Sair para comer fora de casa tem sido, cada vez mais, uma forma de entretenimento. E a qualidade da comida não é o único fator de sucesso dessa experiência. O cliente busca no restaurante um serviço completo de atendimento, que faça com que o momento em que ele estiver no estabelecimento seja agradável, divertido e, claro, saboroso!
Com tantas possibilidades de escolha, é preciso ser criativo e eficiente na hora de estabelecer as suas estratégias para atrair consumidores. Elas serão responsáveis por aumentar os lucros e desenvolver o seu negócio. Está preparado? Temos várias dicas que podem te ajudar a entender como aumentar o lucro do seu restaurante. Veja só:
Antes de mais nada, conheça o seu cliente
Para começar, tente passar um tempo observando os processos do seu restaurante. Como é o seu fluxo? Observe quanto tempo o cliente demora para encontrar uma mesa, fazer um pedido, receber o que pediu, etc. Lembre-se de que todos buscam agilidade nos serviços e é fácil nos irritarmos quando o atendimento demora mais do que esperávamos.
Ofereça um excelente atendimento
O atendimento é, de longe, a melhor chave para o sucesso de qualquer negócio. Seu restaurante pode ser o mais bem localizado da região, com o melhor ambiente e comida de primeira qualidade, mas, se o atendimento for mais ou menos, suas vendas despencam e o consumo dos clientes no restaurante cai junto.
Portanto, ofereça treinamento à sua equipe para que os clientes sejam atendidos com rapidez e eficiência. Deixá-los satisfeitos é, sem dúvida, uma garantia de aumento nos lucros.
Ensine sua equipe a vender
Os garçons não devem somente servir pratos, eles devem também saber vender os produtos do restaurante. Para isso, conhecer os pratos e bebidas do restaurante é fundamental para que os garçons possam ajudar os clientes na escolha do pedido.
Há pratos, por exemplo, que combinam com vinho tinto suave, outros, com vinho branco seco e se o garçom tiver conhecimento sobre esse tipo de detalhes, ele pode fazer sugestões ao cliente para aumentar a qualidade do atendimento e, ao mesmo tempo, o ticket médio do restaurante.
Isso não só pode elevar o consumo dos clientes no restaurante como também pode transformar seu estabelecimento em referência pela atenção e cuidado no atendimento.
Exercite a descrição dos seus pratos
Descrever os pratos, antecipando as experiências do cliente, faz toda diferença. Ele já sentirá a “maravilhosa sensação de degustar essa incrível combinação de sabores”.
Dependendo do perfil do seu restaurante, você também pode usar o bom humor e dar nomes divertidos aos pratos, para trazer descontração ao ambiente. Quebre o gelo e mostre que ele pode se sentir à vontade em seu estabelecimento.
Não use o cifrão
Ao abrir o cardápio e ver o $, seu cliente logo vai pensar no dinheiro que vai gastar. Então evite o uso do cifrão e deixe que a atenção seja direcionada para outras características, como a beleza e a composição dos pratos.
Deixe os decimais de lado
Ninguém gosta de se sentir pressionado no momento da escolha. Na pressa, o cliente pode escolher errado, ficar frustrado e a experiência em seu restaurante se tornará um desastre.
Pense em uma abordagem que dê a ele liberdade, tempo e todas as informações necessárias para que ele faça a melhor escolha.
Saiba que a imagem é essencial
Uma bela imagem dos pratos pode despertar o desejo de consumi-los. Mas tenha um cuidado extra: a apresentação do prato deve se aproximar da que está na foto. Não deixe que seu cliente saia frustrado e pensando que, na foto, a comida parecia muito mais bonita e gostosa.
Tenha tamanhos diferentes de pratos
Essa técnica se chama Bracketing e consiste em ter o mesmo prato em, pelo menos, duas porções diferentes com pouca diferença de preço entre elas.
Isso faz com que o cliente perceba a vantagem em adquirir a porção maior. Afinal, comer uma quantidade maior de uma boa comida, sem pagar muito a mais por isso, é ótimo! E o lucro do restaurante também agradece.
Crie promoções
Promoções são ótimas aliadas para aumentar o lucro do restaurante — elas podem ser temporais ou permanentes, mas devem estar presentes no seu negócio.
O restaurante pode criar combos com prato principal, acompanhamento, bebida e sobremesa por um preço menor do que a soma de cada item separado. Assim, as chances de os clientes pedirem a combinação aumentam e, consequentemente, o restaurante fatura mais.
Pense no local de cada prato no cardápio
Nós lemos os cardápios como qualquer outro material, ou seja, da esquerda para a direita e de cima para baixo. Por isso, pense no local adequado para cada prato. No canto esquerdo superior deve estar o prato que você deseja vender mais, pois ele terá maior destaque.
Outra dica importante é colocar primeiro os pratos com maior valor, para que, ao ler os outros, o cliente perceba que existem boas opções de preço no cardápio.
Use a tecnologia a seu favor
Em um mundo cada vez mais digitalizado, usar a tecnologia é uma excelente alternativa para aumentar o lucro do restaurante. Experimente trocar os cardápios tradicionais pelo cardápio digital.
Trabalhar com esse modelo de cardápio dará autonomia para o cliente, que pode fazer o pedido mesmo sem chamar o garçom. O cardápio digital oferece ao cliente as informações dos produtos e as possibilidades de customização.
O tempo economizado com o cardápio digital dará aos garçons a oportunidade de atenderem um número maior de pessoas e atuar muito mais como um vendedor, ampliando novamente suas possibilidade de aumento no consumo dos clientes no restaurante. E, assim, o nível de satisfação também aumenta, já que o tempo de espera será reduzido drasticamente.
Reduza o desperdício
Empresários se preocupam muito em vender, mas frequentemente se esquecem de reduzir o desperdício — algo que no ramo alimentício é muito alto.
Em Minas Gerais, alguns restaurantes aderiram um programa criado pelo Sebrae voltado à redução de desperdício de matéria prima, água, energia, recursos humanos e produtos de limpeza. Nesse programa, há casos de empresários que conseguiram economizar até 25 mil reais por ano.
Comece a observar o que está sendo jogado fora em seu restaurante e crie uma política de redução de desperdício. Se necessário, estabeleça uma meta de redução e premie os funcionários que as alcançarem.
É hora de agir!
Não perca tempo, coloque em prática essas dicas e aumente os lucros do seu restaurante. A experiência do seu cliente será incrível! E, se você quiser saber mais sobre a gestão de seu negócio, baixe nosso e-book sobre os 10 mandamentos da gestão de bares e restaurantes!
Deixe seu comentário ou dúvida