Experiência do consumidor: como entregar valor em seu restaurante?

Este artigo orienta você a agir se quiser entregar valor ao seu consumidor através da experiência gastronômica do seu restaurante. Confira.

Por Redação Goomer 23 de Novembro de 2016 - Atualizado em 30 de Outubro de 2024 4 min. de leitura
Experiência do consumidor: como entregar valor em seu restaurante?

Administrar um restaurante é um trabalho que vai muito além de oferecer bons pratos. Com a forte concorrência do setor, para conseguir manter ou aumentar os lucros é necessário oferecer diferenciais que conquistem o cliente e os façam retornar ao seu estabelecimento. Algumas ações podem melhorar a experiência do consumidor no restaurante.

Por isso, trouxemos orientações que você pode seguir e tornar o seu restaurante um lugar que as pessoas gostem de frequentar.

O atendimento que faz a diferença

Quem não gosta de chegar a um restaurante e ser bem tratado logo na porta do estabelecimento? Uma recepção com funcionários que esbanjem simpatia e que tirem as possíveis dúvidas dos clientes faz toda a diferença. Além disso, a organização logo na entrada do restaurante, evitando grandes filas de espera, também é um diferencial no atendimento que conta pontos a favor da experiência do consumidor no seu restaurante.

Facilidade para fazer os pedidos

Use a tecnologia a seu favor. Hoje em dia, é possível criar um cardápio digital utilizando tablets no lugar do cardápio convencional. As vantagens desse tipo de cardápio são muitas; entre elas, a possibilidade de autoatendimento pelo consumidor, ou seja, o próprio cliente pode clicar sobre os itens e criar os pedidos, agilizando o tempo entre o pedido e a entrega dos pratos. Além disso, o estabelecimento passa a imagem de um restaurante moderno e antenado com as novas tecnologias.

Flexibilidade no cardápio oferecido é essencial para quem deseja fidelizar o cliente. A possibilidade de retirar um tempero, incluir outros e trocar acompanhamentos é um requisito que pode fazer o seu cliente retornar ao seu restaurante — ou procurar a concorrência na próxima vez, caso o pedido não seja atendido. Outro critério que merece atenção em relação ao menu é alertar o consumidor no caso do uso de alimentos alergênicos, que podem causar problemas sérios a alguns clientes. E nos dois casos novamente o cardápio digital sai na frente, pois flexibiliza e agiliza o atendimento, permitindo que o pedido chegue na cozinha sem falhas e ainda mais caprichado na mesa do cliente. Ponto a favor da experiência do consumidor!

Rapidez na hora de trazer a conta

Nenhum cliente gosta de esperar muito — seja na hora de entrar no restaurante, seja na hora de o prato ficar pronto e muito menos depois da refeição, aguardando a conta chegar. O cliente pode estar com alguma emergência para resolver e a sensação de estar "preso" no restaurante não deixa uma boa impressão nos frequentadores do seu estabelecimento. Se o cardápio digital está na mesa, ele pode pedir a conta e já chamar o garçom para fazer o pagamento.

Programa de Fidelidade

Quem não gosta de se sentir especial? Criar um programa de fidelidade, oferecendo vantagens e descontos, pode ajudar a fidelizar o cliente e criar diferenciais para a experiência do consumidor.

Uma refeição grátis, descontos em jantares, promoções para quem indicar o restaurante aos amigos, oferecer um drink ou uma sobremesa por conta da casa e promoção para aniversariante são algumas sugestões de vantagens para um programa de fidelidade que costumam agradar aos frequentadores. São muitas as possibilidades para oferecer aos seus clientes uma experiência inesquecível em seu restaurante. E você ainda pode utilizar estratégias de marketing digital e a presença online para incentivar o engajamento do público.

Feedback

Permita que os clientes deem feedback sobre os serviços e produtos que experimentou em seu restaurantes. Essa atitude tem dupla vantagem: faz com que o cliente se sinta valorizado e prestigiado por poder dar sua opinião e ainda fornece dados para que você saiba exatamente o que está dando certo e o que pode ser melhorado, aproveitando ao máximo as informações no feedback.

Você pode captar esse feedback ao final da noite ou no próprio cardápio digital, facilitando o registro e controle de todas as opiniões cadastradas e dando aquele toque final caprichado para a experiência do consumidor.

E então, gostou do nosso post sobre como melhorar a experiência do consumidor no restaurante? Quer mais dicas de como gerenciar o seu restaurante de maneira a alcançar os melhores resultados para o seu negócio? Baixe o e-book "Os 10 mandamentos da Gestão de Bar e Restaurante" clicando aqui.

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