O sonho da maioria dos donos de restaurantes é implementar uma gestão eficiente para colher bons resultados e, de quebra, reduzir custos. Mas saiba que isso não é tão difícil quanto parece e, com algumas medidas simples, é possível economizar em vários setores do estabelecimento.
Por isso, decidimos preparar um post para ajudar você nessa tarefa. Confira agora como reduzir custos com o serviço em um restaurante de forma simples, prática e eficiente!
1. Renegocie pagamentos com os fornecedores
Depois de um tempo comprando sempre dos mesmos fornecedores, é comum que as negociações esfriem. Você pode achar que faz sempre um bom negócio e os fornecedores, que têm a sua fidelidade. Mas, é nesse momento que os preços sofrem aumentos e algumas vantagens podem ser perdidas.
Para evitar que isso aconteça com o seu restaurante, negocie sempre. Exija descontos em troca da fidelidade e prazos melhores para planejar pagamentos com maior tranquilidade.
Também, se tiver dívidas pendentes com um ou mais fornecedores, renegocie os pagamentos. Solicite a redução dos juros e peça prazos mais estendidos para quitá-las. Você pode alegar que deseja pagar, mas com o baixo movimento tem algumas dificuldades em cumprir os prazos atuais.
Além de conseguir bons descontos, você terá um tempo maior para fazer os pagamentos, o que é bom para reforçar o capital de giro.
2. Faça parcerias com outros estabelecimentos
Muita gente não sabe, mas fazer parcerias com outros estabelecimentos do ramo alimentício pode ser uma grande oportunidade para reduzir custos no restaurante. Enquanto você evita conversar com os concorrentes, outros donos de restaurantes estão se unindo para realizarem encomendas maiores e, com isso, pagarem mais barato.
E nem precisa ser necessariamente um restaurante concorrente. Você pode fazer boas parcerias com donos de mercearias, supermercados e restaurantes que vendem tipos de cardápios diferentes do seu.
Esse tipo de parceria permite que você realize compras compartilhadas e o maior volume das encomendas possibilita os fornecedores oferecerem melhores condições de pagamento e preços reduzidos.
3. Programe compras adequadas à demanda
Outro ponto importante a ser considerado para conseguir reduzir custos no restaurante é programar compras de acordo com a demanda. Ou seja, você precisa planejar o volume de encomendas considerando o movimento esperado para o período. Assim, você não deixa faltar alimentos em épocas de alto movimento ou sobrar muito, gerando desperdícios, em épocas de baixa.
Para isso, verifique o seu histórico de vendas e encontre os períodos de sazonalidade. Podem ser horários, dias, semanas ou meses específicos. O importante é identificá-los para planejar as compras mais adequadamente.
4. Conte com recursos tecnológicos para reduzir custos
Graças à evolução das tecnologias, hoje qualquer negócio pode contar com ferramentas online para otimizar os processos e reduzir drasticamente os custos. Com o restaurante não é diferente. A inclusão de recursos tecnológicos pode ajudar o negócio a continuar crescendo mesmo com um time enxuto.
Exemplo disso é o cardápio digital que não é apenas um menu digitalizado, mas um meio de o cliente fazer pedidos sem a presença do garçom ao lado da mesa. Além de melhorar o atendimento, o sistema é integrado com a gestão do restaurante, garantindo informações importantes sobre o negócio em tempo real.
Reduzir custos pode ser uma tarefa difícil para muitos donos de restaurantes, mas com essas dicas, você pode mudar isso e tornar o negócio ainda mais lucrativo.
Essa informação foi útil para você? Siga a gente nas redes sociais e não perca mais nenhuma dica. Estamos presentes no Facebook, Instagram e Twitter!
Deixe seu comentário ou dúvida