U]m levantamento da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que, em maio de 2015, os preços praticados por restaurantes estavam 8,73% mais caros quando comparados aos últimos 12 meses. Apesar de a crise econômica possuir influência nesse aumento, algumas elevações de preço têm mais a ver com uma necessidade de mercado. Mas como aumentar o preço sem perder clientes? Confira como saber se é a hora de aumentar os preços de seu restaurante e como fazer isso da maneira certa!
Conheça os clientes
Antes mesmo de aumentar os preços é preciso considerar um fator muito importante: os clientes e seu poder aquisitivo. Estar em uma região mais nobre permite que os preços sejam elevados — e, em alguns casos, até exige isso. Caso seu público esteja procurando por economia, é preciso pensar em como elevar o preço sem espantar a clientela e como fazer com que a transição gere poucos impactos.
Pense na identidade do restaurante
Se o restaurante possui uma identidade mais popular, será preciso aliar o aumento de preços a alguma outra característica, como o fato de oferecer um prato mais caro sem pesagem. Já se o restaurante trabalhar com uma identidade moderna, conceitual e gourmet, a elevação de preços não é desejada pelo consumidor, mas é definitivamente esperada em algum momento.
Calcule os seus custos
Para aumentar o preço corretamente é preciso saber de quanto deve ser esse aumento e, para isso, deve-se calcular quais são os seus custos para cada prato. Muitas vezes, uma oferta poderia se tornar mais lucrativa se ela fosse um pouco mais cara, ainda garantindo a satisfação dos clientes.
Saber quanto um prato gasta de especiarias, de alimentos frescos, de matérias-primas mais caras e do uso de equipamentos em geral é uma boa forma de identificar onde estão os maiores custos. E, portanto, onde devem estar os maiores aumentos.
Mude o tamanho das porções
Um jeito de usar o tamanho das porções para aumentar os preços é aplicar um aumento no tamanho da porção, mas que seja menor do que o aumento do preço do prato, garantindo o lucro. Só é importante que essa mudança não seja radical, afinal isso poderia afastar os seus clientes fiéis.
Aumente a qualidade junto com o valor
Se ao aumentar o preço de um prato você puder aumentar a sua qualidade, ainda que meramente na apresentação, então grandes são as chances de os clientes considerarem o preço um valor justo.
Se o aumento de preço for feito por uma situação econômica desfavorável e de crise, não é preciso fazer grandes investimentos para garantir ao consumidor que o prato realmente valha o quanto ele agora custa. Uma adaptação de estilo de apresentação, ou mesmo de sabor, já pode fazer a diferença para que o cliente perceba, entenda e concorde sobre o porquê de estar pagando mais.
Considere oferecer vantagens
Oferecer vantagens nos restaurantes é fundamental para garantir a clientela, como é o caso de promoções e cartões fidelidade. Na hora de aumentar os preços, essa também pode ser uma tática útil e você pode oferecer algum tipo de vantagem para os itens que subiram de preço.
É o caso de oferecer um cartão fidelidade para os pratos que agora ficaram mais caros, um desconto na sobremesa ou uma cortesia o final. Essa tática, entretanto, poderá ou não ser necessária de acordo com o perfil da clientela, já que no caso de clientes com poder aquisitivo maior isso tende a não ser recomendado.
Aumentar os preços de seu restaurante é uma tarefa necessária em alguns momentos, garantindo que o empreendimento continue saudável. Nesses momentos, é preciso utilizar as táticas certas, como conhecer o público e avaliar os custos, para que os clientes continuem consumindo.
E então, qual é a sua prática para elevar os preços do seu restaurante?
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