Que vivemos em tempos de crise, não é novidade para ninguém! Realmente as coisas andam difíceis e a cada dia recebemos notícias de restaurantes encerrando suas operações. Insegurança política e falta de confiança dos consumidores são algumas das causas.
Tempos de crise, são tempos de reinvenção. Se vira nos 30! A notícia boa é que existe uma saída para os restaurantes: investir em ações de marketing de baixo custo. Com a massificação da tecnologia, fica mais fácil aparecer gastando pouco. Claro que é necessário exercitar um pouco sua criatividade, manter os pés no chão e colocar ações práticas em ação.
A Fingersis, empresa especializada em consultoria para restaurantes, citou 5 ações práticas para mudar seu negócio para melhor:
- Foque nos seus pontos fortes. Você já fez a análise dos seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças? Use sempre seus pontos fortes na promoção. E-mail, Facebook, divulgações internas, entre outros. Mas lembre-se: pontos fortes que valem a pena serem divulgados são os que trazem o seu diferencial! Bom atendimento, cortesia, ambiente limpo, isso não te diferencia dos concorrentes pois é uma obrigação! Gostamos de usar o exemplo do Santoregano (www.santoregano.com.br). Eles costumam publicar em suas comunicações a frase: “Somos a 7ª melhor pizzaria do Brasil”
- Use as redes Sociais. Hoje é possível criar campanhas e direcionar exatamente para o seu público. Escolher pra quem o anúncio será mostrado, selecionando a cidade, idade, escolaridade, entre outros. Além disso, crie campanhas para aumentar o engajamento com sua página de Facebook (se ainda não tem uma fanpage, crie uma agora). Com um pouco de conhecimento em informática da pra criar uma fanpage no face. Mas lembre-se, a fanpage vai ser a cara da sua marca para muita gente, invista um pouco na sua criação e administração.
- Use seus ativos! Ativos é tudo aquilo que gera valor no seu negócio. Restaurantes tem um grande ativo pouco explorado, seus fãs. Isso mesmo, talvez você não tenha se dado conta mas existem clientes que atravessam a cidade pra provar a sua pizza ou seu sushi. Use isso ao seu favor, marque cliente em postagens no Facebook (sempre com autorização deles claro). Grave testemunhos deles falando do que gostam no seu estabelecimento. É grátis e tem um resultado ótimo. A rede de relacionamento do seu cliente tende a dar importância ao que um amigo independente fala.
- Fale com as pessoas chaves. Tome proveito da blindagem e fale com as pessoas certas que podem trazer clientes para você. Vou dar 3 exemplos de pessoas que podem alavancar suas vendas! Porteiros, motoristas de táxi e concierges. Se você mora em uma cidade que recebe muitos turistas ( recreacionais, ou turistas de negócios e eventos). Procure as cooperativas de táxis e pague comissão para cada cliente que o taxista levar para seu estabelecimento. Ao mesmo tempo peça para deixar seus panfletos no táxi para pedidos via delivery.
- Use o telemarketing ativo. Mas atenção, apenas com os seus já clientes. Telefone para clientes, mande SMS em Massa. Recentemente criamos uma campanha para um delivery através de um SMS em massa. Enviamos 200 SMSs na hora de um jogo de futebol, na quarta a noite ( Filtramos apenas homens) com a seguinte mensagem: “Pizzaria X. Futebol combina com uma boa pizza. Quer pedir agora? responda sim a essa mensagem. Peça e ganhe uma cerveja“. Rapidamente recebemos 20 “sim” de retorno no celular, as atendentes ligavam e faziam a venda.
Se você tiver interesse em se aprofundar mais nesse assunto, a Fingersis estará promovendo um curso prático sobre "Marketing de Baixo Custo para Restaurantes", com foco em publicidade e engenharia do cardápio. O curso tem foco em ações práticas, realmente um atalho para o aumento dos resultados do seu restaurante. Segue o link.
Se tiver alguma dúvida sobre o tema, deixe seu comentário abaixo que responderemos com o maior prazer.
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