7 vantagens do Cardápio Digital online para o seu Restaurante

7 vantagens do Cardápio Digital online para o seu Restaurante

Entre muitas inovações, o cardápio em sua versão digital surgiu como uma importante alternativa para ampliar as vendas e até mesmo criar um diferencial competitivo. As vantagens do cardápio digital online são muitas e tem se provado ideal para bares e restaurantes de todos os tamanhos e especialidades.

Quer saber porque? Então, confira essas dicas selecionadas dos nossos especialistas e descubra como você pode digitalizar o seu negócio de forma mais estratégica e vender mais!

1. Pode ser facilmente criado e editado

O cardápio digital é uma ferramenta que agiliza o processo de vendas dentro e fora do restaurante, tornando-o mais rápido e proativo.

Hoje, com todas as ferramentas disponíveis é possível criar um cardápio em formato digital, em poucos minutos. Por serem recursos online, não só a criação, mas a edição e customização podem ser facilmente feitos por meio de plataformas ou aplicativos que não exigem instalação ou pagamento de licenças.

Com um computador, smartphone ou tablet conectados à internet e sem muitos conhecimentos, você já pode criar seu cardápio digital, inserir informações descritivas, anexar e formatar imagens próprias ou com base em templates.

2. Ajuda a reduzir custos

Em tempos de instabilidade financeira, reduzir os gastos de um negócio sem comprometer a qualidade do que é oferecido ou dos serviços, pode significar também a reinivenção do seu bar ou restaurante.

Neste contexto, uma das vantagens do cardápio digital online é, sem dúvida, a possibilidade de otimização operacional e de custos que são muitas vezes invisíveis, mas no fim das contas podem representar gastos desnecessários - uma vez que podem ser substituídos.

É isso o que acontece normalmente com as impressões de cardápios de papéis ou descartáveis. A cada troca de menu, prato ou preço o material precisa ser reimpresso ou remarcado o que pode ainda gerar confusão do ponto de vista do cliente.

Além disso, a utilização do menu virtual beneficia o processo de gestão, reduzindo o desperdício de alimentos. Isso porque a preparação dos pratos está sujeita a menos erros que são mais comuns quando os pedidos são anotados a mão.

3. Pode ser atualizado constantemente

Diferente do cenário anterior, com as soluções digitais, o investimento que foi poupado e é, muitas vezes, aplicado uma única vez, evita gastos adicionais com atualizações.

Os cardápios digitais são atualizados sempre que necessário e as informações disponibilizadas em instantes para consulta dos clientes. As alterações e ajustes devido a modificação de preços, indisponibilidade de produtos ou a inclusão de novos pratos e promoções são concluídos rapidamente e sem complicação.

Os sistemas informatizados permitem a atualização, inclusão ou remoção de informações em tempo real e podem gerar ainda inteligência no uso desses dados, conferindo informações que são essenciais para as decisões estratégicas.

4. Pode ser integrado com sistemas de gestão

Dependendo do tipo de tecnologia aplicada, o cardápio digital pode ser integrado com os softwares de gestão, incluindo os módulos de impressão, pagamento ou cobrança.

Dessa forma, todas as informações podem ser gerenciadas de maneira unificada, permitindo uma visualização geral do estabelecimento e favorecendo inclusive a gestão de pedidos - de forma mais ampla.

Com isso, mesmo usando mais de uma solução, as informações ficam reunidas em um único lugar ou podem ser transferidas automaticamente de um sistema para o outro, com rapidez e segurança.

5. Automatiza o atendimento

O atendimento automatizado é mais uma das vantagens do cardápio digital online. Vale lembrar que por meio do menu interativo os clientes podem escolher o que pedir de maneira mais autônoma, visto que tem a possibilidade de avaliar todas as opções e sugestões da casa com mais tempo.

Não é necessário aguardar que o garçom apresente o cardápio impresso ou até mesmo chamá-los a todo momento. Por meio do tablet ou do smartphone, por exemplo, o consumidor consegue agilizar o processo de preparação, uma vez que o pedido é emitido direto na cozinha e já pode ser iniciado.

Dessa forma, com o atendimento automatizado não é preciso se preocupar em guardar a comanda ou receber algo que não foi de fato escolhido. Portanto, a permanência em seu estabelecimento será maior e, consequentemente, o consumo também aumentará.

6. Permite a gestão dos pedidos

Um dos maiores problemas vivenciados pelos consumidores em bares e restaurantes é a demora na hora do atendimento na mesa, no telefone, no aplicativo. Ou pior: a entrega de itens errados, seja faltando algum produto ou com itens trocados. Além de comprometer a imagem do restaurante, essa prática pode afetar os lucros do seu negócio.

Quem trabalha com delivery ou takeway também pode ficar sem ideia do fluxo interno de pedidos se o volume aumentar e tudo ainda estiver sendo feito de forma manual.

É justamente para mininizar ou até mesmo eliminar esses tipos de problemas que o cardápio digital também é utilizado. Ao acompanhar as vendas, o preparo, o envio e o fechamento dos pedidos é possível identificar gargalos e pontos de melhoria que podem tornar o atendimento ainda melhor.

No fim, se fala muito sobre a redução de custos, mas quem ganha são os clientes que esperam menos tempo e ficam mais satisfeitos.

7. Pode ser utilizado em operações híbridas

Com a diversificação dos negócios ou até mesmo em função de necessidade, as operações do foodservice estão cada vez mais próximas de onde o cliente está.

Por isso, além do convencional atendimento no salão, o volume de entregas tem crescido ano a ano. Agora então, com a pandemia, o delivery, takeaway e drive thru passou a ter maior participação nas receitas e/ou a representar a sobrevivência de muitos restaurantes.

Tendo as ferramentas certas para gerenciar tudo isso, fica mais fácil. Os clientes podem pedir pelo cardápio digital e você monitora os pedidos de onde estiver e organiza o serviço.

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