Esta carta aberta é um convite para o ecossistema de Foodservice
Diante da nova pandemia global do Covid-19, todos nós tivemos que adaptar nossas rotinas. E, da mesma forma, empresas de diversos setores passarão por mudanças mais ou menos significativas, direta ou indiretamente, das maiores redes às médias e pequenas empresas. E com o Foodservice e, especialmente, com os bares e restaurantes não será diferente.
Inúmeras medidas preventivas para evitar o número de contágios e letalidade já estão sendo adotadas em diversos países e aqui no Brasil. E, nós aqui da Goomer, entendemos que esse contexto exigirá também uma nova postura.
Da população.
Das empresas e de seus empreendedores e colaboradores.
Da Sociedade.
E além de reforçar as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), nos colocamos no lugar de cada um desses bares e restaurantes e queremos fazer um convite para você dono ou colaborador de um restaurante, para aqueles que são fornecedores de toda a cadeia e para você que é consumidor destas empresas:
Apoie o restaurante que você ama!
Porque devemos nos unir?
O mercado do Foodservice é um dos maiores do mundo e têm crescido ano a ano.
Dados e projeções do mercado no Brasil:
- A indústria brasileira de alimentos foi responsável por 9,7% do PIB (Produto Interno Bruto) de 2019 (Fonte: Associação Brasileira da Indústria de Alimentos - Abia);
- O setor de alimentação faturou aproximadamente R$ 700 Bilhões no ano de 2019. (Fonte: Confederação Nacional da Indústria - CNI));
- Emprega cerca de 6 milhões de pessoas (Fonte: Abrasel);
- O delivery representa 7,5 a 8% do total mercado total de Foodservice, com estimativa de crescimento médio de 13% nos próximos 2 anos (Fonte: Sérgio Molinari);
Na última recessão econômica, o setor foi um dos mais atingidos, mas conseguiu se reerguer e vinha avançando como o esperado.
Então, é hora de agirmos para ajudarmos a reduzir os impactos do Coronavírus. Toda crise é passageira. Mas precisamos começar a agir agora.
Como contribuir?
Para participar ativamente deste movimento não é preciso muito. Ao nos unirmos conseguiremos superar os desafios atuais, minimizar os prejuízos e chegar juntos a bons resultados, superando mais essa fase.
Listamos abaixo algumas ideias, mas você também pode contribuir com suas sugestões ou experiência, enviando uma mensagem para [email protected]. Esse material será atualizado com todos os insights recebidos).
Bares e Restaurantes
O que você deve e/ou pode fazer na prática, começando já:
Gestão de Pessoas
- Recomende o isolamento no caso da identificação de qualquer sintoma: a Portaria do Ministério da Saúde permitirá o afastamento como motivo justificável e sem prejuízos na remuneração. A medida é necessária para evitar a contaminação comunitária;
- Oriente os colaboradores sobre a lavagem correta das mãos: disponibilize sabão e papel toalha, além de orientações corretas sobre a lavagem das mãos. Para se manter atualizado, consulte o site do Ministério da Saúde;
- Disponibilize luvas plásticas descartáveis: para aqueles que estão em contato direto com os clientes, nas mesas ou no salão. Depois do uso, oriente sobre o devido descarte;
- Trabalhe com escala de funcionários: estude medidas para evitar o desligamento dos seus colaboradores e, se necessário, o afastamento mantenha os salários e benefícios em dia, até quando puder;
- Facilite o transporte: para evitar a aglomeração de pessoas, se possível, facilite o transporte da casa para o trabalho e vice-versa, evitando assim que seus colaboradores peguem ônibus, trens ou metrôs lotados;
Operação
- Respeite as regras e decretos locais: acompanhe as notícias e normas do seu Município ou Estado em relação ao funcionamento, limitação de horário de funcionamento e regras para operação;
- Reduza o número de mesas do salão: a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) sugere que 1/3 das mesas sejam reduzidas para assegurar que a distância entre as cadeiras ocupadas seja no mínimo um metro ou que a distância da mesa sem as cadeiras seja de dois metros. Espace também as cadeiras, permitindo “áreas de respiro”;
- Disponibilize álcool em gel para os colaboradores e no salão: o álcool em gel 70% é o mais recomendado. Deixe perto dos pratos do buffet e, se possível, em áreas de grande circulação como banheiros entradas/saídas e próximo aos caixas. Os produtos também devem ser fornecidos para os colaboradores;
- Higienize utensílios com frequência: pratos, copos e talheres devem ser higienizados, embalados individualmente ou colocados à mesa apenas durante o serviço. Também é recomendável informar os clientes para não compartilhar pratos, copos e talheres;
- Use anteparos de vidro sobre as cubas (para buffets): o objetivo é proteger os alimentos de possíveis gotículas de saliva contaminadas. O álcool em gel também deve ficar sempre por perto;
- Mantenha o ambiente bem arejado: mantenha, se possível, todas as janelas do estabelecimento abertas. Os ventiladores e ar-condicionado também podem ser utilizados, mas precisam ter a devida manutenção;
- Mantenha a cozinha sempre limpa: a lavagem das mãos e uso do álcool em gel 70% também deve ser regra na cozinha. Os utensílios e equipamentos precisam ser higienizados com frequência, de preferência, sempre após antes e após o seu uso;
- Higienize as áreas de contato: seu bar ou restaurante deve manter a limpeza reforçada em todos os ambientes. O Ministério da Saúde recomenda ainda que locais de contato como mesas e cadeiras, corrimões, maçanetas, dentre outros, também sejam limpos com o álcool em gel constantemente;
- Desinfecte os tablets de cardápios digitais: utilize periodicamente panos descartáveis com álcool 70% (procure produtos compatíveis com telas touch screen) para higienizar os equipamentos;
- Mantenha os mesmos cuidados durante o manuseio, preparo e entrega dos alimentos: lave as mãos antes de ter qualquer contato com alimentos, durante o preparo e embale todos os pedidos para entrega devidamente. Caso envie talheres e guardanapos, envie em embalagens separadas.
