Quais as melhores hashtags para posts de restaurantes?

Encontre aqui as melhores hashtags para posts restaurantes, mas não só isso: aproveite as dicas práticas de como usá-las estrategicamente nos seus perfis!

Por Redação Goomer 17 de Janeiro de 2025 - Atualizado em 23 de Janeiro de 2025 7 min. de leitura
Quais as melhores hashtags para posts de restaurantes?

Compartilhe:

As melhores hashtags para posts de restaurantes são aquelas que têm maior relevância e popularidade para redes sociais dos estabelecimentos do setor de foodservice e, claro, que têm a ver com o conteúdo publicado.

Para escolher as suas, independentemente de “onde” você vai utilizá-las, aproveite do espaço de busca das plataformas digitais e use ferramentas online específicas também.

Este artigo traz várias dicas poderosas, então leia até o final! Aqui, você vai aprender porque as hashtags são importantes e como acertar ao selecioná-las. #BoaLeitura!

Quais são as hashtags para restaurantes mais usadas no Instagram?

As hashtags mais usadas no Instagram de restaurantes variam de acordo com o tipo de produto vendido, mas, de modo geral, vale experimentar #instafood, #comidadeverdade, #gastronomia, #foodporn e #dicasderestaurante. 

Também é fundamental que você inclua, nas suas publicações, palavras específicas do seu tipo negócio, como #nomedasuamarca, #nomedoprodutoapresentado e #tipodeculinaria.

Assim, você estimula a segmentação do público e impulsiona o engajamento da conta.

E qual hashtag sobre restaurantes devo usar para viralizar Reels?

Para viralizar Reels no Instagram, além de produzi-los preferencialmente em formato curto (até 90 segundos), escolha hashtags que representem o conteúdo contido nesses vídeos. Os bastidores do restaurante combinam com #instadaily e a elaboração de uma receita pode ter #nomedoprato na legenda.

Não se esqueça também das hashtags mais populares da plataforma, algumas já listadas no tópico anterior. O mesmo vale para posts.

Como escolher hashtags para posts de restaurantes? 3 atalhos para você!

Você pode encontrar as palavras-chave mais usadas nas redes sociais relacionadas a esse universo fazendo uma pesquisa direta pela “barrinha” de busca de cada plataforma (Instagram, TikTok etc.) e/ou usando os chamados “geradores de hashtags”, disponíveis online.

Outra ideia é avaliar posts de influenciadores ou de grandes perfis do nicho.

1. Faça pesquisas diretamente na barra de buscas das redes sociais

No Instagram e no TikTok, principalmente, abra o aplicativo, procure pelo ícone da lupa e a barra de busca, digite o assunto central da publicação que você pretende fazer e explore a aba “tags” ou “hashtags”. Uma lista de possibilidades – literalmente! – vai se abrir. 

Abaixo, deixamos um teste feito com o termo “sushi” no Instagram, olha só.

Resultado de hashtags para o termo "sushi" no Instagram: as sugestões incluem "#sushi", "#sushilovers" e outras.

Escolha aquelas que conversarem com a publicação em questão.

2. Use geradores de hashtags

Os geradores de hashtag disponíveis na internet podem fazer esse trabalho de busca de forma automática para você: procure os mais indicados e usados e vá experimentando alguns até achar o ideal.

Alguns exemplos são o clarice.ai e o inflact: plataformas gratuitas que fazem uso da Inteligência Artificial para buscas automáticas de palavras-chave mais populares sobre um determinado assunto.

Confira sugestões para “sushi” oferecidas pelo gerador da clarice.ia.

#SushiLovers #SushiTime #SushiAddict #SushiLife #SushiGram

3. Analise os perfis de influenciadores e/ou grandes marcas

Por último, outro modo de descobrir palavras-chave importantes para usar nas suas publicações é avaliar o perfil de pessoas ou marcas influentes no ramo dentro das várias redes sociais. De quebra, fazendo isso, você pode descobrir novas ideias de posts para o Instagram e o TikTok do seu estabelecimento!

