok, você pode usar a #fy ou a #foryou, que “sobem” o conteúdo na linha do tempo de pessoas interessadas em assuntos similares.
5. Não exagere na quantidade
Lembre-se ainda de que você não precisa usar um mooooooonte de hashtags no mesmo post: vale mais apostar nas que funcionam.
Faça a seleção das suas #s de forma estratégica, com clareza e objetividade. O ideal é não ultrapassar 15 delas por publicação, pois o uso excessivo pode gerar o efeito inverso e retirar sua visibilidade.
6. Analise os cliques e as visualizações
Finalmente, faça uso analítico de todas as tags que você usar!
- Monitore curtidas e compartilhamentos
- Busque identificar padrões nas hashtags dos posts mais acessados
- Use a ferramenta “Analytics” das plataformas – buscando pelo menu de “Visão Geral” dos seus perfis comerciais – para entender melhor a performance do seu conteúdo e o alcance ao público-alvo
As tendências e o comportamento do público mudam constantemente, portanto, é fundamental que você sempre avalie o desempenho das suas postagens para verificar quais estratégias estão gerando melhores resultados e quais precisam ser modificadas.
Por que usar hashtags é importante para qualquer negócio?
O uso correto de hashtags impulsiona conteúdos nas redes sociais, aumentando o alcance das marcas e o engajamento com os consumidores e, ao mesmo tempo, gerando uma conexão autêntica e orgânica entre os dois lados.
Se, hoje em dia, ter uma presença marcante nas redes sociais é imprescindível para expandir qualquer negócio, as hashtags não podem faltar! Acompanhadas de boas fotos, informações completas e transparentes, notícias sobre dias e horários de funcionamento etc.
Chega de esperar! Coloque o conhecimento obtido com a leitura deste artigo em prática #agoramesmo!
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