O que é necessário para criar um Cardápio Digital para o meu Restaurante?

Sem enrolação! Neste artigo, logo de cara, você descobre quatro dicas de como criar um cardápio digital. Depois, vê como fazê-lo um menu vendedor.

Por Redação Goomer 02 de Outubro de 2020 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 7 min. de leitura
O que é necessário para criar um Cardápio Digital para o meu Restaurante?

O número de pessoas conectadas pela internet é cada vez maior. Ao mesmo tempo, o crescimento de ferramentas e aplicativos para criar um cardápio digital tem contribuído para a expansão do setor de alimentação — especialmente por conta da abertura de novos canais de venda, como o delivery e o takeaway.

Atualmente, é possível encontrar uma série de alternativas disponíveis no mercado para ajudá-lo nessa tarefa. Contudo, antes de investir seu tempo e dinheiro, é preciso ter um plano básico desenhado. Pensando nisso, separamos algumas dicas exclusivas de como criar o seu próprio menu virtual. Acompanhe!

4 dicas para montar um Cardápio Digital para Restaurantes

De modo geral, o cardápio digital torna o processo de vendas mais ágil e dinâmico, já que os pedidos podem ser feitos com mais rapidez e autonomia, além de haver menor chance de erros na hora de montar os pratos. Além disso, também gera uma economia significativa para os estabelecimentos, sobretudo na hora de renovar o menu.

Para aproveitar todas essas vantagens, basta ter à disposição um computador, smartphone ou tablet conectados à internet. Afinal, existem diversas plataformas online que podem ser extremamente úteis na apresentação dos produtos, sendo inclusive uma poderosa ferramenta de vendas.

Veja as melhores práticas para criar o seu cardápio online e vender muito mais:

1 - Escolha a melhor ferramenta

Com todas as facilidades disponíveis hoje em dia, não é preciso mais começar do zero nem gastar muito dinheiro já que existem soluções gratuitas.

A primeira recomendação para criar um cardápio digital para restaurantes é escolher, portanto, qual a ferramenta que melhor se adapta às necessidades do seu negócio.

Como existem muitos formatos e modelos disponíveis, vale a pena comparar todas as opções e benefícios. Um ponto muito importante que pode ajudar neste momento é definir o objetivo de uso do cardápio online.

Sim! Porque você pode criar apenas uma arte compartilhável ou um site, um aplicativo do seu restaurante. Como um item que deve promover o seu negócio pensar e responder essa pergunta pode poupar tempo, além é claro, de trazer insights para a decisão final.

Dependendo do formato escolhido, o cardápio digital online pode ser comumente utilizado para:

  • Divulgar pratos e bebidas funcionando como um catálogo interativo;
  • Facilitar os pedidos como um sistema mais inteligente e integrado;
  • Aumentar as vendas do seu negócio ao possibilitar compras online.

E a boa notícia é que já existem ferramentas com todas essas opções. Assim você não precisa se preocupar ou ficar trocando de solução toda hora.

2 - Selecione as melhores imagens dos produtos

Se ainda não tem, você deve providenciar imgens dos seus produtos para a divulgação. É preciso dedicar tempo para criar um cardápio digital, da mesma forma que você faria um prato especial. As imagens não só ajudam a tangilizar o que está sendo oferecido, como também fazem abrir o apetite (literalmente!).

Separe os pratos e bebidas, escolha um bom local e com iluminação mínima e registre os melhores ângulos. Você também pode contar com um profissional especializado, mas no geral, com um bom celular você já pode ter imagens de alta qualidade. Confira também essas dicas selecionadas para tirar as melhores fotos de alimentos.

Lembre-se de que as imagens devem ser reais e chamativas para atrair a atenção do seu público e diferenciar o seu estabelecimento dos demais - seja no ambiente online ou offline.

3 - Defina os preços e promoções

Ferramenta e produtos selecionados, então é hora de pensar nos preços. Você precisa ter, necessariamente, os mesmos preços tabelados e fixados, mas precisa ter essa definição, antes de prosseguir como sua estratégia de vendas.

Ao escolher soluções que funcionem como canais de vendas e que não são exclusivos (como os marketplaces, por exemplo), o fator preço pode aumentar ou reduzir concorrência, já que muitos comparadores usam o preço como base comparativa.

