Com 50% do mercado registrando faturamento em declínio e 39% das casas operando no prejuízo, cresce a busca por alternativas que facilitem a redução de custos e elevem as lucratividade dos restaurantes.
O cenário que vem desafiando muitos bares e restaurantes no país ao longo dos últimos dois anos continuou forte no terceiro trimestre de 2016 e trouxe para muitos empreendedores um senso de urgência na busca por estratégias de crescimento. Segundo a Abrasel, o contingente de empresas que estão operando com prejuízo continuou aumentando e atingiu seu ápice (39%) no período. A boa notícia é que um conjunto maior de empresas - 28% contra 25% na edição passada desta pesquisa – está conseguindo melhorar sua rentabilidade.
E apesar das expectativas de ganhos no segundo semestre compensarem as perdas do primeiro, o prognóstico de fechamento era de um crescimento nominal de 3,47%, com perda real de 3,75%, tornando insuficientes os ganhos para zerar as perdas acumuladas na primeira metade do ano. E neste cenário 50% dos bares e restaurantes permanecem com o faturamento em declínio
No entanto, mesmo com esse prognóstico, um fator trouxe positividade para o setor: com a inflação abaixo da inflação média do país, comer fora de casa ficou mais barato do que comer em casa. Esse movimento deve continuar garantindo competitividade frente ao consumo no lar (0,99% de aumento nas refeições fora do lar contra 1,5% para consumo em casa). Mas até que os índices econômicos se acentuem, muitos restaurantes ainda buscam estratégicas para reduzir custos e aumentar o tíquete médio de consumo nas casas.
Como fugir da crise
Algumas casas que tem investido em tecnologia para agilizar o atendimento e reduzir custos já começaram a coletar resultados importantes de aumento do tíquete médio e crescimento do faturamento. Entre elas está a Jamp Burguer, uma hamburgueria artesanal localizada na Vila Madalena, em São Paulo, que após investir em um cardápio digital conseguiu aumentar em 98,2% o faturamento em adicionais apenas no primeiro mês.
Outra casa que também acreditou no potencial de um cardápio digital e se surpreendeu com os resultados foi a Santa Crema Café. O apoio da tecnologia, somado à estratégia de engenharia do cardápio garantiram para a equipe um aumento de 16% nas vendas de cafés especiais, além de outras mudanças que refletiram diretamente na venda de itens estratégicos para o menu Santa Crema.
Saiba como um cardápio digital pode te ajudar
Entenda você também como um cardápio digital pode auxiliar o seu restaurante a elevar a lucratividade e fugir dos riscos gerados pela crise:
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