Como o Cardápio Digital ajuda a reduzir custos no restaurante?

Reduzir custos no restaurante é algo que pode ser facilitado pelo uso de tecnologias como o cardápio digital. A Goomer explica!

Por Redação Goomer 09 de Janeiro de 2020 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 5 min. de leitura
Como o Cardápio Digital ajuda a reduzir custos no restaurante?

A atração e fidelização de novos clientes é um dos principais desafios na gestão de um estabelecimento de sucesso. Contudo, a necessidade de reduzir custos no restaurante é uma ação extremamente indispensável. Afinal,  oferecer uma excelente experiência de compra para os consumidores é primordial. Mas é preciso manter o negócio lucrativo e rentável.

Nesse sentido, o cardápio digital se tornou um ótimo aliado para limitar as despesas nos restaurantes. Isso porque, além de diminuir o tamanho das filas e o tempo de espera, ajuda a eliminar desperdícios, restringir os gastos com cardápios impressos, a atuar com um número reduzido de funcionários e muito mais.

Achou o assunto interessante? Então, continue a leitura  e conheça agora mesmo os 4 principais custos que você poderá conter no seu restaurante utilizando o cardápio digital.  Vamos lá?

4 custos que você pode reduzir no seu restaurante com o Cardápio Digital

Veja os quatro principais custos que você pode reduzir em seu restaurante, ao adotar a tecnologia preferida dos melhores estabelecimentos de Food Service.

1. Impressões de cardápios

A utilização de cardápios impressos é uma estratégia muito comum para a maioria dos estabelecimentos tradicionais. Entretanto, é importante lembrar que esse tipo de método implica diretamente nas contas de um restaurante. É preciso considerar alguns custos relacionados à alteração do cardápio como: modificação de preços, indisponibilidade de produtos, inclusão de novos pratos e até mesmo promoções.

Enquanto isso, o menu virtual se mostra mais flexível em relação a essas mudanças. Suas opções podem ser adicionadas e removidas em tempo real, além de permitir a adição de promoções e destaques de forma mais visível e eficiente.

Além de reduzir os custos com impressões, esse recurso é bastante atrativo, afinal, permite a inclusão de imagens, vídeos e até mesmo animações relacionadas ao perfil do seu negócio.

2. Desperdícios na cozinha

O cardápio digital é uma excelente alternativa para oferecer uma boa experiência para os clientes de um bar ou restaurante. O atendimento agilizado interfere diretamente nos desperdícios gerados pelo atraso em uma entrega, por exemplo.

Quem faz o pedido de um prato quente, não quer recebê-lo frio. Quem pede uma bebida em um dia de calor, espera recebê-la gelada e não quente, por ter ficado parada no balcão. As sobremesas devem ser entregues o mais próximo possível da imagem de divulgação (e não derretidas!).

Outro aspecto positivo é a possibilidade de alterar o menu em função da disponibilidade dos pratos. Dessa forma, é possível produzir apenas o que for necessário.

Com o cardápio digital a chance de ter pedidos errados também é muito menor. Na ponta do lápis essa economia pode ajudar e muito no resultado financeiro de um restaurante.

3. Investimento em um novo sistema de gestão

Uma das grandes dificuldades de quem quer automatizar um negócio é que existem vários sistemas. Um para cada tipo de necessidade. No entanto, o maior problema não é este, mas sim que boa parte dos sistemas não são integrados, o que impede uma visão unificada das informações.

Diferente de muitos destes sistemas, os cardápios eletrônicos já são integrados com diversos ERPs de bares, restaurantes, cafeterias e com os chamados hardwares periféricos, como as impressoras, por exemplo. Dessa forma, utilizar um cardápio digital integrado com sistema de automação pode facilitar o processo de gestão do seu negócio, evitando não apenas o desperdício de alimentos, mas fornecendo uma visão panorâmica do seu restaurante.

Otimizando as tarefas e promovendo a integração entre a cozinha e as mesas, o fluxo de trabalho se torna mais eficiente e mais barato.

4. Equipes mais enxutas e ágeis

A equipe é um dos principais pilares do processo de vendas de um restaurante. Isso porque, com o auxílio dos garçons é possível prestar o primeiro atendimento e anotar os pedidos que serão enviados à cozinha. Por outro lado, esse formato oferece menos autonomia aos clientes e, em alguns casos, contribui para sua insatisfação — muito por conta dos atrasos e anotações erradas.

Com a utilização do cardápio digital, no entanto, os pedidos poderão ser realizados a partir da própria mesa ou no balcão de atendimento. De interface simples e intuitiva, é possível escolher os produtos disponíveis no cardápio com maior autonomia, sem a necessidade de chamar um garçom a todo momento. A dinâmica do pedido ainda permite um atendimento otimizado, sendo entregue em poucos minutos e sem erros.

Além disso, os garçons não precisam anotar manualmente todos os pedidos. Assim, sobra mais tempo para atender as mesas e encantar os clientes. Dessa forma, enquanto os clientes são melhor atendidos, é possível reduzir custos no restaurante, principalmente com contratações em excesso.

Porque é importante reduzir custos no restaurante?

Em tempos de economia fragilizada é muito importante enxugar os gastos ao máximo. E isso, sem prejudicar a qualidade do atendimento ou experiência do consumidor. Por isso, o cardápio digital é uma estratégia essencial para contribuir com a estratégia de reduzir custos no restaurante.

Moderna e inovadora, essa tecnologia confere vantagens para o restaurante e para os clientes. Como consequência, clientes mais felizes e satisfeitos fazem com que os resultados e os lucros aumentem.

O que achou deste conteúdo? Se deseja saber mais sobre as funcionalidades de um cardápio digital, não deixe de entrar em contato conosco. Nossos especialistas estão prontos para apresentar as soluções que o seu negócio precisa para aumentar suas vendas, sem aumentar os custos!

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