Hoje, existem muitas alternativas para que bares e restaurantes possam criar, de forma fácil, um cardápio virtual on-line. As opções vão desde sites até artes digitais para disparar por outros canais, para os clientes e interessados.
Contudo, antes de sair por aí investindo tempo e dinheiro em todas as ferramentas, é preciso saber quais os aplicativos para montar cardápio são mais eficientes para o seu tipo de negócio. Por isso, preparamos um comparativo para te ajudar nessa decisão. Confira!
Ferramentas para criar um cardápio virtual on-line grátis
Com um computador, smartphone ou tablet conectado à internet, qualquer pessoa pode criar um cardápio virtual em poucos passos. Ou seja, não é necessário ter habilidades em design, por exemplo, para ter o seu próprio menu.
Não importa se o seu bar ou restaurante tem atendimento em mesas, delivery, takeaway ou operação mista, é preciso ter um meio para que os clientes saibam o que você oferece de melhor. Vamos, então, às opções! Ah, e ainda temos uma boa notícia: muitas ferramentas citadas aqui são totalmente gratuitas.
Sites
Quando bem utilizados, os sites são sinônimo de sucesso comprovado para apresentar um negócio. No caso do nicho de alimentação, além do cardápio on-line, é possível divulgar as demais atrações, agenda e novidades da casa, por exemplo. Isso significa promover o espaço como um todo.
Ferramentas disponíveis: Wix, WordPress, Google Sites, entre outros.
Vantagens: pode ser considerado uma “vitrine digital adaptável”. É um importante ativo de longo prazo para bares e restaurantes. Muitas soluções vêm também com a opção de blog. Assim, o site pode contar com páginas institucionais e com um blog mais interativo.
Desvantagens: pode demandar custos adicionais, como o investimento na compra e no registro de um domínio e de um servidor para a hospedagem. Outro ponto a considerar é que os pedidos podem chegar de forma não integrada com o sistema do restaurante, podendo levar a erros e à demora no atendimento.
Editores de imagens
Vários sites e plataformas gratuitas para edição de imagens estão disponíveis na internet. Com isso, até mesmo quem não tem nenhuma experiência com edição profissional de imagens pode utilizar essas ferramentas para criar o seu próprio cardápio virtual on-line gratuito.
Ferramentas: Canva, Trakto.io e Crello.
Vantagens: funciona on-line e todo o trabalho pode ser criado a partir de modelos (templates) prontos. O conteúdo pode ser salvo na nuvem e compartilhado com todo o time ou com quem for necessário. Normalmente, o arquivo final ainda pode ser exportado em diferentes formatos (PNG, JPEG e PDF).
Desvantagens: o número de templates gratuitos pode ser limitado e restringir customizações. Como os modelos são iguais, o risco de ter um menu com o mesmo layout do seu concorrente não é uma hipótese fora de cogitação. Por isso, em alguns casos, é preciso assinar um plano pago.
Plataformas on-line
Como nos editores de imagens, algumas plataformas também permitem a criação de um cardápio virtual on-line gratuito. Assim, quem já tem um impresso pode fazer a versão digital em poucos passos e sem muitos segredos.
Ferramentas: Goomer e Flipsnack.
Vantagens: as ferramentas são bem práticas e intuitivas e dispensam conhecimento anterior ou técnico. Por terem também os formatos mais comuns como pré-definidos, agilizam o preenchimento das informações e possibilitam a personalização.
Desvantagens: nem todos os menus gerados por essas plataformas são integrados ao sistema PDV. Portanto, alguns são apenas para visualização, dificultando na hora de criar um cardápio do zero.
Plataformas de delivery
As plataformas de pedidos para delivery são geralmente focadas nesse tipo de entrega e costumam disponibilizar uma loja ou vitrine virtual para divulgação dos produtos e pedidos. Assim, o consumidor pode tanto visualizar o cardápio quanto fazer um pedido on-line direto pelo site ou aplicativo.
Ferramentas: Ifood e Rappi.
Vantagens: podem ser preenchidos rapidamente com as informações mais básicas do sistema. Dessa forma, otimizam o seu trabalho, deixando espaço para você se dedicar a outros afazeres.
Desvantagens: a plataforma pode cobrar pela utilização e/ou um percentual de cada venda realizada. Muitos menus criados só podem ser utilizados para as compras on-line pelo sistema. Ou seja, não podem ser exportados ou utilizados de outra forma.
3 dicas básicas para criar um cardápio virtual on-line
Independente da ferramenta escolhida, para ter resultados melhores, é preciso dedicar tempo na criação do menu para atrair o público e se diferenciar da concorrência. Por isso, selecionamos três dicas para criar cardápio virtual gratuito on-line capaz de gerar mais vendas para o seu bar ou restaurante.
1 – Use imagens chamativas e reais
Chamar a atenção e ainda despertar o desejo é parte dos objetivos de um menu. É muito importante, portanto, utilizar imagens chamativas e reais dos produtos. Lembre-se de que aquela máxima de que “os clientes comem com os olhos” ainda é muito verdadeira.
2 – Seja criativo
Fuja daquela lista chata e convencional de ingredientes. Os consumidores não compram os ingredientes, mas, sim, os benefícios e a sensação de prazer que eles proporcionam. Acredite: uma refeição, assim como uma simples bebida, pode ter um valor bem maior do que o nutritivo.
3 – Valorize seu restaurante
Pelo que o seu negócio é reconhecido? Atendimento? Rapidez na entrega? Sabor dos pratos? Essa é a hora de dizer porque os consumidores devem escolher o seu bar ou restaurante e não o da concorrência. A estratégia de preço mais barato nem sempre é tão vantajosa e sustentável ao longo do tempo.
Cardápio virtual é na Goomer
Então? Seu restaurante ainda não está no mundo digital? Crie seu cardápio on-line e venda pelo WhatsApp com a solução para delivery da Goomer. Você vai ver como estar conectado pode fazer toda a diferença no relacionamento com o cliente.
Acesse nosso site e confira as opções disponíveis para atender o seu público. A nossa equipe está à disposição para esclarecer dúvidas e encontrar, junto com você, o cardápio virtual ideal para a sua empresa. Estamos esperando por você!
Deixe seu comentário ou dúvida