Como é a tecnologia no seu restaurante? Muitas vezes é preciso deixar a zona de conforto para buscar mudanças em nossos negócios. Mas essa não é uma tarefa fácil. Nos últimos anos, experimentamos muitas mudanças nas ferramentas de gestão e o principal motor das mudanças é a automação dos restaurantes.
Para se ter uma ideia do avanço na tecnologia dos últimos anos, veja o exemplo da missão Apolo 11, que levou o homem à lua há 48 anos. O módulo da missão que permitiu o pouso do satélite da Terra tinha os computadores mais modernos de sua época. Quando comparamos a capacidade de processamento desses equipamentos aos dias de hoje, os computadores do módulo tinham capacidade de processamento menor do que temos atualmente num smartphone disponível no mercado.
O desafio da tecnologia no meu restaurante
É natural que o avanço da tecnologia gere desconforto. Mas é importante avaliar o quanto esse avanço pode ampliar a capacidade de gestão em seu negócio, na operação do seu restaurante.
Quando pensamos em automação, é preciso definir conceitos. Automação é um sistema que faz uso de técnicas computadorizas ou mecânicas com o objetivo de dinamizar e otimizar processos produtivos.
Quando dinamizamos um processo, nós ganhamos eficiência e, em geral, reduzimos tempo desta operação. Nos dias de hoje, em um restaurante, podemos dizer que isto gera agilidade no atendimento e entrega um maior controle das operações.
Agilidade de atendimento
Por conta da necessidade de colocarmos os negócios dentro da legislação fiscal, muitos restaurantes passaram a utilizar sistemas para estar em conformidade com a lei A chegada dos sistemas permitiu mecanizar os processos dos pedidos.
Existem no mercado, desde comandas eletrônicas a cardápios interativos digitais que agilizam o processo da tomada do pedido do consumidor. Através desses sistemas e equipamentos, é possível atender o consumidor mais rapidamente e com eficiência.
Os processos também reduzem muito os erros nos pedidos. Porém, uma das grandes vantagens por trás desta automatização é a captura de uma grande quantidade de dados. Além de melhorar o atendimento da sua casa, você passa a ter uma visão mais clara da operação e do perfil de consumo dos clientes.
Controles mais eficientes
Todo gestor sabe quais são seus produtos de maior venda num restaurante. Mas quando a pergunta é quais são os 5 produtos que geram a maior rentabilidade na operação, muitos gestores silenciam.
É importante entender quem gera volume, mas é mais importante entender quem gera as maiores contribuições. É muito difícil ampliar os volumes de vendas, mas é muito mais fácil renegociar com fornecedores para melhorar a margem de um produto.
A moderna gestão requer controles rápidos e eficientes. Não é mais preciso esperar o fim do mês para avaliar a operação. É possível estar acompanhando as vendas em tempo real. Isto permite uma melhor gestão de estoques e um trabalho mais efetivo da equipe de compras.
Gerando indicadores, os KPIs
Só conseguimos controlar aquilo que podemos medir. Esta é uma importante máxima da gestão. Com a automação, você pode gerar infinitos relatórios, mas lembre-se: seu modelo de gestão continuará o mesmo.
Antes de definir que relatórios quer criar com seu sistema, defina quais são os pontos importantes de sua operação. Comece controlando de 4 a 5 indicadores e, com o tempo e experiência, comece a trabalhar novos indicadores ou variáveis combinadas.
Sete dicas antes de automatizar seu restaurante
- Desenhe seus processos antes de automatizá-los;
- Integre seus sistemas para que você tenha relatórios únicos;
- Envolva as equipes na definição de códigos e procedimentos;
- Treine todos os envolvidos da sua equipe;
- Compartilhe as informações geradas com a equipe;
- Premie os bons resultados;
- Saiba aprender com seus erros.
Deixe seu comentário ou dúvida