Assim, a definição do valor dos pratos é uma tarefa extremamente importante, embora encarado com muita tensão por gestores. Em primeiro lugar, os preços divulgados aos clientes devem conter todos os custos, incluindo despesas operacionais e a margem de lucro.

Para calcular corretamente basta considerar na conta todos os insumos básicos, preços de custo das mercadorias e as despesas da rotina do seu estabelecimento. Ao final, você só precisa inserir a margem de lucro ideal.

Outra tática muito utilizada para otimizar o fluxo de caixa é oferecer descontos em produtos específicos ou durante determinados períodos que são sazonais. Essa é uma forma de entender também o comportamento dos consumidores e desenvolver planos de fidelização para manter as vendas dentro de um mesmo ritmo, mesmo em períodos de baixa.

4 - Faça as configurações mínimas

Independente da ferramenta escolhida, o cardápio digital que pode ser atualizado também online, conforme necessidade, deve ser configurado adequamente.

De forma prática e fácil, estes ajustes têm por objetivo garantir a melhor experiência de compras dos consumidores. Você deve se atentar a detalhes como:

  • definir as categorias do seu cardápio (e a ordem na disposição dos produtos);
  • colocar promoções ou sugestões da casa em destaque no menu para atrair os clientes;
  • descrever os produtos para melhorar a taxa de conversão do cardápio;
  • formatar as imagens para prender a atenção dos consumidores;
  • disponibilizar todas as formas de pagamento aceitas pelo seu estabelecimento, entre outros.

A engenharia do cardápio também pode trazer muitos benefícios nesta fase. Ao dividir os produtos pelos resultados financeiros históricos você terá uma visão daquilo que não só vende, como rende mais financeiramente. Acredite: existe muita diferença!

Criar um Cardápio Digital é o primeiro passo

Não adianta só fazer um novo cardápio hightech e achar que tudo se resolverá. Escolher uma boa ferramenta, ter fotos atrativas, ter uma precificação adequada e fazer todos os ajustes mínimos são pré-requisitos.

Veja a seguir as dicas dos nossos consultores especialistas para ter um cardápio que seja campeão:

Mantenha o cardápio sempre atualizado

No modelo tradicional, os cardápios impressos geram um custo substancial sempre que é necessário substituir alguma informação, seja por item indisponível ou atualização de preços. 

Esse tipo de tarefa pode comprometer a experiência do usuário pelo número excessivo de páginas no cardápio ou até mesmo inviabilizar algumas mudanças. Mas ao criar um cardápio digital as atualizações são feitas em tempo real. 

Por isso, trabalhar com o cardápio digital é uma excelente alternativa para manter com todas as novidades, já que todas as alterações são facilmente efetuadas por meio de um software ou sistema.

Faça testes

Para se certificar da eficiência do seu cardápio é fundamental promover testes e no ambiente virtual isso é muito mais fácil. É preciso realizar testes variados, de modo a identificar tanto o melhor canal de divulgação do cardápio quanto os pratos que mais trazem resultados.

Nesse sentido, procure publicar constantemente e dedique-se a criar materiais interessantes para promover a relação da sua marca com o seu público-alvo.

Avalie também a satisfação dos usuários com cardápio que você apresentou. Muitas vezes, nem sempre a mensagem, formato ou tecnologias utilizados são tão compreensíveis ou práticos, quanto se imagina.

Divulgue seu novo cardápio

Embora pareça muito óbvio, a divulgação do cardápio é extremamente importante. Afinal, de nada adianta desenvolver o melhor menu se os clientes desconhecem essa ferramenta de vendas. Portanto, após desenvolver o seu cardápio, divulgue seu aplicativo ou link específico.

Ao adotar os cardápios via QR Code, imprima e disponibilize os códigos em áreas que sejam chave, dentro do seu bar ou restaurante. Se utilizar o GoomerGo você também poderá usar o sticker do Instagram para pedidos diretos pela rede social.

E ai, o que achou das nossas dicas sobre como criar um cardápio digital para o seu restaurante? Se o seu estabelecimento ainda não faz parte do universo digital, não perca mais tempo e crie agora mesmo o seu menu digital online e totalmente grátis com o GoomerGo.

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