Ter um negócio de sucesso é o objetivo de todo empreendedor que identifica oportunidades e é capaz de transformá-las em uma organização lucrativa, ainda mais daqueles que entram no ramo competitivo que é o setor alimentício. No artigo de hoje damos 3 dicas importantes para você se destacar no mercado e ter sucesso em seus negócios e projetos. Acompanhe com a gente!
1.Dê ênfase ao treinamento
Pensar a operação de um restaurante é sempre complexo. É possível comparar essa relação entre equipes a uma orquestra sinfônica. A sincronia de movimento e notas provenientes de instrumentos de diferentes características, quando bem treinadas, resultam em um espetáculo, que, de tão bonito, nos faz esquecer por um momento a própria presença dos instrumentos, deixando somente a linda impressão do seu resultado.
Por isso, a falta de um treinamento e reforço das boas práticas pode ser perceptível naqueles momentos de casa lotada em um final de semana que, se não forem tratados com excelência por todas as áreas, pode acabar em perda de clientes, que significa perda financeira.
Sem os treinamentos, salão e cozinha, por exemplo, vão enfrentar problemas de comunicação pela falta de conhecimento dos processos que envolvem outras áreas. Assim, podemos dizer que os principais treinamentos integrados, entre salão e cozinha, ocorrem na abertura de restaurantes e na implementação de novos pratos no cardápio.
Sabendo da importância de se estar preparado para servir, capacite sua equipe para resolver problemas ou encaminhá-los para a pessoa que pode resolver, principalmente aqueles que estão em contato direto com os consumidores como os atendentes. Padronize a postura do atendimento de acordo com o perfil do seu negócio. Se for um restaurante descontraído, toda a operação que está na linha de frente deve saber interagir dessa forma e com naturalidade. Isso quer dizer que cada atendente vai ser o representante da sua marca e influenciará em como seu negócio será percebido. Por isso crie rotinas e invista no desenvolvimento pessoal de seus funcionários.
2.Trabalhe a gestão de pessoas no seu negócio
Ter uma equipe altamente engajada com os propósitos e perfil do seu empreendimento é uma tarefa árdua que requer cuidado e atualização sempre. Em um restaurante, por exemplo, os erros devem ser minimizados ao máximo devido a competitividade acirrada do setor e à alta rotatividade de pessoal.
A contratação é um dos fatores que mais influenciam na alta rotatividade ou que ela não aconteça. Sabendo alinhar os perfis dos candidatos à sua visão de negócio você garante um time mais integrado aos seus ideais.
Outro fator que deve ser considerado na relação entre os funcionários é a valorização da equipe e de seus trabalhos individuais, com o reconhecimento dos pontos positivos.
É papel dos representantes de cada equipe acompanhar e medir a produtividade de cada colaborador. Ao mesmo tempo, pense que achar um bom representante da sua marca pode ser difícil, por isso, dedique tempo para reter essas pessoas, por meio de incentivos e de soluções efetivas aos problemas que são apresentados.
Por último, pense: quantas vezes um garçom não precisou de um cozinheiro para adiantar um prato que havia sido esquecido de comandar? Quantas vezes um garçom bem treinado conseguiu perceber que, com a chegada de vários clientes ao mesmo tempo, os pedidos deveriam ser cuidadosos, sugerindo uma variedade de pratos e até mesmo de bebidas (entendendo a divisão de praças de uma cozinha), em detrimento de simplesmente anotar os pedidos, para que não chegassem todos ao mesmo tempo na cozinha e assim evitar um colapso. Todos esses detalhes fazem parte da capacitação de sua equipe. Reuniões e treinamentos sazonais mostram-se necessários para que problemas pontuais e situações da rotina de trabalho sejam resolvidos com rapidez, assim como se transformam em termômetros que possibilitam medir as variações nas relações interpessoais.
3.Fidelize o cliente
A satisfação somada a uma extrapolação das expectativas do cliente também pode ser traduzida por fidelização de clientes. Mas como alcançar esse nível de excelência? Tudo começa com uma cuidadosa seleção de profissionais aliada a treinamentos efetivos entre as equipes para entender as reais necessidades de cada consumidor. Para fidelizar o cliente é muito importante promover a otimização dos processos e integração entre os funcionários dentro da visão da empresa.
Além disso, o seu negócio deve ser comprometido por encantar o cliente em cada atendimento, satisfazendo seus desejos com empatia. Isso só será possível se você tiver seu público muito bem definido, focando em ações estratégicas de atração e retenção. Se o cliente já comprou diversas vezes no seu estabelecimento, mas você ainda não sabe quem ele é, você precisa investir em algumas ações de marketing e tratamento personalizado. Possuir alguns dados do seu consumidor como e-mail ou perfil nas redes sociais, torna-se essencial para um relacionamento duradouro. Alguns exemplos de manutenção de relacionamento são os envios de newsletters com as promoções, descontos e conteúdos com informações interessantes sobre o seu produto. Mas saber fazer o uso das tecnologias não é tudo; o principal elemento é proporcionar uma experiência inesquecível ao seu cliente. Pense em diversas formas de fazer isso e coloque em prática aquelas que mais se encaixam com o seu negócio. Lembre-se, um cliente muito satisfeito é capaz de recomendar o seu restaurante para os amigos através do velho boca a boca ou pelas redes sociais, que pode alcançar milhares de pessoas.
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