Vendas
- Diversifique seus canais de vendas: não dependa apenas das vendas realizadas no salão ou balcão. Invista em opções como delivery (para entrega), takeout ou drive thru (para retirada);
- Pense em modelos de entregas sem contato: quem atua com o delivery, takeout ou drive thru pode pensar em formas criativas e eficientes para evitar o contato direto com outras pessoas, assim como fez a Dominos's, a Rappi e a Doceria The Licia (se tiver outros bons exemplos, compartilhe com a gente ou nos marque nas rede sociais);
- Esteja próximo dos clientes: informe-os sobre o seu horário de funcionamento, divulgue sua forma de atendimento e comunique sobre qualquer alteração ou interrupção nos serviços, assim como possíveis falta de produtos ou atrasos nas entregas;
- Mantenha a qualidade dos produtos e serviços: se é por isso que o seu bar ou restaurante é reconhecido, mantenha o nível de qualidade dos produtos e atendimento, independente da circunstância.
Cardápio e Preços
- Adapte seu menu: pense em porções que possam ser consumidas individualmente e que podem ajudar a baratear o custo para aquelas pessoas que não têm condições de pedir no delivery todos os dias. Ou para famílias, já que estarão reunidas no momento das refeições e que não abrem mão do seu prato preferido;
- Defina novos combos: faça novas combinações de pratos e bebidas que possam ser acomodados em embalagens para retirada ou entrega;
- Mantenha estoques mínimos: se tiver que fazer uma nova compra, opte por compras em quantidades menores e, conforme o volume de vendas, faça a reposição. Evite a perda de insumos e por produtos vencidos;
- Produção on demand: se possível, só produza as refeições quando tiver pedidos ou antecipe os pedidos (sob encomenda), para evitar o desperdício e aumento dos custos;
- Seja transparente em relação aos preços: se tiver que atualizar os preços do cardápio deixe claro o objetivo da alteração e informe os clientes. Facilite também o pagamento, com soluções digitais, para minimizar o contato pessoal ou manipulação de dinheiro.
Financeiro
- Tenha um controle do seu fluxo de caixa: faça um planejamento mínimo das entradas e saídas diárias ou do último período para ter uma visão real e atualizada das finanças do seu negócio. Não descuide do controle financeiro;
- Antecipe seus recebíveis: avalie os valores que você têm para receber e, se possível, antecipe o seu crédito caso precise de dinheiro adicional para os custos do dia a dia;
- Negocie com seus fornecedores: se precisar estender os prazos de pagamento das compras já efetuadas, negocie direto com os credores e faça uma nova proposta. Cheguem juntos na melhor opção;
- Busque linhas de crédito: se a necessidade for urgente, procure pelos bancos que oferecem linhas de crédito específicas para capital de giro e se atente às medidas de incentivo do Governo.
Cadeia de Fornecedores
Entenda como apoiar seu cliente e continuar a fornecer:
- Revise os pedidos mínimos: com o volume menor de vendas, talvez seja necessário também alterar seus pedidos mínimos para atendimento a nova demanda;
- Flexibilize as opções de pagamento: para não deixar de fornecer e de receber flexibilize as opções de pagamento e, se possível. Não estamos falando necessariamente em dar desconto, mas em dar alternativas para que a relação com o bar ou restaurante cliente continue sendo ganha-ganha;
- Facilite a entrega: torne sua logística mais eficiente e repense as opções de entregas para minimizar o contato direto.
Consumidores
Saiba como apoiar aquele bar ou restaurante preferido ou empresa local, próximo da sua casa e que, geralmente, são média e pequenas empresas:
- Compre também do pequeno: não deixe de fazer o seu pedido. Mesmo que não possa ou queira evitar comparecer ao local, faça o pedido por aplicativos ou por telefone. Assim, você terá sua refeição e continuará a apoiar o restaurante que você ama (ou, no mínimo, ajudará a fomentar os negócios locais);
- Vá ao local em horários alternativos: se informe antecipadamente sobre os horários de atendimento e, se possível, vá até o local em horários alternativos;
- Lave as mãos e mantenha a distância mínima: higienize as mãos e mantenha a distância de um um metro e meio ou dois, reduzindo o risco de contaminação caso alguém espirre ou tussa. Se espirrar ou tossir, lembre de proteger o nariz e a boca e de lavar as mãos em seguida.
O que já foi feito até aqui
O Governo e as entidades de classe do ecossistema, assim como muitos empreendedores já têm se mobilizado e obtido alguns benefícios para fazer com que os negócios continuem a funcionar.
Incentivos Financeiros e Fiscais do Governo (para os negócios)
- Acesso facilitado a linhas especiais de crédito para manter os salários em dia e evitar o desemprego (saiba mais aqui);
- Crédito do PROGER / FAT para Micro e Pequenas Empresas - R$ 5 bilhões e simplificação das exigências para contratação de crédito e dispensa de documentação (CND) para renegociação de crédito (saiba mais aqui);
- Suspensão do pagamento da parte do Simples Nacional correspondente à União e o diferimento do pagamento do FGTS, ambos por três meses (saiba mais aqui);
Incentivos Financeiros (para a população)
Podem ajudar os colaboradores dos bares e restaurantes
- Transferência de valores não sacados do PIS/Pasep para o FGTS, para permitir novos saques (saiba mais aqui);
- Reforço ao programa Bolsa Família, com a inclusão de mais 1 milhão de beneficiários (saiba mais aqui).
Incentivos de Vendas e boas Práticas do Setor
- Com o selo Restaurante Responsável, o consumidor terá, na fachada dos estabelecimentos, a identificação daqueles que, segundo a Abrasel, aderiram às medidas preventivas de combate ao novo coronavírus (saiba mais aqui);
- E-book com um guia de boas práticas de higiene e relacionamento contra o coronavírus no setor de alimentação fora do lar (download gratuito neste link).
O que ainda está em discussão
Outras pautas ainda estão em discussão como:
- Criação e revogação da Medida Provisória que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses sem salário (saiba mais aqui);
- Flexibilização dos contratos de trabalhos e da legislação para a suspensão temporária dos contratos atuais (evitando a demissão em massa) e o pagamento dos salários destes trabalhadores pela União (saiba mais aqui);
- Edição da nova Medida Provisória do Contrato Verde e Amarelo, em regime de exceção, para tratar a redução da jornada de trabalho e salário e permitir a flexibilização de férias individuais e coletivas (saiba mais aqui);
- Antecipação da restituição do Imposto de Renda para Pessoas Físicas (saiba mais aqui);
- Escalonamento do horário do almoço evitando grandes aglomerações (saiba mais aqui);
- Suspensão da cobrança dos serviços públicos de fornecimento de água e energia elétrica, durante o período de crise (saiba mais aqui);
- Garantir que delivery de refeições seja incluído como serviço essencial para a Sociedade, independentemente da localização (saiba mais aqui);
- Financiamento de impostos devido à crise (saiba mais aqui).
O que a Goomer tem feito (por todo nós)
Nossa equipe tem se empenhado em entender as dificuldades e diante disso, também propomos:
Colaboradores
- Informações: também estamos seguindo todas as recomendações da OMS e continuamos a orientar todos os nossos colaboradores sobre as boas práticas de higienização e saúde;
- Trabalho remoto: desde segunda-feira (16/03), todo nosso time está trabalhando remotamente (somos mais de 80 pessoas). Estamos nos empenhando ao máximo para que esse período de adaptação não interfira na nossa qualidade do nosso serviço;
- Reuniões online: todas as reuniões internas ou externas foram mantidas e estão sendo realizadas online.
- Lançamento de solução gratuita: para apoiar os bares e restaurantes lançamos o GoomerGo que é uma ferramenta que permite a criação de um cardápio digital online, em poucos minutos. Com isso, os restaurantes podem receber os pedidos de Delivery e Takeway direto no Whatsapp.
Clientes
- Informações: mantivemos uma comunicação clara e transparente com nossos clientes e parceiros, suprindo com informações importantes sobre o atual cenário e sobre quais serão nossas próximas ações para apoiá-los diretamente.
Parceiros
- Implementação remota: nossos parceiros e revendas continuam trabalhando de forma remota, de modo a suprir o suporte necessário aos nossos clientes, sem qualquer interrupção nos serviços.
Por fim, queremos que vocês todos saibam que a Goomer nasceu na crise de 2014 para apoiar os restaurantes a saírem dela e, desde então, juntos também temos aprendido, crescido e alcançado bons resultados.
É hora de, mais uma vez unidos, enfrentarmos todos esses obstáculos - que certamente nos tornarão ainda mais fortes para encararmos os próximos desafios.
Em tempos de isolamento social, queremos que nossa colaboração enquanto ecossistema se faça valer. Estamos e somos solidários a essa situação. Nossa missão é ser agente e companheira da evolução dos restaurantes. E acreditem:
Em todos os momentos desta jornada, afinal nascemos para servir!
Saudações,
Felipe Maia Lo Sardo
Cofundador e CEO da Goomer
PS.: esse conteúdo será atualizado diariamente com notícias e dicas.
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