MasterChef e a Receita do Restaurante de Sucesso

Veja lições do Master Chef que você pode aproveitar para o seu negócio: a receita do sucesso talvez esteja logo à sua frente – na tela da TV, do PC ou celular!

Por Redação Goomer 10 de Dezembro de 2018 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 4 min. de leitura
MasterChef e a Receita do Restaurante de Sucesso

3 Lições do Talent Show para impulsionar seu negócio

Melhor tirar as panelas do fogão para o arroz não passar do ponto, pois logo mais começa o talent show mais amado pelos brasileiros. É dia de final no MasterChef.

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Além de me fazer fugir da dieta, o programa de receitas da Band, me ensinou lições que considero essenciais para quem, assim como eu, decidiu começar seu próprio negócio.

Então, abra bem seus olhos, pois vou ensinar cada uma delas.

1. Controle sempre o seu tempo como um MasterChef

Um dos pontos mais emblemáticos da cozinha mais famosa do Brasil, é o grande relógio que paira sobre a cabeça dos jurados e anuncia quanto tempo falta até a eliminação de um dos candidatos a MasterChef.

Não foram poucos os cozinheiros que não mantiveram a atenção nesse objeto e acabaram deixando a cozinha.

No seu restaurante, a situação não é muito diferente.

Mesmo servindo um bom prato, com todos os elementos no ponto certo, o tempo pode comprometer toda a experiência do seu cliente e fazer com que ele não retorne ao seu estabelecimento, ou pior, compartilhe a experiência negativa com seus amigos e familiares.

De acordo com uma pesquisa da Universidade do Rio Grande do Sul, a demora na entrega dos pedido é, junto com a limpeza do restaurante, um dos principais motivos para insatisfação dos clientes.

Então fique atento a esse quesito, pois se o prato não estiver na mesa quando acabar o prazo de tolerância dos clientes, seus principais jurados, eles podem te colocar fora do mercado.

Veja como o Frutto do Parque encontrou uma alternativa tecnológica e de baixo custo para agilizar o atendimento e assim conseguiu entregar suas delícias em um tempo ainda menor :D

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2. Sabor é o mais importante

Ainda que os pratos cheguem no tempo, com uma bela apresentação e uma série de belas narrativas conceituais, isso tudo cai por terra se a comida não agradar ao paladar de Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça.

Assim como o trio, seus clientes também podem ser impiedosos com o sabor ruim.

Então lembre-se sempre dessa lição, afinal, a cozinha é o coração do seu negócio.

Por isso, tenha muita atenção a equipe que trabalha na produção, elaborando processos consistentes de contratação, treinamento e retenção de mão de obra.

Além disso, lembre-se que, por melhor que seja seu chef, ele não conseguirá fazer um bom trabalho com ingredientes ruins.Para conquistar os melhores insumos para sua equipe, faça uma pesquisa profunda de fornecedores para seu negócio e selecione aquele fornece os ingredientes mais frescos e saborosos, sem comprometer as margens do seu negócio.

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3. Pense na experiência do cliente como um todo

Outra importante lição que o trio de jurados ensina aos candidatos ao troféu de maior prestígio da gastronomia nacional é que comer é uma experiência.

Sim, o sabor é o mais importante, mas apenas o sabor não garante o cliente satisfeito.

Para garantir um atendimento cinco estrelas, é preciso pensar na experiência de comer de forma holística que envolve todos os sentidos, pois, como já apontamos no início deste artigo, limpeza e agilidade no atendimento podem ser até mais importantes que o sabor.

Por isso, é preciso treinar bem seus garçons para que eles sejam rápidos, atenciosos e cometam o mínimo de erros no atendimento dos seus clientes. É preciso cuidar do design e decoração da casa, para que ela seja convidativa e acolhedora para os clientes.

Duas medidas de gestão do tempo, dois punhados generosos de sabor e uma colherada caprichada de bom atendimento, tudo colocado na medida certa bem harmonizado para criar uma experiência única para seus clientes.

Se você quiser começar agora mesmo a criar um novo modelo de atendimento para seu negócio, reduzir os custos operacionais em até 50% e aumentar a venda de adicionais em até 40%, assim como fizeram grandes redes como o KFC, Subway, Madeiro e Jerónimo, me manda uma mensagem agora pelo WhatsApp e entenda como os cardápios digitais podem transformar a experiência do seu cliente e multiplicar seu faturamento.

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