Finalmente, terá chegado a hora de aplicar suas #s de forma estratégica...

6 dicas imperdíveis para usar hashtags de forma estratégica 

Fez as buscas, criou as publicações e ainda quer dar aquele “tchan” no uso de hashtags? Aqui vão mais algumas dicas importantes! 

1. Fique atento(a) às tendências

Para ampliar a presença da sua conta nas redes sociais, é essencial acompanhar as tendências mais recentes, ou seja, saber do assunto que está atraindo atenção das pessoas e adaptar o conteúdo dos seus posts para aproveitar o “hype” e conseguir mais visibilidade pro seu negócio.

Navegue por ferramentas como o Google Trends para conhecer os assuntos que estão na boca do povo!

2. Direcione o público

Como as hashtags são um guia para as pessoas encontrarem perfis e publicações ligados aos assuntos em que estão interessadas, pensando em direcionar essas pessoas ao seu perfil, não apenas use as #s “da moda”, mas aquelas que incluem, por exemplo, a categoria do seu negócio + cidade ou região em que ele está localizado. 

3. Combine hashtags gerais, específicas e personalizadas

O uso de hashtags gerais, com maior alcance, serve para atrair o público, mas, para turbinar o marketing do Instagram do seu restaurante, você precisa combiná-las com hashtags específicas e personalizadas, além das hashtags ligadas à localização e ao tipo de negócio que você conheceu no tópico anterior.

Use #instafood ou #comidadeverdade, mas outras #s referenciando o seu nicho. E vá além, levando personalização ao post com uma hashtag com o nome da sua marca e/ou hashtags específicas criadas para cada campanha ou promoção.

Vende comida baiana? Experimente:

  • #ComidaBaiana
  • #SaborDaBahia
  • #GastronomiaBaiana

Mais a #NomeDaSuaMarca, claro!

4. Faça conteúdos diários com #tbt e similares

Postagens e Reels que mostram os bastidores do dia a dia do restaurante ou recordam um momento especial são ótimas opções para aproximar o seu negócio de clientes em potencial. Esse tipo de conteúdo costuma gerar mais engajamento nas redes.

No Instagram, aposte em tags como #instadaily ou #tbt. No TikTok, você pode usar a #fy ou a #foryou, que “sobem” o conteúdo na linha do tempo de pessoas interessadas em assuntos similares.

5. Não exagere na quantidade 

Lembre-se ainda de que você não precisa usar um mooooooonte de hashtags no mesmo post: vale mais apostar nas que funcionam.

Faça a seleção das suas #s de forma estratégica, com clareza e objetividade. O ideal é não ultrapassar 15 delas por publicação, pois o uso excessivo pode gerar o efeito inverso e retirar sua visibilidade.

6. Analise os cliques e as visualizações

Finalmente, faça uso analítico de todas as tags que você usar! 

  • Monitore curtidas e compartilhamentos
  • Busque identificar padrões nas hashtags dos posts mais acessados
  • Use a ferramenta “Analytics” das plataformas – buscando pelo menu de “Visão Geral” dos seus perfis comerciais – para entender melhor a performance do seu conteúdo e o alcance ao público-alvo

As tendências e o comportamento do público mudam constantemente, portanto, é fundamental que você sempre avalie o desempenho das suas postagens para verificar quais estratégias estão gerando melhores resultados e quais precisam ser modificadas. 

Por que usar hashtags é importante para qualquer negócio?

O uso correto de hashtags impulsiona conteúdos nas redes sociais, aumentando o alcance das marcas e o engajamento com os consumidores e, ao mesmo tempo, gerando uma conexão autêntica e orgânica entre os dois lados.

Se, hoje em dia, ter uma presença marcante nas redes sociais é imprescindível para expandir qualquer negócio, as hashtags não podem faltar! Acompanhadas de boas fotos, informações completas e transparentes, notícias sobre dias e horários de funcionamento etc.

Chega de esperar! Coloque o conhecimento obtido com a leitura deste artigo em prática #agoramesmo!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos