Vantagens e desvantagens das soluções para Delivery

Vantagens e desvantagens das soluções para Delivery

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A necessidade de investir em novos canais de atendimento e vendas fez com que muitos restaurantes buscassem novas soluções para delivery. Embora pareça simples conectar oferta e demanda, existem alguns aspectos que precisam ser avaliados na escolha por uma ferramenta.

Veja o que as vantagens e desvantagens que as principais soluções para vendas online oferecem e entenda qual é a mais adequada para o seu tipo de negócio.

Vantagens e desvantagens das principais soluções para Delivery de Restaurantes

Se você está em busca de uma alternativa para montar o seu delivery e começar a vender online ou ainda precisa substituir a ferramenta que já utiliza, aproveite para saber os prós e contras de cada alternativa:

Marketplaces

Conhecidos dos restaurantes e pelos clientes, os marketplaces voltados para negócios do Foodservice são opção bem comum hoje em dia. No geral são plataformas gratuitas e que podem ser utilizadas por restaurantes de qualquer porte.

Vantagens

  • possibilidade de criar uma vitrine ou "restaurante virtual";
  • as marcas âncoras são reconhecidas nacional ou regionalmente;
  • apresentam maior abrangência e alcance de vendas;
  • são soluções para delivery e vendas em delivery prontas para uso.

Desvantagens

  • exigem que o negócio tenha CNPJ;
  • costumam cobrar comissões sobre as vendas. Ou seja, a cada novo pedido feito pela plataforma, um percentual fica retido. Dependendo do meio de pagamento escolhido pelo cliente, há também o desconto das taxas do cartão de crédito ou débito.
  • canal onde a concorrência por categoria ou especialidade do restaurante acaba sendo muito maior;
  • atendimento ou suporte mais demorado devido ao número de restaurantes usuários.

Aplicativos

Focado em soluções para delivery, muitos aplicativos também ganharam a preferência dos consumidores. Disponíveis nos celulares, trazem a mobilidade e conveniência necessárias para os usuários.

Vantagens

  • é um tipo de recurso mais usual;
  • facilita a comunicação direta com o restaurante;
  • o cardápio e o carrinho estão na palma da mão e facilitam as vendas por se tratar de uma ferramenta mais cotidiana e sem fricções no uso.

Desvantagens

  • exige que os clientes finais baixem e instalem os apps.
  • outra preocupação está relacionada com a manutenção dos aplicativos, caso sejam apps próprios;
  • geralmente respondem apenas pela etapa de vendas (é entendido como uma aplicação isolada).

Sistemas para Delivery

Os antigos softwares para restaurantes vem sendo melhorados com o tempo. São muito populares e podem ser divididos entre sistemas para vendas e entrega.

Vantagens

  • centralizam os pedidos e a operação;
  • diferente das outras soluções, a maioria dos sistemas para delivery ainda depende da instalação de programas nos computadores;
  • podem ser apresentados como soluções integradas e com diversas funcionalidades além das vendas online, como gestão e conciliação financeira ou gerenciamento de filas ou vendidos por módulos, conforme necessidade;

Desvantagens

  • altos investimentos em equipamentos eletrônicos para que o sistema consiga funcionar normalmente;
  • a forma mais comum de comercialização desses sistemas é a venda de licenças únicas ou pacote de licenças. Dessa forma, cada unidade do restaurante precisa ter um usuário e senha específicos.
  • tendem a ter mais atualizações o que pode deixar algumas funcionalidades inativas.

Websites ou lojas virtuais

Muitos restaurantes utilizam sites ou plataformas de e-commerce para vender seus produtos pela internet;

Vantagens

  • as soluções para delivery que se baseiam em sites tem recursos padrões que permitem que qualquer pessoa crie sua loja virtual em minutos;
  • normalmente os sites já são otimizados em termos de performance e para posicionamento orgânico no Google, por exemplo.
  • oferecem backup das informações e imagens, armazenando tudo na nuvem.

Desvantagens

  • os pedidos são recebidos apenas via plataforma e, normalmente, não tem qualquer integração com outros sistemas de restaurantes ou de gestão do delivery;
  • os canais de atendimento ao clientes ficam mais restritos a formulários ou chatbots com respostas automáticas;
  • os conteúdos estáticos são pouco atrativos.

GoomerGo: conheça a melhor plataforma de Delivery gratuita

O GoomerGo (também conhecido como Goomer App) é considerada como uma das soluções para delivery que mais geram resultados efetivos para os restaurantes.

Seja você dono de um ou mais restaurantes ou mesmo um microempreendedor que faz produtos alimentícios artesanais, pode se beneficiar de todas as vantagens e funcionalidades dessa ferramenta.

Com o GoomerGo você pode:

  • criar seu cardápio com marca e design personalizados;
  • automatizar seu atendimento ao receber os pedidos formatos e completos via WhatsApp;
  • vender mais sem o medo de ter que pagar comissões (o GoomerGo é isento de comissões!).
  • criar e gerenciar cupons para fidelizar seus clientes;
  • acompanhar relatórios e estatísticas pelo painel administrativo e integração com as demais soluções Goomer.

Com o GoomerGo você tem:

  • um link exclusivo para divulgar em todas as suas redes;
  • cardápio configurado e gerenciado online, com atualização em tempo real;
  • um gestor de pedidos online que ajuda a otimizar a operação e o fluxo de vendas;
  • acesso a uma comunidade exclusiva e suporte disponível em diferentes formatos.

Com o GoomerGo seus clientes conseguem:

  • navegar pelo cardápio a partir de uma experiência interativa sem precisar baixar ou instalar nada;
  • pedir direto pelo Instagram, ao clicar no sticker;
  • pagar online com uma das opções de pagamento integrado;
  • customizar e acompanhar o pedido e entrega também online.

Faça seu cadastro e dê o primeiro passo para inicialização ou evolução da digitalização do seu negócio!

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