Montar uma doceria requer capacitação, muita paciência e jogo de cintura para lidar com o mercado altamente competitivo. A doceria é um negócio único, por remeter aos desejos dos clientes, à família com crianças e aos clientes exigentes que querem consumir um conceito de marca.
Confira aqui algumas dicas exclusivas do Sebrae e dos nossos especialistas para saber como montar uma doceria e sobre ações que gerem resultados positivos!
Como montar uma doceria de sucesso?
Está pensando em montar uma doceria e não sabe nem por onde começar? Não sabe muito bem quais recursos precisa? Ainda tem dúvidas se o investimento valerá a pena? Então, aproveite para conferir esse checklist:
Empreendedor participativo
Um dos pontos mais importantes é que você tenha uma participação ativa no projeto. A participação ativa do empreendedor para o desenvolvimento do negócio é essencial até para adquirir novos conhecimentos.
Pesquisar bem o mercado é uma atividade que não deve ser delegada. Você deve dedicar tempo para avaliar a concorrência, provar produtos e ingredientes, testar receitas, escolher as pessoas que vão compor o seu time.
Ter pessoas engajadas com a qualidade da produção e atendimento é imprescindível para oferecer as melhores experiências aos clientes.
Escolha as pessoas certas
Pretende tocar o negócio sozinho ou terá sócios? Essa será a sua principal fonte de renda ou você terá que contar com outra pessoa dedicada?
Parece difícil né? Mas para montar uma doceria você precisará investir em pessoas: sejam elas seus sócios ou colaboradores. Assim, formar uma equipe inicial e investir em treinamento e qualificação é imprescindível.
Essa é uma pergunta muito comum: mas quantos funcionários devo ter? A resposta vai depender do tamanho do seu empreendimento e como será feito o atendimento e a produção dos doces.
Para essa decisão, defina bem qual o horário de funcionamento da doceria e o tipo de atendimento, a partir disso saberá se haverá a necessidade de contratar pessoal adicional.
Faça o planejamento do cardápio
Faça um bom planejamento do cardápio, entendendo quais produtos lançar inicialmente e aos poucos, também avalie quais têm melhor aceitação e lucratividade.
Embora muito se fale sobre fazer degustação com pessoas mais próximas, o ideal é falar com pessoas que não conhecem seus produtos ou sua marca ainda. O objetivo é avaliar a opinião, o que pensam sobre a qualidade e se acham que o valor proposto é justo.
Lembre-se de que seu cardápio pode e deve ser um "menu vivo", adaptável e ajustado conforme interesse do mercado e demanda. Quando o pensamento é contrário, você pode desperdiçar tempo e dinheiro, sem ter o retorno desejado. Imagine criar uma doceria gourmet e descobrir que o que mais fa sucesso são os doces simples?
A melhor resposta para o(s) seu(s) teste(s) é o mercado!
Doceria pequena pode ser um grande negócio
Mesmo que tenha capitla suficiente, seu investimento não necessariamente precisa ser feito de uma única vez. Inclusive não deve ser feito! Muitas vezes, é preciso "começar pequeno" para ir experimentando o mercado, os produtos, os preços e tudo o que falamos antes para depois ampliar o seu negócio.
O tamanho do seu negócio inicial não é um problema para o sucesso da sua doceria. Independente de ser uma negócio montado no fundo de casa que vai atender ao delivery ou um salão na principal avenida da cidade, o que fará a diferença é aquilo que você oferece.
E não só em termos dos itens do cardápio, como também da experiência geral: atendimento, cordialidade, tempo de entrega, opções de pagamento, dentre outros.
Capriche na vitrine de sua doceria!
Uma vitrine caprichada ganha os olhares e aguça a vontade de seus clientes! Invista em cursos de capacitação para sua equipe montar lindos (e deliciosos!) doces e vitrines, com os produtos que são o foco do seu negócio. Tenha um confeiteiro especializado, fornecedores que garantam uma matéria prima de qualidade e dentro do prazo.
Importante: seja criativo e crie suas próprias receitas, é um diferencial que somado a qualidade do atendimento e produtos pode tornar a sua doceria um negócio de sucesso.
Sua doceria pode ganhar muitos clientes optando pelo fornecimento para casas de festas, padarias, restaurantes e cafeterias. Cogite fazer algumas parcerias, pelo menos até ter sua própria clientela.
Lembre-se que muitas vezes, as docerias não estão todos os dias com a loja cheia, mas compensam a baixa nos finais de semana e em datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das Mães, fim de ano, etc.
Se você não tem uma doceria física, ou seja, uma loja ou local para vender, use e abuse das redes sociais: monte sua vitrine virtual e faça sua propaganda online. Hoje em dia, existem diversas ferramentas para criação e edição de imagens e até mesmo templates prontos, para criar artes ou cardápios digitais. Portanto, não há mais desculpa para não montar uma doceria ou torná-la conhecida.
Estude a concorrência para criar seu diferencial
Uma doceria pode sofrer com a concorrência de grandes supermercados e até mesmo padarias. Por isso, o desafio constante de inovar neste mercado que é, muitas vezes, afetadado pela concorrência indireta.
Normalmente, os clientes estão em busca de novidades, como aliás ocorre em todos os mercados. Então entenda o que já existe, melhores seus produtos e receitas e crie doces e/ou sobremesas únicos.
Mas uma detalhe importante: foque no seu público. Não adianta nada criar algo que ninguém quer, deseja ou irá pagar.
Sua doceria deve estar alinhada ao público local e ao perfil de serviço que irá prestar: maior renda, maior sofisticação na apresentação e consumo dos produtos; menor renda, menor preço (mas por favor, isso não quer dizer que você deva oferecer um produto sem qualidade! Exceto se quiser perder seu cliente para a concorrência...).
Aqui, é preciso pensar em como se diferenciar e tornar a sua doceria a preferida dos clientes. E não existe fórmula mágica: é estudo, teste e aprendizado na prática.
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