A cada dia a tecnologia está mais presente no nosso cotidiano. Estamos cercados de novos equipamentos e conectados em grande parte do nosso tempo. Usar esse avanço na gestão de bares e restaurantes, seja para conquistar clientes como para reduzir custos ou aumentar a lucratividade, tornou-se essencial.
As estratégias de marketing para bares e restaurantes estão mais evoluídas e complexas. Trata-se de um setor com enorme concorrência. Existem milhares de estabelecimentos espalhados pelo Brasil e trazer um cliente nem sempre é uma tarefa simples.
Separamos algumas estratégias usando a tecnologia para você começar a usar aí no seu restaurante!
Aplicativos de reserva e descontos
A variedade de aplicativos focados em restaurantes e bares é imensa. Existem apps para reservas, apps que oferecem descontos, apps para pedidos de delivery e até que usam a geolocalização para mostrar o “restaurante mais perto de você”.
Existe todo um mundo de aplicações que podem ser muito úteis para chamar cada vez mais clientes para seu restaurante ou bar. Procure saber aquele que mais se adequa ao seu perfil e invista neles.
Esses aplicativos terão o poder de, além de aumentar a sua visibilidade, ajudar a concluir as vendas. É uma forma de potencializar sua estratégia e aumentar significativamente seu número de clientes.
Sites de avaliação
Em algum momento, antes de reservar um hotel ou ir a algum restaurante pesquisou na internet sobre o que outras pessoas estão falando sobre aquele estabelecimento?
Esse processo de comparação dos clientes tornou-se muito comum. Na internet existem centenas de sites e aplicativos em que os clientes fazem resenhas e avaliam os estabelecimentos. Dentre os mais comuns estão o Google Places e o TripAdvisor.
É importante que seu o seu negócio esteja presente nessas plataformas.
Pagamento via celular
Empresas de tecnologia e pagamentos passaram oferecer a conveniência de pagamentos que dispensam cartões de crédito. Os pagamentos são feitos a partir do celular do cliente, aproximando-o das “maquininhas” de cartão.
Esse processo é mais rápido e mais seguro, por isso planejar para aceitar essa forma de pagamento é fundamental, mesmo que ainda não seja tão acessível. Os principais nomes de tecnologia garantem que em um futuro próximo, todos deixarão suas carteiras em casa e pagarão tudo via dispositivos móveis.
Hotspot Wi-Fi
Hotspots de Wi-Fi para clientes são uma estratégia para alavancar as vendas. Dentre as diversas revoluções que a internet trouxe, o consumo de produtos e serviços foi especialmente afetado. As pessoas estão no seu restaurante ao mesmo tempo em que permanecem conectadas.
Possuir hotspots de Wi-Fi pode trazer diversos benefícios para seu negócio, por exemplo:
O consumidor precisará criar um cadastro com informações como nome e e-mail para ter acesso à sua rede, gerando um login que poderá ser utilizado posteriormente. Essas informações serão armazenadas em um banco de dados e podem servir para o desenvolvimento de ações de marketing e comunicação adequadas ao perfil dos visitantes.
Além disso, o usuário poderá se conectar sozinho à sua rede, sem necessidade de pedir senha. Depois de realizar o cadastro pela primeira vez, o visitante pode conectar-se automaticamente quando retornar ao local.
Autoatendimento
Seja por meio de cardápios digitais ou totens, o autoatendimento é uma tendência que está chegando para ficar. No exterior já um serviço consolidado em diversos mercados, principalmente no de food service, em empresas como McDonald’s, Applebee's, Olive Garden, Subway, entre outras.
Com o software de autoatendimento, a cozinha recebe automaticamente o pedido com as especificações e personalizações do cliente em tempo real. Dessa maneira, seus garçons podem atender cada cliente de forma personalizada. Além da melhora no atendimento, otimização dos processos e menor tempo de espera, você pode ter um aumento do ticket médio, por meio de sugestões de harmonizações e adicionais.
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