Como montar um cardápio irresistível para seu restaurante

Junte todas as orientações deste artigo e você estará no caminho certo para montar um cardápio irresistível para o seu restaurante. Mãos à obra!

Por Redação Goomer 04 de Maio de 2016 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 4 min. de leitura
Como montar um cardápio irresistível para seu restaurante

Um conjunto de fatores é o que faz de um restaurante o local preferido dos clientes para fazer suas refeições e comemorar momentos especiais. Em meio a equipe simpática e eficiente, bons preços, localização e ambiente agradável, algo também pode fazer seu restaurante se destacar no mercado: montar um cardápio irresistível.

Há inúmeras maneiras de se montar um cardápio para restaurante, que pode ser considerado o cartão de visitas do estabelecimento. Por isso, vamos te ajudar a montar seu cardápio com dicas fundamentais para atrair mais clientes e fidelizar os que já possui.

Pense antes de montar um cardápio para restaurante

O mais importante é lembrar que o cardápio contribui para a construção da identidade do restaurante, ou seja, ele dá a cara ao estabelecimento. O cardápio indica ao cliente o que ele encontrará na casa.

Três aspectos essenciais devem ser levados em conta na hora de montar o seu cardápio: tipo de restaurante, público e preço médio dos pratos. Com esses três pontos em mente, é só seguir as nossas dicas abaixo para ter sucesso.

Defina os pratos de acordo com sua proposta

Os pratos que você oferece devem se relacionar com a proposta do restaurante. Nesse caso, a quantidade nem sempre é a melhor opção. É melhor focar em poucos pratos que sejam a especialidade da casa do que oferecer uma variedade de opções sem muita qualidade.

Por exemplo, se decidir que seu restaurante será de culinária brasileira, é preciso definir a região do Brasil que será seu foco. Não se esqueça também de sempre atualizar as opções do seu cardápio.

Opte por pratos práticos

Não adianta fazer pratos super elaborados se o cliente vai ficar esperando muito para recebê-los. Pratos que utilizam alimentos de fácil preparo agilizam todo o processo na cozinha e deixam o cliente satisfeito.

Além disso, evite escolher pratos muito distintos. Alimentos em comum evitam o desperdício e também agilizam o preparo.

Descreva os pratos de maneira atraente

Cardápios com nomes de pratos exóticos e complicados  desanimam qualquer cliente. Por isso, nada de ser enigmático. Mesmo que os garçons sejam orientados a esclarecer qualquer dúvida, é importante ter um cardápio claro e objetivo.

Mas nada impede que a criatividade seja usada na hora de descrever os pratos, como descrições sutilmente românticas, que ressaltem um sabor frutado ou uma textura suave e delicada, por exemplo.

Evite o uso cifrão

O cardápio deve ser o mais limpo possível para não cansar a visão do cliente. Por isso, o cifrão é desnecessário. Afinal, não é preciso colocar um R$ para o cliente entender que o número ao lado do prato indica o valor que deve ser pago por ele.

Escolha bem o layout do cardápio

As características visuais do cardápio podem ser tão importantes quanto o conteúdo. Um cardápio todo bagunçado pode causar uma má impressão. Nessa hora, uma dica importante é a definição das cores.

Um restaurante mais refinado deve privilegiar cores menos chamativas, como bege, prata ou dourado. Já os que oferecem comida mais natural e saudável devem optar por cores mais alegres e que remetam aos vegetais, como verde e laranja.

Deixe as bebidas para o final

O início do cardápio deve ser focado nos pratos que são especialidades da casa, que têm mais saída ou que dão mais lucro. Geralmente, o cliente lê o cardápio na ordem em que ele é apresentado e pode já fazer sua escolha logo entre as primeiras opções.

Por isso, as bebidas devem ficar o final — a não ser que sua especialidade seja, de fato, as bebidas, como cervejas importadas.

Mantenha as informações atualizadas

É interessante colocar no cardápio informações sobre o estabelecimento, como ano de criação e um pouquinho da história do lugar, além de sites, redes sociais e contato. É muito importante que essas informações estejam atualizadas, assim como as formas de pagamento.

O cardápio tem o poder de convencer o cliente a fazer um pedido e, com isso, levar o seu restaurante a ter mais lucro. Para isso, é preciso criar um cardápio para restaurante que seja igualmente adequado ao seu estabelecimento e atrativo para o seu público?

Ficou com alguma dúvida ou quer compartilhar como você montou o seu cardápio? Então aproveite para usar os comentários!

Deixe seu comentário ou dúvida

Insights do foodservice direto
na sua caixa de entrada

Sua assinatura foi confirmada!

Em breve, você vai começar a receber conteúdos sobre gestão de restaurantes, técnicas de otimização de cardápio e estratégias eficazes de marketing e vendas diretamente no seu e-mail.

Navegue em nosso blog por assuntos