O que é um CRM e por que seu restaurante precisa de um?

A arma secreta das vendas e da lucratividade? O CRM! Saiba o que é e por que seu restaurante precisa de um.

Por Redação Goomer 13 de Julho de 2021 - Atualizado em 23 de Outubro de 2024 7 min. de leitura
O que é um CRM e por que seu restaurante precisa de um?

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Um CRM para restaurantes é a chave para conhecer seus clientes e personalizar o serviço em grande escala. Como dono de restaurante, você não está apenas no ramo de alimentos. Você também está no ramo da hospitalidade.

Essa ferramenta será sua arma secreta para saber o que seus convidados desejam e criar experiências gastronômicas de que eles irão se lembrar.

E quando o CRM se integra a um sistema de gestão, você obtém acesso a informações poderosas. Elas podem ajudar a informar as decisões de negócios, personalizar o serviço, melhorar seu programa de fidelidade e fazer com que os clientes voltem para mais.  

Se você está pensando em adicionar um CRM no seu restaurante, você vai querer ler este guia para obter informações sobre este software essencial. 

O que é um CRM?

CRM significa “plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente” e se refere ao software que serve como banco de dados para informações do cliente.

Os dados do cliente coletados em CRMs geralmente incluem informações de contato, um histórico das interações do cliente com a empresa e detalhes sobre as preferências e seus comportamentos.

Praticamente qualquer empresa que vende produtos e serviços, incluindo restaurantes, usa CRMs. Porém, normalmente são as pessoas em funções voltadas para o cliente que tendem a se envolver mais com os bancos de dados de CRM do que os funcionários em outras funções. 

Os vendedores, por exemplo, usam CRMs para fazer e salvar anotações sobre argumentos de vendas, ligações e reuniões. Em seguida, eles usam esses dados para personalizar as interações e ofertas aos clientes em potencial.

Então, como os restaurantes usam CRMs? Continue lendo para descobrir…

E o que é um CRM para restaurantes?

Em um restaurante, o software é utilizado para coletar dados sobre seus clientes, porque a sua finalidade é fornecer um serviço personalizado.

Entre as informações essenciais, estão:

  • Informações de contato: normalmente coletadas quando um cliente se cadastra em algo do restaurante ou faz uma reserva.
  • Histórico de interação: um registro dos pedidos do cliente, reservas e interações com promoções.
  • Preferências: incluindo preferências alimentares (vegano, vegetariano, etc.), alérgicos (soja, glúten, laticínios, etc.), favoritos (bolo de chocolate, uísque com gelo, etc.) e preferências de mesa (estande, cano alto, ao ar livre mesa, etc.). 
  • Datas notáveis: aniversários e datas especiais que podem ajudar a informar ofertas de serviço ou marketing.

Ao contrário dos CRMs que não se destinam ao setor de hospitalidade, os de restaurantes são projetados para integração com o resto das ferramentas da pilha de tecnologia. 

Isso significa que um CRM integrado para restaurantes pode compartilhar dados com seu PDV, programa de fidelidade, sistema de reservas e muito mais!

Para fornecer uma melhor compreensão de algumas das vantagens listadas acima, aqui estão alguns benefícios de usar um CRM de restaurante integrado.

05 benefícios de usar um CRM para restaurantes

Quando o seu CRM funciona perfeitamente com o resto das integrações de tecnologia do seu restaurante, é perceptível nos resultados. Pelos dados estarem todos no mesmo lugar, fica mais fácil desbloquear novas ideias

Usar um CRM integrado em seu restaurante pode te ajudar:

01. Consolidar os principais dados do cliente

Um CRM integrado funciona como um banco de dados que reúne informações importantes sobre o comportamento e as preferências do hóspede em um só lugar. 

Embora permita adicionar notas manuais sobre as preferências do hóspede, o verdadeiro poder desta ferramenta está em sua capacidade de coletar dados automaticamente, o que evita que sua equipe tenha que importar essas informações ou inseri-las manualmente durante o processo de checkout.

Fora que não é mais preciso abrir ferramentas diferentes para encontrar todas essas informações valiosas sobre seus clientes.

02. Manter os dados do cliente protegidos

Na Goomer, sabemos que é uma má notícia para os negócios se os dados do cliente caírem nas mãos erradas. Felizmente, um CRM integrado possui vários recursos que mantêm os dados seguros. 

Em primeiro lugar, quando todas as informações do cliente estão armazenadas em uma plataforma, há menos riscos de serem comprometidas, porque não estão sendo compartilhadas por vários sistemas.

E como os membros da sua equipe possuem logins exclusivos, você pode rastrear facilmente quem acessa os dados do convidado e quando.

Em segundo lugar, o CRM para restaurantes que são integrados usam tecnologia de criptografia de dados de última geração para garantir que informações confidenciais não sejam interceptadas por hackers. 

03. Ajudar em compreender o comportamento do cliente e os padrões de pedido

O CRM para restaurantes ajuda você a conhecer cada cliente em um nível individual, reunindo cada interação que um cliente já teve com o seu restaurante em um único perfil.

Esse perfil atua como uma jornada, onde são informados dados cruciais, como histórico de gastos, horários de reserva e padrões de pedidos.

Em vez de todas essas informações serem armazenadas separadamente na plataforma de reservas e no PDV, um CRM de restaurante integrado as reúne em um só lugar, proporcionando um melhor entendimento de cada hóspede.

04. Aumento das vendas

O CRM de restaurante ajuda a impulsionar as vendas ao impulsionar a repetição de negócios. Melhorar seu programa de fidelidade incentivará os clientes a criar o hábito de jantar em seu restaurante por meio de promoções direcionadas e oportunas.

Por exemplo, quando uma hamburgueria oferece sanduíches pela metade do preço aos membros do programa de fidelidade na hora do almoço, todas as quartas-feiras e durante um mês, eles se acostumarão a comer no seu estabelecimento.

Além do que, as chances irão aumentar dos clientes irem almoçar nos outros dias da semana mesmo após o término da promoção. Isso ajudará a maximar os lucros.

05. Análise de tendências de vendas

Os dados coletados pela plataforma de gerenciamento de relacionamento com o cliente do seu restaurante também revelam percepções sobre o comportamento do cliente e os padrões de pedido em um nível macro.

Quando seu CRM compartilha dados com o restante das ferramentas, você desbloqueia novos relatórios que facilitam a identificação e a análise das tendências de vendas que impulsionam as decisões de negócios.

Por exemplo, o seu CRM pode revelar que uma combinação específica de pratos é muito popular entre os clientes para viagem. Você pode então usar essas informações para aumentar as vendas para seus clientes externos, criando uma combinação de refeições que inclui esses pratos e uma sobremesa.

A arma secreta de um dono de restaurante

Pense em um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente como a arma secreta do seu restaurante para encantar os clientes e fidelizar os clientes do restaurante . 

Quando o seu CRM se integra com o resto da pilha de tecnologia do seu restaurante, ele pode reunir todos os tipos de dados sobre seus clientes - desde a frequência e o momento do pedido até as preferências e restrições alimentares. Você pode então usar essas informações poderosas para personalizar o serviço e gerar mais receita.

Na Goomer você encontra integração com os melhores sistemas de gestão do mercado! Fale conosco e leve seu restaurante para um outro nível!

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