O Restaurante do Futuro: confira 4 tendências tecnológicas e sustentáveis!

O restaurante do futuro é, na verdade, o estabelecimento que se destaca no presente. Geralmente, ele é tecnológico e sustentável. Entenda!

Por Redação Goomer 09 de Agosto de 2016 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 3 min. de leitura
O Restaurante do Futuro: confira 4 tendências tecnológicas e sustentáveis!

Nos últimos anos as tendências tecnológicas do universo gastronômico mudaram bastante. Além disso, os clientes estão ainda mais exigentes: o atendimento precisa ser de qualidade, os produtos diferenciados e também saudáveis e o estabelecimento precisa ser sustentável.

Uma série de tendências que acompanha mudanças de comportamentos globais,apontam para um caminho de preocupação com a saúde e com o ambiente à sua volta. Portanto, é preciso estar atento ao mercado e investir para adequar o seu restaurante ao restaurante do futuro.

Sabemos que é bem difícil acompanhar todas as novidades e tendências que surgem no mercado, afinal, a cada dia aparecem novos equipamentos, técnicas são adaptadas e conceitos são alterados. Para quem está na correria do dia a dia é complicado conhecer todas essas inovações e escolher as que se adequam melhor à sua necessidade. Mesmo assim, é importante buscar conhecer essas mudanças para que você possa se adequar às atuais exigências.

Então, aproveite para ficar por dentro dessas novidades.

4 Tendências do Restaurante do Futuro!

Separamos quatro das principais tendências tecnológicas e sustentáveis que vão fazer a diferença para quem pretende ter o restaurante do futuro. Confira!

1 - Pedidos na palma da mão

Os smartphones têm ocupado espaços cada vez maiores na vida das pessoas. E agora até na gastronomia os nossos celulares vão desempenhar um papel importante: os aplicativos de delivery de comida estão conquistando o mercado. O cliente, em poucos cliques, pode escolher o que quer comer, a forma de pagamento, o local de entrega e ainda acompanhar o pedido.

Para os restaurantes que trabalham com entregas, vai ser difícil ignorar essa tendência que já caiu no gosto do brasileiro.

2 - Atendimento personalizado

O CRM (Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com Cliente) é um sistema que coloca o cliente como foco principal do negócio. Assim, as ações do restaurante do futuro são focadas nas necessidades e expectativas dos clientes, e não apenas nos produtos que são oferecidos.

Um conceito que engloba controle de qualidade, ambientação, comunicação e marketing, vendas, atendimento, dentre outras áreas. Com o CRM é feito um trabalho para conhecer os seus clientes e oferecer aquilo que eles realmente precisam.

3 - Cardápios personalizados

A tecnologia permite criar novas experiências em diversos setores. Na gastronomia, uma das tendências tecnológicas são os cardápios eletrônicos, que permitem apresentar de maneira mais detalhada e interativa os produtos do local.

O cliente pode fazer o pedido por meio do sistema eletrônico na mesa ou no tablet, que é enviado automaticamente para a cozinha e para o caixa, dentre outras funcionalidades. Tudo isso contribui para a agilidade do atendimento e a melhora da qualidade do serviço.

4 - Sustentabilidade em alta

Investir em equipamentos econômicos e apostar na arquitetura verde são tendências que devem ganhar ainda mais força. As pessoas estão mais atentas e exigindo das empresas e marcas uma postura sustentável.

Para os restaurantes existem diversas possibilidades: na cozinha a aposta é nos aparelhos que gastem menos energia e nas torneiras que economizam água; nos banheiros a ideia é reaproveitar a água nas descargas; no salão pode-se usar iluminação em LED e na climatização mista o ar condicionado com ventilação natural; além de adquirir madeira com certificação ou de demolição, reaproveitamento de mobiliário, dentre outras soluções.

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