Uma das grandes promessas de negócios gastronômicos, que já vem se consolidando pelo mundo, é o fast casual. Trata-se de um novo modelo de estabelecimento, que une o conceito de uma comida mais próxima de um restaurante de mesa (produtos frescos, produção mais trabalhada e outros) com a rapidez de um fast food.
Esse formato já ganha destaque nos Estados Unidos, com redes como a Chipotle e a Shake Shack, e no Brasil já encontra adeptos, como a rede Spoleto.
Com cardápio mais sofisticado (quase um gourmet), o fast casual encontra em consumidores mais jovens, antenados nas mudanças da gastronomia e que buscam produtos de melhor qualidade, um público disposto a pagar um pouco mais que do que em um fast food, porém não chegando aos valores de um restaurante de mesa. A seguir você vai conhecer mais sobre esse negócio e saber por que investir nessa tendência. Confira!
A qualidade é o segredo
Com a popularização de conceitos do universo gourmet, um público jovem e bem atento a isso tem buscado produtos com qualidade superior ao que o fast food consegue oferecer. Essa mudança é muito importante no cenário da gastronomia, pois abre um nicho para um modelo de negócios que ofereça um pouco mais de sofisticação e que disponibilize pratos elaborados com matérias-primas frescas e de melhor qualidade.
Além da qualidade, é preciso rapidez
Essa é uma característica dos nossos tempos. Serviços que aliem qualidade e rapidez ganham consumidores que possuem uma rotina intensa e que não podem gastar muito tempo com a alimentação. Nesse ponto, o fast casual se encaixa perfeitamente, pois não possui serviço de mesa, se aproximando da agilidade do fast food. Esse formato diminui o custo de operação, porém mantém um ambiente agradável, com uma decoração apropriada e conforto para uma refeição rápida.
O público está disposto a pagar
Não é possível manter os preços de um fast food, aumentando a qualidade dos produtos. Por isso, o fast casual apresenta preços de cardápio um pouco mais elevados, porém ainda acessíveis ao grande público. Assim, uma equação interessante é fechada: qualidade nos produtos, mais rapidez no serviço e preços que se diferenciam dos restaurantes de mesa. Esse trinômio encontra um público ávido por novas formas de se alimentar.
O crescimento não para
O crescimento do fast casual é vertiginoso nos Estados Unidos. Esse modelo já cresceu cerca de 550% desde 1999 e que o lucro do segmento foi de cerca de US$21 bilhões, em 2014. E não para, somente no primeiro trimestre de 2015, a média do aumento de vendas foi de 6,6%.
Já no Brasil, um exemplo do sucesso desse formato é a rede de comida italiana Spoleto, que já possui mais de 300 lojas pelo país e faturamento superior a R$380 milhões.
Sem dúvidas, ainda que novo, o fast casual é o segmento que mais cresce na gastronomia, pois encontrou um serviço que alia rapidez e qualidade, com um toque de requinte. Esses fatores, se adequam perfeitamente a uma nova geração de consumidores que buscam agilidade, que possuem informação sobre gastronomia e que desejam preços acessíveis.
Já comeu em um fast casual ou tem alguma sugestão? Pensa em abrir um negócio assim?
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