O serviço que o seu restaurante presta precisa ser o melhor que o seu cliente já experimentou, pois é isso que fará com que ele queira realmente voltar. E quando falamos em serviço não estamos nos referindo apenas aos pratos saborosos, mas também à maneira como os seus clientes serão tratados pelos seus garçons.
Se você é um bom gestor certamente já sabe que basta um atendimento ruim para que um cliente deixe de ser cliente e, consequentemente, de recomendar o seu estabelecimento para familiares e amigos, não é mesmo? Mesmo que os pratos oferecidos em seu restaurante sejam os melhores da região, se o seu atendimento não acompanhar essa qualidade, algum outro restaurante poderá passar na sua frente.
E foi pensando nisso que criamos o post de hoje com algumas dicas para que você tenha os melhores garçons no seu restaurante. Continue acompanhando e confira!
Não erre na contratação
Por mais que o seu negócio tenha crescido muito a ponto de precisar urgentemente de garçons, jamais erre na contratação, recrutando alguém por impulso e que nada tenha a ver com o seu restaurante. Os garços vão lidar diretamente com a sua clientela e, por isso, eles precisam ser muito bem escolhidos. Se for necessário, designe alguém no seu negócio para cuidar especificamente das contratações, avaliando os melhores currículos e escolhendo os perfis mais adequados a fazer parte da sua equipe.
Tenha em mente que vale mais a pena demorar um pouco no processo de contratação e contratar garçons qualificados do que contratar rapidamente, porém alguém que não tenha o perfil adequado.
Invista em treinamentos
Os seus garçons podem ser muito bons, mas sempre é possível melhor ainda mais e os seus clientes merecem isso, não é mesmo? Então uma boa maneira de fazer com que os seus garçons qualifiquem-se cada vez mais é oferecendo treinamentos constantes. Cursos de atendimento, agilidade e cooperação serão sempre bem-vindos, até mesmo porque por melhor que sejamos, sempre é possível aprender algo novo, não é mesmo?
Pague o justo
É claro que para que os seus garços estejam sempre motivados a melhorar o atendimento e dar o melhor de si para satisfazer a sua clientela elas precisam ser bem recompensados. Por isso é muito importante ser justo na hora de remunerar o funcionário para que ele esteja satisfeito e queira sempre continuar crescendo junto com você. Você também pode oferecer benefícios, como premiação para o melhor desempenho e bonificações em datas especiais. Funcionário satisfeito trabalha melhor e quer sempre crescer junto de você!
Ofereça plano de carreiras
Outra forma de manter os seus garçons sempre engajados e dispostos a dar o melhor de si é trabalhando com plano de carreiras. Essa estratégia faz com que os funcionários se mantenham focados em melhorar e crescer e não há motivação melhor do que essa. Deixe que eles entendam claramente como funcionará essa prática e incentive o crescimento!
Ofereça um bom ambiente de trabalho
Outro fator que conta muito na hora de um funcionário querer ou não ficar no estabelecimento, além de também influenciar o desempenho dele é o clima do ambiente de trabalho.
Por mais que seja um ambiente de correria, lutando contra atrasos nas entregas dos pedidos e atendendo muitas pessoas ao mesmo tempo, é muito importante que você faça de tudo para oferecer um ambiente de trabalho agradável aos seus funcionários.
E para isso, procure informatizar o que for possível e aposte nisso como ganho não só para os seus funcionários, mas também para o seu restaurante como um todo. Hoje já existem até mesmo os cardápios eletrônicos, que otimizam o trabalho dos garçons e encantam os clientes. Aposte na tecnologia pois ela tem muito para te oferecer!
E você, usa outras estratégias para ter — e manter — sempre os melhores garçons em seu restaurante? Compartilhe suas ideias e experiência através dos comentários!
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