Gestor de pedidos: 5 vantagens para o seu restaurante

Gestor de pedidos: 5 vantagens para o seu restaurante

Quem tem um bar ou restaurante e vê as vendas aumentando de uma hora para outra, pode ter que encarar um novo desafio: organizar todos os pedidos. Contudo, graças à tecnologia essa atividade pode ser facilmente executada com o uso do gestor de pedidos ou gerenciador de pedidos para restaurantes.

Preparamos este artigo para esclarecer, de uma vez por todas, como operar o seu negócio, sem que a sua vida de gestor se torne um caos! A seguir, você vai aprender o que é um gestor de pedidos e quais são suas vantagens desse sistema.

O que é um gestor de pedidos?

O gestor de pedidos funciona como uma central virtual para recebimento, confirmação, conferência ou despacho dos pedidos feitos pelos clientes tanto no salão quanto no delivery, drive thru ou take away.

Seu principal objetivo é dar uma melhor visão sobre o volume de vendas, tipo de pedido, faturamento e andamento do processo, ajudando, como o próprio nome sugere, na gestão operacional do restaurante. Porém, não pára por aí… confira outras vantagens que tornam o funcionamento do empreendimento mais organizado.

5 vantagens do gestor de pedidos para seu restaurante

No geral, a principal vantagem dessa ferramenta é receber e gerenciar os pedidos dos clientes de maneira otimizada. Porém, um bom gestor de negócios vai conseguir aproveitar ao máximo esse recurso e identificar outros benefícios. Confira alguns deles a seguir.

1 – Facilita a visão 360º

Restaurantes que têm operações híbridas e atendem salão e atendimento delivery costumam sofrer com a falta da visão unificada ou 360º. Isso porque, normalmente, os softwares de gestão são separados por operação e não são integrados.

Então, o gestor precisa olhar várias telas, acessar diversos sistemas para algo que pode ser resolvido com o uso do gestor de pedidos e informações disponibilizadas em um monitor de computador ou específico, por exemplo, deixando esse fluxo ou gestão à vista.

2 – Contribui para a eficiência operacional

Ter mais clientes é sempre muito bom, com certeza! No entanto, é preciso ter muito cuidado para não deixar coisas básicas passarem e, assim, evitar gargalos, como mapear e otimizar a rotina de trabalho. Uma boa gestão de pedidos aumenta a eficiência operacional, ganhando dinamismo e reduzindo custos.

3 – Possibilita a atualização do status dos pedidos

Se o fim de semana é sinônimo de maior volume das vendas no seu restaurante, isso também significa que é necessário ter mais organização. Desde a recepção até o despacho logístico. Do preparo à embalagem. Geralmente, os sistemas acusam o horário do recebimento do pedido e ajudam a controlar esse tempo.

4 – Faz a triagem dos pedidos

Além disso, ao utilizar a ferramenta de gestão, é possível fazer a triagem das ordens recebidas, aceitar ou recusar novos pedidos, pendenciá-los ou marcá-los como concluído, atualizando seu status direto no sistema e informando aos clientes.

5 – Ajuda a acompanhar o histórico de pedidos

Outra facilidade dessas ferramentas é o de avaliar o histórico de pedidos. Seja para uma simples conferência de rotina durante um dos dias de vendas, seja para a conciliação financeira, essa opção ajuda a criar uma lista de todas as vendas, em um determinado período.

Esses relatórios geralmente trazem informações úteis que mostram como organizar os pedidos dos clientes e possibilitar que o gestor ofereça um atendimento mais eficiente, que não faça o cliente esperar mais que o necessário:

  • data;
  • número do pedido (ou da ordem/mesa);
  • nome do cliente (ou número da mesa/comanda);
  • tipo de venda (entrega, retirada ou salão);
  • status do pedido;
  • quantidade de itens pedidos;
  • valor total da compra.
 

Dessa forma, é possível consultar, imprimir ou ainda exportar esses dados para outras análises. Essa ação simples pode revolucionar o funcionamento do seu restaurante, pois vai trazer mais segurança e visão macro dos resultados financeiros.

Como usar o gestor de pedidos do GoomerGo

Quem já utiliza Solução para Delivery ou Solução em QR Code, soluções que oferecemos de autoatendimento delivery e atendimento em loja, pode desfrutar de algumas funções que tornam o dia a dia de trabalho mais eficiente:

  • criar seu cardápio digital personalizado e customizado;
  • inserir e editar itens em tempo real;
  • criar cupons de desconto;
  • receber pedidos pelo WhatsApp;
  • usar o gerenciador de pedidos.
 

Sistema PDV: mais recursos em um só aplicativo

Como falamos, o nosso gerenciador dispensa a necessidade de utilizar diferentes sistemas, instalar programas pesados ou fazer download de aplicativos. A partir do painel de gestão de pedidos da Goomer, você pode ter todas as informações que precisa rapidamente.

Isso só é possível com a utilização do sistema PDV, criado para integrar os diversos setores da empresa com o ponto de venda. Com ele, as ações administrativas, principalmente o processamento dos pagamentos dos clientes, são automatizadas, além de dar melhores condições ao gestor de analisar dados e resultados.

Gestor de pedidos Solução em QR Code

Agora que você já conhece os principais benefícios do gestor de pedidos, chegou a hora de levar essa solução para o seu restaurante. Trata-se da melhor maneira de tornar a gestão da sua companhia uma tarefa mais tranquila e eficiente, e deixar de ser uma grande dor de cabeça para você e os seus colaboradores.

Conte com a gente para realizar o sonho de ver o seu empreendimento crescer de forma sustentável. Acesse nosso site e veja como automatizar 100% os seus pedidos com uma solução integrada aos melhores PDVs.

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