Poucas coisas são verdades absolutas, mas uma chega bem perto: ninguém abre um negócio pensando na sua falência.
Todo negócio deseja gerar lucros, e com os restaurantes não é diferente. No entanto, nesse segmento, o insucesso é visto em larga escala em comparação com outros negócios.
Se falarmos sobre a América do Sul, a taxa de falência de restaurantes é extremamente alta em comparação com a Europa, por exemplo, devido a vários fatores, como endividamento, falta de habilidades gerenciais, CEOs rotativos, más escolhas contábeis e tributárias, corte de custos excessivamente agressivo, além de outros fatores que contribuem para esse cenário.
A pandemia foi outro fator que levou inúmeras casas a fechar as portas. De acordo com Abrasel, cerca de 335 mil bares e restaurantes encerraram as atividades definitivamente no Brasil durante esse período. Isso resultou na extinção de 1,3 milhão de empregos.
Nós fizemos um compilado com 5 erros que devem ser evitados por restaurantes e bares para evitar a falência. São eles:
1. Não ter boas habilidades de gerenciamento
Independentemente do negócio em que você está, é essencial ter habilidades de gerenciamento adequadas para administrar um negócio com sucesso.
Se você for um grande chef, isso também não lhe garantirá grande sucesso, pois você precisa ter habilidades gerenciais para lidar com processos internos e externos de uma empresa, como contabilidade, suprimentos, fornecedores, elaboração de estratégias de crescimento, supervisão de recursos humanos, etc.
Essas habilidades podem ser aperfeiçoadas e desenvolvidas em uma série de cursos e treinamentos disponíveis. A gestão tem a ver com saber gerenciar equipe, números e situações e não necessariamente a cozinha. Por isso é comum que nas casas de sucesso, cozinha e caixa não se misturem.
2. Escolha da localização errada
Com muita frequência, vemos pessoas convencidas pelas estatísticas de que um local com alto tráfego é o que elas precisam para ter sucesso em seus negócios.
No entanto, a chave para esse fator ser relevante é entender exatamente quem está circulando na região e o que eles estão fazendo.
São pessoas que simplesmente passam na região para irem ao trabalho? é uma região de clínicas e hospitais? É um local com muitas universidades e escolas? Ou é um local onde as pessoas andam à toa para fazer compras e passar bons momentos?
Não é raro que marcas bem administradas e estabelecidas falhem em locais aparentemente ótimos. O conceito do restaurante precisa estar muito bem alinhado com o público que frequenta o local.
Pode não fazer sentido abrir um restaurante fino e sofisticado em um centro cívico, por exemplo, onde as pessoas frequentam para lidar com questões burocráticas e legais.
Fato é que a localização certa não se trata apenas de tráfego ou visibilidade. É mais sobre conhecer seus clientes, entender seu estilo de vida e como seu conceito se encaixa nele.
3. Marketing fraco
Muitas vezes os gestores abrem as portas de seus restaurantes e esperam que os clientes simplesmente comecem a aparecer. Acontece que oferecer um serviço de qualidade e um cardápio primoroso não é suficiente!
As pessoas são, de fato, criaturas de hábitos. Elas têm seus lugares que costumam frequentar e nem sempre estão dispostas a explorar novas possibilidades sem, antes, conhecer ou ter referência do local.
Desse modo, é importante que as pessoas estejam cientes do seu estabelecimento e o que irão encontrar lá. Geralmente, são necessárias várias tentativas antes que as pessoas realmente mudem seu comportamento.
O plano de marketing é crucial para que as pessoas criem memória de marca e associam o seu restaurante às sensações e características que você deseja, sejam elas preço, cardápio, atendimento e até mesmo a vista da cidade pode ser explorada pelo branding do local.
4. Falta de gestão financeira eficiente
A gestão financeira é vital para qualquer negócio e não é difícil saber o que acontece com restaurantes e bares que não a dominam. Na verdade, essa é a principal característica para se manter atento quando o objetivo é evitar a falência.
Turnover de funcionários, falta de pagamento no prazo que pode atrasar a entrega de suprimentos e a liberação de ferramentas importantes, desperdício de alimentos, má gestão de estoque – tudo isso é impactado por uma gestão financeira ineficiente.
As empresas mais bem-sucedidas, sejam elas do ramo alimentício ou não, controlam muito de perto suas finanças. Se você não tem domínio no assunto, é sempre indicado encontrar alguém para cuidar e executar essa função com muito rigor – isso também evitará problemas trabalhistas.
5. Relutância em adotar novas tecnologias
Nada permanece o mesmo. Essa é uma das filosofias por trás de vários dos restaurantes de sucesso.
Deixe os métodos antigos para a execução de alguns pratos. Em termos de gestão, é crucial conhecer as tecnologias que estão à disposição e ajudam a otimizar tempo, trabalho e custos.
Também é imperativo adotar funcionalidades que melhoram a experiência do consumidor, afinal, é a frequência da clientela que mantém os estabelecimentos abertos e funcionando com sucesso.
Os cardápios digitais da Goomer e soluções para delivery são exemplos que garantem mais agilidade nas rotinas das empresas e permitem que os clientes sejam atendidos com muito mais autonomia e agilidade.
Além disso, algumas soluções contam com pagamento integrado, tornando mínima a necessidade do contato entre atendente e cliente.
Nós verificamos que os estabelecimentos que adotaram a solução em tablet tiveram aumento de até 45% em seu faturamento. Aumentar o ticket e, consequentemente a lucratividade, é crucial para afastar o risco de falência!
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