Tendência de negócio: como montar um restaurante japonês?

Tendência de negócio: como montar um restaurante japonês?

A comida japonesa caiu no gosto dos brasileiros e os restaurantes japoneses são cada vez mais comuns em todos os lugares. A vida corrida, o stress do trabalho, a preocupação com a saúde e a opção por uma vida mais saudável faz do restaurante japonês uma opção de renda e trabalho para inúmeros empreendedores, além de atender os clientes com alimentação saudável e ágil.

Nesse post iremos te apresentar várias dicas para você aprender:

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Quanto é necessário investir para montar um restaurante japonês

 

 

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Oportunidades aos restaurantes

 

 

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Possíveis ameaças aos restaurantes de comida japonesa

 

 

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Fornecedores

 

 

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Dicas para fazer seu restaurante decolar

 

Quanto é necessário investir?

O valor do investimento inicial varia de acordo com o tamanho da ideia de negócio e existem alguns fatores como localização, equipe, estilo, equipamentos, origem dos produtos e fornecedores que podem influenciar no valor. Aqui, você vai encontrar uma sugestão de investimento para um pequeno negócio, com cerca de 6 funcionários, envolvendo um capital inicial de R$ 83 mil:

  • Equipamentos, utensílios e móveis: 40 mil.

 

  • Custo fixo, sem mão de obra: 5 mil.

 

 

  • Mercadorias e embalagens: 15 mil.

 

 

  • Contratação e pagamento de pessoal: 15 mil.

 

 

  • Divulgação inicial: 4 mil.

 

 

  • Despesas com abertura e procedimentos legais: 4 mil.

 

Vale ressaltar que é importante fazer uma reserva de capital para eventuais necessidades, o capital de giro, para dar continuidade nas operações, ter recursos para manter estoques e pagamento aos fornecedores (compras de matéria-prima ou mercadorias) e de pessoal. O gestor deve evitar a retirada de valores não estipulados, pois inicialmente, todo recurso que entrar no seu negócio deverá permanecer nele, para possibilitar sua autossustentação.

Ingredientes básicos de um restaurante de comida japonesa

Os ingredientes básicos são o arroz, nori (alga), peixes (salmão, atum e namorado) e lámen. Adapte seu cardápio caso sua região tenha menor disponibilidade de oferecer produtos frescos e contate bons fornecedores de matéria prima, que sejam certificados pela ANVISA e Ministério da Agricultura.

Fique atento!

Você, como empreendedor deve se dedicar em conhecer mais sobre o mercado em que vai atuar, suas oportunidades, ameaças e as mudanças na economia ou no gosto do público que estão acontecendo ou irão acontecer (prever também é o seu papel!). Além disso, estude e identifique possibilidades de parcerias com fornecedores.

No atual mercado competitivo não é suficiente apenas fazer muito bem o seu trabalho, é imprescindível ficar de olho no concorrente. Você precisa conhecer qual é a forma de atuação dele, qual é o cardápio oferecido, as condições do local e de pagamento, os preços, os diferenciais, as parcerias, quem são os fornecedores, etc.

Oportunidades para o restaurante japonês

  • Trabalhar com produtos e fornecedores locais que possibilitam alimentos mais frescos.

 

  • As pessoas atrelam o consumo de comida japonesa a uma vida saudável, então você pode explorar esse nicho.

 

 

  • Propor um desenvolvimento sustentável e busca de mão de obra em projetos sociais (como primeiro emprego, etc).

 

Possíveis ameaças para o seu restaurante

  • Crises econômicas.

 

  • Desequilíbrios climáticos (mesmo que grande parte da matéria prima tenha origem em cativeiro e seja produzida, boa parte ainda pode vir de recursos naturais).

 

 

  • Concorrência direta e indireta de alimentação fora do lar.

 

Defina seu público-alvo

Conhecer seu público-alvo é conhecer seus hábitos, faixa etária e salarial, consumo, pratos de maior saída e os de menor. Esses são apenas alguns fatores mais importantes.

Dicas para fazer seu restaurante decolar

Para se diferenciar é necessário ter uma equipe bem treinada, com um bom atendimento capaz de fidelizar o cliente; prezar pela higiene, qualidade dos produtos e variedade. Além disso, investir em visibilidade é outro aspecto importante para ser lembrado. Tenha um site com as informações ou, pelo menos, uma página no Facebook e trabalhe com o marketing digital e outras ferramentas tradicionais para divulgar o seu negócio.

Outras dicas:

  • Realize uma pesquisa de mercado para saber qual o melhor local para estabelecer o seu restaurante.

 

  • Verifique se a praça é de fácil acesso e verifique como é o tráfego de pessoas que circulam pela região.

 

 

  • Estabeleça as regras de trabalho claramente

 

 

  • Promova o conhecimento de todas as áreas pela sua equipe, e não somente a função de cada um.

 

 

  • Incentive o desenvolvimento pessoal e profissional

 

 

  • Tenha uma postura adequada, aquela que você espera do seu funcionário, pois, geralmente, o atendimento e o trabalho da equipe são reflexos da sua atitude.

 

Depois de seguir essas dicas, tenha bem definido os dias e horários que seu restaurante irá funcionar para manter uma rotina clara à clientela, pois é muito desagradável chegar a um restaurante pronto para comer e estar fechado ?

Deixe os horários disponíveis de maneira fácil de verificar, como no Facebook e atualize sempre se alguma coisa mudar. O horário também dependerá do público e do local.

Compras de insumos e matéria prima

Você, como gestor do restaurante, deve checar diariamente e certificar-se de que todos os itens do cardápio estão disponíveis e, também, que os utensílios e a casa estão em perfeitas condições de higiene. Ao fechar o estabelecimento é necessário verificar o estoque, realizar a limpeza e no dia seguinte começar com a rotina de compras, em que produtos congelados poderão ser adquiridos com antecedência.

Para o seu empreendimento atingir o objetivo tenha sempre em mente viabilizar treinamentos, palestras, consultorias e cursos, para você e sua equipe.

Automação - softwares que podem ser interessantes para o seu restaurante

Atualmente, são diversas as possibilidades de sistemas informatizados que podem auxiliar na gestão do restaurante, e também no aumento da sua lucratividade. Isso inclui caixas eletrônicas integradas ou isoladas, impressoras de pedidos e notas fiscais, cardápio digital para automatizar os pedidos dos clientes e diminuir custos com funcionários, entre outros.

Antes de tomar qualquer decisão avalie o preço cobrado, a manutenção, taxas extras, custo benefício, a facilidade de suporte e as atualizações oferecidas pela empresa. Além disso, verifique todas as funcionalidades, pedindo uma demonstração se possível.

Informações: Sebrae

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